1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Varios Linuxes num disco e swap ao mesmo tempo?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por madafakapc, 2 de Dezembro de 2005. (Respostas: 8; Visualizações: 784)

  1. madafakapc

    madafakapc Power Member

    As varias versoes do linux, sao compativeis entre si de forma a poder instalar varias num só disco, com partiçºoes diferentes?? E a swap partition teria de ser uma individual ou posso partilhar a mesma swap com varios linuxes??!?! Desculpem a minha ignorancia, mas a swap suponho, ser a partiçºao auxiliar para trabalhar com o linux, tipo uma RAM certo?!?!?!

    Obrigado!
     
  2. xtr3me

    xtr3me Power Member

    é de facto uma boa pergunta.
    A swap é o que o linux usa caso fique sem memória física...
    Como tal faz sentido e é possivel que possas partilhar a swap entre distros diferentes. Até podes partilhar a boot se quiseres usar as mesmas definições de arranque em distros diferentes (mas já não se recomenda tanto ... só mm para experiências) :D
     
  3. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Entao posso sempre usar a mesma swap quando instalar varios linuxes! E os boots nao é uma questao de ir instalando que eles vao-se sobrepondo uns aos outros! Nao sao todos reconheciveis entre si!?!?!?!
     
  4. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Podes partilhar a mesma swap.
    Quanto aos boots, não deves sobrepôr, no caso de tamém os quereres partilhar.
     
  5. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Nao entendo essa da partilha do boot? Posso ter varios linuxes que devpois se vao reconhecendo uns aos outros e fazem a boot de forma a ter o arranque de todos eles disponiveis?? Ou devo antes usar disketes para arranque que será sempre preferivel??!!? E um CD com o boot em vez de diskette? para arrancar o Linux???
     
  6. xtr3me

    xtr3me Power Member

    O conceito de partilhares o boot é fazeres uma partição, para além da root (/) e da swap, para que todas tuas instalações usem as mesmas definições de arranque (módulos, serviços, etc) ...

    Não estou a perceber a tua confusão ...

    De qualquer maneira, acho que devias manter os boots separados, até pq é mto mais fácil de controlar os ficheiros em separado (kernel, etc).

    Se quiseres saber mais tens de mm de tentar investigar na net, uma vez que nunca fiz tal coisa e portanto n sei os pormenores.
     
    Última edição: 3 de Dezembro de 2005
  7. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Desculpa la se te fiz baralhar, mas o que pretendia era saber se tb posso criar um cd com o boot do linux tal como uma diskette de arranque que sei ser possivel!

    E ter em outro caso, os boots do linux coincidentes na mesma partição !

    Obrigado!:wow: :wow:
     
  8. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Sim.
    Quando digo partilhar o boot digo isso mesmo, partilhar a partição de boot entre várias instalações, tal que todas acedam à mesma partição.
    Pensei que tinhas percebido logo que queria dizer isto.

    Quanto à criação do cd, não tenho conhecimentos para te informar, mas de qualquer maneira, não estou a ver a utilidade disso ...
     
  9. ElvioNeto

    ElvioNeto Power Member

    ja vi people com 4 linuxs e o xp instalado

    a swap usa sempre a mesma,

    quanto ao boot o lilo ou o grub detecta sempre as diferentes partiçoes qua ja tens adicionando automacticamente os caminhos.

    ou podes adicionar as cenas ha mao
     

Partilhar esta Página