varias duvidas xp/vista saltos em portatil Toshiba A200

boas cambada tenho um Toshiba A200... tenho aki varias duvidas gostaria de saber se me podem elucidar em algumas:

1 - o laptop vem com 4gb de memoria e como é usual apenas sao 3gb detectados em sistemas operativos 32bits... isto acontece com o Win Vista Home premium SP1, Win Xp SP3, mas com o Win Vista Ultimate 32 Bits SP1 ja em detecta os 4gb de memoria RAM....alguem sabe pk?? se sim gostaria de saber se sera possivel ter detectavel 4gb de memoria em Xp 32 Bits????

2 - quando tive o Win Xp SP3 instalado tive varias vezes problemas com a placa grafica, aparecendo variadissimas vezes ecrans azuis (sempre relacionado com drivers da placa grafica, uma HD 2600), tendo eu usado drivers do fabricante do portatil, drivers da ATI, drivers costumizados (os que me deram sem duvida menos problemas, quase nenhuns alias foram os da "Omega"), tendo eu voltado ao Win Vista pois passou-me pela cabeça serem problemas de falta de apuramento dos drivers para o XP, nao tendo aparecido novamente os ecrans azuis.... mas o que acontece é que surgem slowdows regulares a ver filmes ou entao a jogar tendo eu a certeza que nao surgem estes por falta de recursos...
a minha duvida é que este problema ja me aconteceu em 3 portateis diferentes e estou na duvida se nao sera por incompatibilidade de algum programa que eu use ou entao por drivers duvidosos dos discos....

agradeco vossa ajuda um abraco
 
Back
Topo