VB 2005 .net e as bases de dados

trikton

Power Member
Boas, pessoal

Tou-me a iniciar no vb.net a fazer um trabalhito em que tenho k interagir com uma base de dados.
Basicamente, o k estou a fazer é um processo de reverse engineering. Tenho uma tabela gigante proveniente de um relatorio de uma base de dados e estou a parti-la em tabelas mais pequenas.

Cada linha da tabela inicial tem informação seguinte:

| instalação | armário | prateleira | estado | hora do acontecimento |

e quero gerar quatro tabelas contendo respectivamente as instalações existentes, os armarios existentes pra cada uma, as prateleiras e os estados.
Como é evidente tem de haver ligações entre estes.

O meu problema é o seguinte:

- Preencho a 1ª tabela (que tem 2 campos) com o nome da instalação e o campo ID (chave primária) é gerado automaticamente.

- Na segunda tabela irei preencher o nome do armário, mas para o associar á instalação preciso do id da instalação.. mas n o estou a conseguir obter, visto que foi gerado automaticamente...

Ou seja, gostava de saber como podia ler um determinado campo da ultima linha introduzida numa tabela..



Cumprimentos
 
Oi trikton,

Supondo que a 1ª tabela já tem os dados, porque precisas da ultima linha inserida?
Não seria mais simples fazer:
SELECT ID FROM (1ª tabela)
WHERE (nome da instalação) = 'instalação '


Espero ter ajudado.
 
É que na primeira tabela, a informação é redundante, as coisas repetem-se, do tipo:

| instalaçãoA | armário1 | prateleiraX | estado | hora do acontecimento1 |
| instalaçãoA | armário1 | prateleiraY | estado | hora do acontecimento 2|
| instalaçãoB | armário2 | prateleiraZ | estado | hora do acontecimento 3|

Para este caso, so quero guardar 2 instalações na tabela de instalaçoes e atribuir um id a cada uma. Mas depois quero associar cada armario a cada instalação(noutra tabela), logo preciso de conhecer o id k foi atribuido automaticamente a cada instalação.. e assim sucessivamente.

O que estou a fazer agr.. é á lei da força bruta... carrego tudo com dataset's na memória e faço peskisas com ciclos for... mesmo sabendo q usando cod. SQL talvez fosse mais rápido.. mas ainda n descubri como faze-lo com os datasets ja carregados..
 
Back
Topo