Dúvidas Vários serviços na mesma máquina, como aceder à interface web através do mesmo endereço?

ticoo-pt

Power Member
Tenho um computador com Debian Server que tem vários serviços instalados, e queria fazer uma coisa que não sei fazer e, mais do que isso, nem sei como procurar no Google como fazer.

Imaginemos o seguinte: tenho o Jenkins e o FreePBX instalado, cada um deles com uma interface web num porto diferente. Não tenho endereço ip fixo, e uso o dynip do SAPO para aceder remotamente à minha máquina.

É possível instalar alguma coisa que me permita aceder à página do Jenkins através de um endereço como http://<endereço>.dynip.sapo.pt/jenkins e ao FreePBX através de http://<endereço>.dynip.sapo.pt/freepbx?

Tenho também um domínio próprio que tem um CNAME para o meu dynip, pelo que se desse também podia ser http://jenkins.<dominioproprio>.

Actualmente consigo aceder a cada um dos serviços através de http://<endereço>.dynip.sapo.pt:<porto>, mas gostava de ter os endereços de uma forma mais amigável.

Se me puderem dar umas dicas sobre o que pesquisar deste assunto, agradecia! :)
 
O que supostamente procuras são sub-domínios, no apache seriam vserver (virtual) que "ouvem" na porta escolhida, normalmente 80 ou 8080, ou em todas * e depois encaminham para os directórios correspondentes pelo nome. Embora o cname deva estar configurado para cada um dos subdominios, nesse caso para o mesmo url.. O servidor é que faz a escolha pelo nome. Espero ter ajudado.
Cumps
 
Na conta do operador onde tens o Cname, tens lá o separador domínios/subdomínios ou no cpanel.

crias 2 subdomínios: jenkins.domproprio.pt e freepbx.domproprio.pt, e de seguida crias duas regras, 2 redirects (quando crias o subdomínio ou) no separador subdomínios editas o subdomínio, e metes o link para onde queres redirecionar esse subdomínio, por exemplo http://domproprio.pt:8888 e no outro http://domproprio.pt:9999 e assim quando introduzes um subdomínio no browser ele redireciona de forma transparente sem teres que colocar o porto!

podes por o http://<endereço>.dynip.sapo.pt:<porto> diretamente no redirect em vez de pores o http://domproprio.pt:8888
 
Back
Topo