1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

VB 6.0 - Que fazer ;)

Discussão em 'Programação' iniciada por d10s, 13 de Abril de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 1365)

1. d10s

d10s Power Member

Ando no 11º Ano, no curso tec. de informática. Como se sabe, aprende-se VB 6.0.
    Mas como sempre nunca se aprende nada de jeito. Tamos quase no final do ano lectivo e não passamos de programas "offline", calculadoras e entre coisas minimas. Fim do ano lectivo e decidi dedicar por mim e aprender algo mais. Para isso começar a praticar aqui em casa :p

Mas faltam ideias de programas fazer. Por exemplo. Pensei de começar a pensar em fazer um chat de rede. Mas como nunca trabalhei com a porra dos ip's é dificil.

Não sei se alguêm me dá umas dicas. Devo de avançar já para o chat em rede. Ou começar ainda por mais baixo.

Cumps :D

2. jpaulino

jpaulino Power Member

Chat envolve a utilização de sockets, e sockets dá trabalho!

Se ainda és novo na matéria vais para o mais usual (agendas, gestão de cd's/dvd's, clube de video, etc). Pode parecer algo que todos fazem mas é aí que começas a ver as dificuldades que tens e depois avanças para algo mais dificil.

3. d10s

d10s Power Member

mas como assim, podes dar um exemplo?

É que programinhas "offline" devo de conseguir fazelos. ;)

4. Armadillo

Armadillo Folding Member

deves ou consegues??
    Esta questao é pertinente!

5. d10s

d10s Power Member

Acho que sim. Avalia-me :P

Porque tb nao sei até que nivel tas a falar.

6. Armadillo

Armadillo Folding Member

tu melhor que ninguem saberás dizer o que entendes por aplicações "offline" ;).
    sabes fazer uma app. gestora de um clube de video? ou qualquer coisa do genero, que mexa valentemente com bases de dados e analise de dados?

cumps

7. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Sempre podes fazer um mini-joguinho ;)

8. d10s

d10s Power Member

ora ai está. Vocês têm razão. :p

BD? Base de dados?
    Nunca lhe toquei.

Sempre que fiz é joguinhos de dados, calculadoras, programinhas da treta.
    Meu objectivo é mesmo esse aprofundar o conheçimento em VB 6.0. Porque já que esta linguagem "não morreu". :cool:

PS: Já me tinham dito que esta comunidade era muito boa. Mas vocês em ajudar ... tão no top :D
    Obrigado por tudo para já :001:

9. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Sempre podes tentar fazer o que eu estou a TENTAR fazer para a minha PAT. Ligar um portátil a um telefone ( Alcatel 404 ) e todos os dados que por ele sao transmitidos ( Duração, numero, etc ) são armazenados numa BD de MS Acess implementada em VB. Para fazer a comunicação é necessário utilizar o controlo MSCOMM já existente no VB6.

Eu estou um pouco à rasca, porque falta-me pouco tempo para ter que entregar o projecto e ainda os tenho os alicerces da BD e um ou dois códigos para a comunicação telefone/pc que arranjei na net.

Cheira-me que vou ter que criar uma BD ficticia, ponho-a a funcionar com o VB, e simulo a ligação ao telefone. Ou seja, em vez de receber os dados a partir do telefone, insiro-os manualmente e estes passam para a BD, podendo depois até, fazer relações de duração, gastos, etc.

10. d10s

d10s Power Member

LOOOL
    Não sei fazer nd disso :P

11. Armadillo

Armadillo Folding Member

tens algumas noçoes na criaçao de base de dados?
    se tiveres, podes fazer uma app para a gestao de albuns e musicas.
    é minimamente simples para começar mas ja da para teres a noçao do que podes esperar ao trabalhar com as bases de dados.

deixa os sockets e chats para mais tarde :p

cumps

12. jpaulino

jpaulino Power Member

Era isto que eu queria dizer! Se procurares na net existem diversos exemplos de sockets, comunicação tcp/ip, etc, mas são complicados e não ajudam muito a evoluir.

No entanto, uma boa gestão de bases de dados, pode ser mais difícil do que esses programas. É muito crítico porque se trata de informação que é guardada.

Já agora o vb6 já "morreu" para a Microsoft embora existam muitos programadores (por comodismo ou por aplicação que não são fáceis de migrar) que ainda utilizam.

Se queres começar a dedicar-te "não percas tempo" com o vb6 e inicia o vb.net. Vais ver que encontras inúmeras vantagens.

13. d10s

d10s Power Member

Onde saco o VB.net que tou farto de procurar e não encontro??? :s

Mas actualmente que linguagem devo aprender? :P

14. jpaulino

jpaulino Power Member

15. Armadillo

Armadillo Folding Member

http://www.microsoft.com/express/vb/

edit: este é freeware!!!

Andas só a brincar aos programadores ou a coisa é para levar a sério?

cumps

16. d10s

d10s Power Member

Para levar a sério :cool:

Edit: Para o ano vou aprender C ++

Última edição: 14 de Abril de 2008
  17. Py_

Py_ Power Member

Esse é freeware mas penso que é mais limitado, para usares o vb.net em todo o seu potencial penso que é preferivel usares a versão trial... Opinião minha sou capaz de tar errado...

18. Armadillo

Armadillo Folding Member

tens razao, so que passados os 90 dias o rapaz fica a chuchar no dedo e depois ja sabemos o que ele vai fazer :002:, ou nao :D
    Por isso é que aconselhei a versao gratuita, que chega e sobra para aprender a mexer na coisa.
    depois, se achar mesmo necessario passar pra versao Pro, força! Ja tem as bases e apartir daí ja pode utilizar "ao maximo" essa versão. Assim faz uma boa gestão em relaçao ao licenciamento.

My 2 cents
    :)

cumps

19. Py_

Py_ Power Member

Yap tens razão não tinha pensado por ai... :hehehmn:

20. jpaulino

jpaulino Power Member

Pessoal a versão express não é tão má como isso. Já dá para fazer muita coisa.

Partilhar esta Página