[VB] Ajuda para Trabalho

samuka23

Power Member
Boas people

Eu como só comecei a mexer agora com o VB na escola nao domino isto


Eu tenho um trabalho de BP em que tenho de pedir o preco de monitores, a quantidade , o preco das impressoras e a respectiva quantidade e calcular a quantidade de dinheiro das vendas

Eu tenho um problema , porque sempre que carrego no botao de comando o valor dos precos e essas cenas sao devolvidos a 0 nao sei porque

Eu nao sei se tenho aí algum erro mas inda assim gostava que me ajudassem pois este trabalho é urgente :)

Deixo Aqui uma Print para verem o que está mal:


 
controlo?

o meu objectivo é so que ao meter numeros nas caixas de texto de cima, aparecam os resultados em baixo =P

sim
tu queres meter o resultado nas textbox ne?

entao tens de meter

nome_da_textbox.text = preço1 + preco2



btw por curiusidade
o teu stor nas aulas nao vos ensinou a usar "abreviaturas" antes de cada nome dum objecto para o identificar?
tipo btn.. para botoes, tbx.. para textboxs , lbx.. para listbox etc?
 
Última edição:
sim
tu queres meter o resultado nas textbox ne?

entao tens de meter

nome_da_textbox.text = preço1 + preco2



btw por curiusidade
o teu stor nas aulas nao vos ensinou a usar "abreviaturas" antes de cada nome dum objecto para o identificar?
tipo btn.. para botoes, tbx.. para textboxs , lbx.. para listbox etc?


Bem ja encontrei o erro

foi na declaracao da variavel esquecime de um i xD

bgdao na mesma
 
Bem, a rever o código, não encontrei nenhuma problema nas declarações das variáveis.

Não sabes o que é um controlo? Well, uma TextBox, um CommandButton, uma ComboBox, um Label ... isso são tudo Controlos. E não mexes num controlo em si, mas sim numa propriedade.
Apesar de poderes ir buscar o texto de uma TextBox usando apenas o seu nome, isso não é de forma alguma boa prática. Isso, aliado ao facto de não acrescentares prefixos como os que o viskonde mencionou, podem tornar o teu código bastante confuso.

O meu conselho é trocares algo do tipo

"MsgBox q_impressoras"

para

"MsgBox txt_q_impressoras.Text"

porque o prefixo "txt" diz-te que é uma TextBox, e o ".Text" indica explicitamente que estás a trabalhar com a propriedade Text. Isso ajuda-te a evitar muitos dissabores.

@ viskonde, apesar de eu ser auto-didacta em VB, uso "txt" para TextBox, "cmd" para CommandButtons, "lst" para ListBoxes, "fra" para Frames, "pct" para PictureBoxes, "lbl" para Labels, "tmr" para Timers, "img" para Images, "dir", "fil" e "drv" para Dir/File/Drive Lists, "frm" para Forms e "cmb" para ComboBoxes :P mas vejo que isto afinal é mais uma maneira pessoal de fazer as coisas. O importante é mesmo existir um prefixo.
 
angelofwisdom ok
foi mesmo por curiusidade..
essa foi uma das coisas que o meu stor sempre insistiu desde inicio para usarmos.. e era para saber se era "normal" ou nao :)

de resto, realmente faltava te um 'i' no quan_mon.. ate me admira ele nao ter dado erro por essa variavel nao existir..
 
Já vi a declaração errada. Até a mim escapou!
Precisamente por este tipo de problemas é que a primeira linha do programa devia ser Option Explicit. Evita estes problemas.


Quanto aos prefixos, era só mesmo um comentário pessoal :P pensava que havia um "standard" para isso, mas afinal é mesmo "à vontade do freguês".
 
Back
Topo