Varios menus no visual basic

Psico_Mind

Banido
começei agora a trabalhar com visual basic e queria desenvolver uma aplicação com varias janelas. o problema é que não sei como mudar de uma janela pa outra. já pensei em usar o truque do visible mas isso ficava pouco pratico.. >(

digam-me apenas o nome da função que permite isso, eu depois tento com o msdn la chegar ;)

fiquem bem e obrigado desde de ja
 
Para abrir novas janelas criadas em novos froms associa a função "nome do form".Show
Penso q é isto há algum tempo q ñ trabalho em Basic....

Mas procura na MSDN que encontras de certeza a função .Show
 
Tal como a Show também encontras a Hide, usava bastante isso no VB6.0, com o .NET era um pouco mais atrofiante.., tinha de transformar em classes herdadas e afins..., já não me recordo mt bem porque já não trabalho com vb à uns anitos atráz.

abraços, HecKel
 
eu já entendo mais ou menos como funciona o show. so ainda não entendi como fazer para por tudo certinho, pois só ainda sei criar novas forms e po-las a abrir, o que fica feio mas com o tempo vai la :002:

depois vejo essa do hide ;)

fiquem bem
 
Isso de por tudo certinho já é de design, penso eu!.... Qualquer duvida consulta o MSDN ajuda bastante....

PS: Ou posta aqui sempre se arranja qq coisa
 
podes fazer é abrir uma "mainwindows" e depois teres as child, ou sejam teres uma principal e depois as outras aparecerem todas la dentro.... n me lembro bem pq ja ha cerca de 3 anos q n mexo nisso mas sei q é possivel. penso q nas propriedades do form tens la um "childform" ou qq coisa child.. se kiseres procura por isso se nao diz me qq coisa q eu tento ver se tengo em casa algum projecto q tenha usado isso e "relembro-me".
 
Tal cm ja falaram aki tens o Show para chamar um form
Dps para esse form k abriste tens funcoes do genero nome_do_form_Load(), nome_do_form_RecibeArgs(...) que te ajudam a iniciar o form.
Nao sei se tas a usar o VS, axo k se queres as coisas bonitinhas nd melhor k o toolbox do VS para criar os botoes de menus e toolbars.

Qt à ideia do Axe axo k basta nao fechares a janela mae e ires abrindo as outras na janela mae
 
Última edição:
_Axe___ disse:
podes fazer é abrir uma "mainwindows" e depois teres as child, ou sejam teres uma principal e depois as outras aparecerem todas la dentro.... n me lembro bem pq ja ha cerca de 3 anos q n mexo nisso mas sei q é possivel. penso q nas propriedades do form tens la um "childform" ou qq coisa child.. se kiseres procura por isso se nao diz me qq coisa q eu tento ver se tengo em casa algum projecto q tenha usado isso e "relembro-me".

Se bem me lembro isso de que falas é uma form MDI.

EDIT: lembrava-me bem... se te interessar tens aqui um tutorial
EDIT2: O tutorial ai em cima afinal é para .NET. Tens aqui um para vb6:tutorial
 
Última edição:
Megapinto disse:
Para abrir novas janelas criadas em novos froms associa a função "nome do form".Show
Penso q é isto há algum tempo q ñ trabalho em Basic....

Mas procura na MSDN que encontras de certeza a função .Show
Em .NET o Show não faz a mesma coisa. Se é para lançar uma form parando a execução na forma que a lançou usa o ShowDialog...
 
obrigado pessoal pela ajuda toda!

quando eu digo tudo bonito refiro-me a estar tudo certinho. eu clico numa nova form e aquilo aparece-me 5 cm's em cima da principal( eu queria que fizesse tudo parte duma como um programa a serio :P ) lol mas vou ver esse tutorial JGAlmeida que me parece mesmo ser aquilo que eu queria e aquilo do que _Axe___ estava a falar ;)

criar uma cena com as propriedades da tabela ( top,left, etc ) tambem era uma ideia mas acho que não ficava muito bem.

Obrigado por tudo! :-D
 
Última edição:
pessoal, a partir do tutorial que o almeida me deu, já consegui! obrigado :)
para quem não sabe, é facil. cria todas as forms que quer, depois mete-as como mchild = true e a maximizarem ao maximo. depois vão a project > add mdi form e fazem essas forms carregarem todas na form do mdi form. já esta! :)

outra duvida.. é dificil de sacar um ficheiro xml da internet e trabalhar com ele em vb6? precisava de fazer isso mas vou ao msdn do visual basic e nem ver o xml :|

fiquem bem
 
Porque não usas .NET?!?!?! A framework já vem com funcionalidades para tudo isso:
-> Ligações remotas.
-> Forte integração interna de XML
-> Web Services
-> etc...

Seja qual for a aplicação que estejas a fazer (pelo que percebi ainda estará no inicio), e porque parece-me que ainda não estejas bem integrado no VB6, acho que seria uma boa ideia começares antes pelo VB.NET.

Foi só uma ideia.
 
BraBo disse:
Porque não usas .NET?!?!?! A framework já vem com funcionalidades para tudo isso:
-> Ligações remotas.
-> Forte integração interna de XML
-> Web Services
-> etc...

Seja qual for a aplicação que estejas a fazer (pelo que percebi ainda estará no inicio), e porque parece-me que ainda não estejas bem integrado no VB6, acho que seria uma boa ideia começares antes pelo VB.NET.

Foi só uma ideia.

esta ainda no inicio ;) eu já sei programar, porque usei o c++ antes mas quis mudar para o visual basic devido a acha-lo de facil utilização. há apenas uns pormenores de aspecto gráfico que ainda não entendo :)

esse vb.net é parecido com o vb6? se for mudo, se não, vou pensar bem porque se começo a habituar-me a este e depois mudo, vai ser mau :005:
 
Psico_Mind disse:
esta ainda no inicio ;) eu já sei programar, porque usei o c++ antes mas quis mudar para o visual basic devido a acha-lo de facil utilização. há apenas uns pormenores de aspecto gráfico que ainda não entendo :)

esse vb.net é parecido com o vb6? se for mudo, se não, vou pensar bem porque se começo a habituar-me a este e depois mudo, vai ser mau :005:

Se já programaste em C++, garantidamente VB.NET será uma boa opção para ti, em termos de linguagem..., é igualzinho, em termos de estrutura..., complica em alguns aspectos, no entanto para quem já programou usando classes, isto não vai ser nenhum bicho de 7 cabeças.

No VB6 sabes que é uma linguagem orientada por objectos..., mas tu não "os notas", podes programar classes..., mas serão raros os casos..., em contrapartida no .NET vais trabalhar directamente sobre classes, tu tens acesso às propriedades do objecto e podes alterá-las sem grandes confusões, a sintaxe básica pouco muda, passas a ter os try catch (conhecidos em C++) que não tinhas no VB6, passas a ter mais algumas funcionalidades que na verdade só tornaram a linguagem mais robusta e mais "parecida" com C++

Sinceramente, recomendo-te vivamente a mudares para o .NET

abraços, HecKel
 
Obrigado pelo teu esclarecimento! vou dar uma vista de olhos ao .net, não custa nada eheh :p

melhor ainda, se dizes que a transição c++ para lá é melhor que para vb6
 
Psico_Mind disse:
Obrigado pelo teu esclarecimento! vou dar uma vista de olhos ao .net, não custa nada eheh :p

melhor ainda, se dizes que a transição c++ para lá é melhor que para vb6

Calma..., eu disse que ir para .NET vindo do C++ é mais facil do que vindo do VB6 para o .NET, e não do C++ para o VB6.

Em C++ trabalhas com classes, e em VB.NET também, no VB6 trabalhas com elas..., mas mal dás por isso :P

E de facto não custa nada dar uma vista de olhos no .NET :P

abraços, HecKel
 
Psico_Mind disse:
esta ainda no inicio ;) eu já sei programar, porque usei o c++ antes mas quis mudar para o visual basic devido a acha-lo de facil utilização. há apenas uns pormenores de aspecto gráfico que ainda não entendo :)

esse vb.net é parecido com o vb6? se for mudo, se não, vou pensar bem porque se começo a habituar-me a este e depois mudo, vai ser mau :005:
Também podes programas em Visual C++.NET.... Se achas que a grande vantagem de usares VB6 é a parte visual, Visual C++ já a tinha.

Se quiseres trabalhar com COM, usa Visual C++ ou Visual C++.NET
Se quiseres trabalhar sobre a framework do .NET, usa Visual C++.NET, C#, VB.NET, etc...

Eles todos têm a parte visual...

HecKel disse:
No VB6 sabes que é uma linguagem orientada por objectos..., mas tu não "os notas", podes programar classes...
Um professor meu na Universidade uma vez disse:
"C++ is an object oriented language, VB is an object driven language"...
 
Back
Topo