1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[VB 2008 TUTORIAL] Criando um navegador em VB 2008

Discussão em 'Programação' iniciada por dede_eccel, 9 de Agosto de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 15437)

1. Pessoal meu nome é André, e vou ensinar como criar um navegador em Visual Basic 2008

1º Passo Abra o VB 2008 :drooling:
    2º Passo Crie um projeto e logo em seguida Add em seu projeto 5 Botoes, um TEXTBOX e um botao do lado do TEXTBOX e renomeie o TEXTBOX como link

3º Passo crie um WEBBROWSER

4º Passo> no primeiro botao add o seguinte comando>

WebBrowser1.GoBack()
    Esse comando serve para voltar a pagina

5º Passo> No segundo botão add o seguinte comando>

WebBrowser1.GoForward()
    Esse comando serve para avançar a página

6º Passo> No terceiro Botão add o seguinte comando>

WebBrowser1.Refresh()
    Esse comando serve para atualizar a página

7º Passo> No quarto botão add>

WebBrowser1.Stop()
    Esse comando serve para parar a navegação

8º Passo> no quinto botao add>

WebBrowser1.GoHome()
    Esse Comando serve para Ir a página inicial

9º Passo> No botao do lado no TEXTBOX add o seguinte comando>

WebBrowser1.Navigate(link.Text)
    Esse comando serve para direcionar o navegador para a pagina colocada no TEXTBOX

10º Passo> Add no seu script o seguinte:

Código:
     Private Sub Teclou_Enter(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.Windows.Forms.KeyEventArgs) Handles link.KeyUp
            If e.KeyCode = Keys.Enter Then
                WebBrowser1.Navigate(link.Text)
            End If

End Sub

Esse script serve para quando o usuário teclar enter navegar para a pagina indicada no TEXTBOX

Chegamos ao fim do nosso tutorial.

Outros codigo interessantes>

Código:
        Private Sub WebBrowser1_ProgressChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.Windows.Forms.WebBrowserProgressChangedEventArgs) Handles WebBrowser1.ProgressChanged
            If e.CurrentProgress * 100 / e.MaximumProgress > 1 Then
                ProgressBar1.Value = e.CurrentProgress * 100 / e.MaximumProgress
            End If
        End Sub

Esse script Serve para Colocar uma barra de progresso, mas antes não esqueça de colocar um PROGRESSBAR no seu projeto

Código:
        Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Resize
            WebBrowser.Height = Me.Height - 110
            WebBrowser.Width = Me.Width - 10
        End Sub

Esse script Serve para quando o usuário redimensionar o FORM o webbrowser ser redimensionado automaticamente (OBS: Adapte o Me.heidht - 110 e o me.width -10 ao seu gosto so modificar o -110 e o -10)

Caso achem algum erro postem ai para mim ajudar a resolver

Tchau e até o próximo tutorial.

Créditos>> Dede_eccel

2. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

Esse tutu vem como um dos tutus referência do VB 2008, tendo tanto em texto como em vídeo, mas em inglês. De qualquer maneira este está em português é mais fácil de perceber para quem se está a iniciar. Bom trabalho!

3. Desculpe mas eu não tirei do manual do VB 2008, eu tirei isso do meu projeto de navegador e postei aqui. :p

4. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

Acredito que sim, foi só uma referência. Bom trabalho! O Turturial está bem explicativo...

5. zanguief

zanguief Power Member

Podes colocar aqui no site o exemplo funcional. (Ficheiro .exe, ou entao mesmo o preojecto)

6. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

O nome deveria ser "Como embeber o Internet Explorer numa aplicação Windows Forms" :confused:

7. eu nao consigo por o codigo: WebBrowser1.Navigate(link.Text) porque dá o seguint erro: Error 1 Name 'link' is not declared.

8. flaviorodrigues

flaviorodrigues Power Member

tens uma txtbox com esse nome criada?

Partilhar esta Página