Várias duvidas...

Nomade

Power Member
Boas,

Recentemente instalei Ubuntu e descobri um site bem porreirinho que explica como se instalar um monte de software.Penso que alguém já houviu falar ou ja por la passou: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu_dapper

O problema é que ao tentar instalar alguns pacotes, da-me erro. Parece que não consegue fazer o download o localizar o pacote a instalar.Já aconteceu o mesmo com alguém? Um exemplo disso é o Network Manager...tentei instala-lo mas não consegui.Tenho sempre a net ligada, já xperimentei meter o cd mas não deu...não sei o k fazer.

Outra duvida é acerca do comando gcc...simplesmente diz que não o tem!!!como faço parea o instalar?


Obrigado
 
o que te deve faltar é fazer a parte do 4.1 Como adicionar repositórios extra?

depois de seguires o que diz nessa secção correctamente, podes instalar tudo o que é mencionado no guia ( ou quase tudo tirando pequenas excepções).

não te esqueças dps de alterar o teu sources.list de fazer sudo apt-get update
 
Bem...penso que ja ta tudo instalado...mas onde é que vou para executar o network manager?

E já agora...não sabem como meto o comando gcc a funcionar?
 
sudo apt-get install build-essential ( instala o gcc e afins para compilar )

sudo apt-get install network-manager-gnome ( para instalar a interface do network manager )

depois de instalar o nm renicia e aparece um icon perto do relógio.
 
Obrigado pelas dicas até agora...mas estou a ter um pequeno problema...o network manager, tanto o do KDE como o do Gnome, só detectam rede por cabo (wired)...não sei o k fazer.Wireless, nada...alias até da para ligar e desligar o dispositivo...mas só com o Knetwork manager.Com o network manager para gnome n consigo fazer nada...mas o icone aparece la. Os drivers daplaca estão instalados porque esta é reconhecida pelo gerenciador de redes padrão e até consigo ligar-me a redesdesencriptadas. O k posso fazer?

desde ja obrigado
 
pricipiante em linux

hey

como send pricipiante em linux gostaria d tirar algumas duvidas das mts k m tem surgido. instalei o ubuntu 6.06.1 e komo e obvio ou nao!! gostaria d por a internet a funcionar!!? o modem e o icedata500 e pela informaçao k consegui aki nem as luzes consegui por a funcionar... gostaria se pudexem ajudar m a configurar e instalar d inicio o modem (como fazer???).

Aguardo rspts,

thanks
 
Agora reinstalei o Network Manager e nem o icon me aparece na barra...diz que "não foram encontrados os recursos necessários"...não era só instalar o Network Manager Gnome?
 
Última edição:
hey

como send pricipiante em linux gostaria d tirar algumas duvidas das mts k m tem surgido. instalei o ubuntu 6.06.1 e komo e obvio ou nao!! gostaria d por a internet a funcionar!!? o modem e o icedata500 e pela informaçao k consegui aki nem as luzes consegui por a funcionar... gostaria se pudexem ajudar m a configurar e instalar d inicio o modem (como fazer???).

Aguardo rspts,

thanks

http://placide.home.sapo.pt/linux01.html

Aconselho a compilares o módulo pois tens a versão 6.06.1 e o já compilado do how-to é a 6.06
 
pricipiante

se puderes ser mais objectivo (e k sou msm pricipiante)!! ha e tb n consigo iniciar o compilador d c (gcc) ja fui ao synaptic e verifikei k esta instalado
ms n funciona!!??... ja agora sakei o SWI-Prolog... para linux, e é um ficheiro rpm (como faco para
instalar e usar????)... li um artigo k m aconselha a converter o
ficheiro para .deb (inclusive diz como fazer), e dps instalar. será a melhor opção???

aguardo,
 
Se leres a pagina tem lá escrito:
"Escolha uma destas duas alternativas"

e escolhe a opção "Se o seu estilo é mais do género saber o que está a fazer, ou então pretende adaptar a minha proposta, então continue a ler." Vai lendo, saca o necessário, grava a página e resto para um cd e segue o how-to no linux.

Quanto ao gcc, mete o cd na drive e
#apt-get install build-essential

no 5.10 penso que assim dava.
 
Última edição:
se puderes ser mais objectivo (e k sou msm pricipiante)!! ha e tb n consigo iniciar o compilador d c (gcc) ja fui ao synaptic e verifikei k esta instalado
ms n funciona!!??... ja agora sakei o SWI-Prolog... para linux, e é um ficheiro rpm (como faco para
instalar e usar????)... li um artigo k m aconselha a converter o
ficheiro para .deb (inclusive diz como fazer), e dps instalar. será a melhor opção???

aguardo,

Bem vindo ao fórum!

Tendo em conta que a tua dúvida é distinta do tema da thread, de facto seria mais adequado teres feito numa thread em separado. Certamente o pessoal iria "notar" melhor (com um titulo adequado, claro).

Sobre a tua questão em concreto, já instalei o SWI-Prolog no ubuntu e por acaso nem me preocupei muito..., usei o synaptic para o instalar visto que vinha na minha lista de repositórios. Assim nem tens de te preocupar com dependências nem se fica bem ou mal instalado, o synaptic trata de tudo :)

Sobre o gcc, o CR_ já respondeu, e sim, continua a ser a mesma package no 6.06 ;)

abraços, HecKel
 
o problema do gcc esta resolvido mas em relacao ao modem a luz vermelha n para d piscar(tem alguma solucao??)... e o SWI fui ao synaptic e fiz uma procura (SWI-Prolog) n m aparece nada!!!???... e isto n é k tenho d fazer??

aguardo,

thanks
 
procura por PROLOG, pode estar sem hifen, ou de outra forma...

Hipotese B) vê na página do SWI-prolog a forma de instalação em linux

abraços, HecKel
 
Bem vamos lá resolver umas questões,

1º quanto ao Network-Manager:

Só aparecem no network manager as redes não configuradas manualmente, ou seja, se a tua rede wireless não aparece, vai as propriedades da rede, e tira todas as configs a tua rede wireles e dps volta a configurar pelo network manager dps de reiniciar.

2º SWI-prolog

Este pacote está no repositório UNIVERSE, se não te aparece é porque te falta configurar os repositórios.
Depois de configurar é só fazer apt-get install swi-prolog.
 
Back
Topo