VB 2005 -2 Forms, Base Dados

Boas,
Programo em VB6 á varios anos e estou a passar para VB 2008

Precisava da seguinte ajuda:
- Tenho 1 form com uma grelha com todos os dados da Base de dados
- Botoes de Novo, Editar, Eliminar

1- Pretendia ao seleccionar um registo na grelha para alterar, abre o Form2 com os campos preenchidos.
Alterava, fazia OK e voltava ao Form1 aonde fazia um refresh da Grelha.
2- Clicar botao NOVO, aparece o Form2, inseria o registo, fazia Ok e voltava ao form1 aonde faz um refresh e actualizava a Grelha.


Agradecia uma ajuda para por isto a funcionar em VB 2005 ou 2008.


em VB6 era facil:

Private Sub Novo()
Set form2.Data1.Recordset = Data1.Recordset
Data1.Recordset.AddNew
form2.Show (1)
Data1.Recordset.Requery

End sub


Já pesquisei imenso e não consigo resolver esta situação.
Agradeço a ajuda.
Muito obrigado.
 
Boas;

"Bem vindo a nova geração de programação!"

Eu tambem trabalhei varios anos de VB6, iniciei em VB 2003 a cerca de 2 anos, passei por o VB 2005 e actualmente estou com o VB 2008.
Não sou muito adepto de modificações de em grande escala, eu acho que a MS deveria preservar o que existe e acrescentar novas "features" em vez de alterar de forma drastica o seu conceito, são apenas opiniões.. =)

Quanto ao que li, falas em Grelha que objecto concretamente "DataGridView" ou "ListView"?

O Ado do VB6 é muito simples de trabalhar com o Datagrid, principalmente quando se edita/adiciona/remove ou actualiza.. no vb.net tudo isto é possivel fazer como é obvio, mas já não é tão simples como era no VB6.
O DataGridView do .NET é um objecto um pouco complexo para "iniciantes", eu no teu lugar optaria antes por o ListView e fazia tudo manualmente..

Se pretenderes mesmo assim criar com o DataGridView, vai tentando e se tiveres duvidas diz algo ..

Ve este post: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=350062
É uma class para o accesso ao servidor MS SQL..

Compr.
 
Obrigado pela resposta.
Concordo totalmente, continuo a gostar muito mais de VB6 e a microsoft não devia abandonar tao radicalmente o conceito de programação.

Trata-se de DataGrid carregada com todos os registos.
E o que pretendo, uso varias vezes ao longo do meu programa.

form1 com grelha, selecciono um registo, abre o form2 com esse registo ou com os campos vazios , no caso de NOVO, fazer Ok e volta ao Form1 com grelha actualizada.
Simples.... em Vb6
Como fazer isto em Vb2005 ou vb2008 ??
Eu colocava aqui um printscreen do meu ecran mas pelos vistos tenho de alojar a foto primeiro.
SE puderem ajudar, agradeço.
Obrigado
 
Back
Topo