vb em rede & erro de componente

RPortela

Power Member
boas,

estou com duas duvidas, e abri apenas um topico pois estao as duas relacionadas com o vb6,

mas para estarem um pouco dentro do assunto eu vo explicar: estou a fazer um projecto tecnologico que consiste num software de gestao de base de dados duma biblioteca.

1º-Devido a instruções do ministerio da educação, o meu projecto tem de estar relacionado com redes, por isso tenho de conseguir com que a aplicação que estou a criar funcione em rede, o que eu queria era saber se isso e possivel e se nao for pedir demais, como é que poderei fazer isso.

a minha ideia é ter X maquinas a correr a parte "administrativa" da base de dados, ou seja, onde sao efectuadas reservas, emprestimos, registo de novos livros, etc; e Y maquinas para "consulta" onde as funcionalidades sao apenas pesquisa por um determinado livro, autor, etc, e saber informacoes sobre essa mesma pesquisa. e queria que todas estas maquinas utilizassem a mesma base de dados atraves de rede, mas nao faço a minima de como fazer isso.

2º- nesse mesmo projecto eu quero incluir a opcao de criar um backup da base de dados, e ja encontrei exemplos disso mas usam o seguinte codigo:

Código:
  Dim Fsys As New FileSystemObject
Dim bckupFile As File
e aconteçe que quando tento definir estes dois tipos de dados, o erro que me apareçe é:
"user-defined typ not defined"

já andei a pesquisar como e que tudo isto funciona e pareçe-me ser preciso um componente chamado "microsoft scripting runtime" ( scrrun.dll) mas aconteçe que esse componente nao e listado nos componenetes, ja tentei inseri-lo manulamente atraves do search e tambem nao e possivel. ja nao sei o que fazer.

plz ajudem-me

cumprimentos,
 
boas,

estou com duas duvidas, e abri apenas um topico pois estao as duas relacionadas com o vb6,

mas para estarem um pouco dentro do assunto eu vo explicar: estou a fazer um projecto tecnologico que consiste num software de gestao de base de dados duma biblioteca.

1º-Devido a instruções do ministerio da educação, o meu projecto tem de estar relacionado com redes, por isso tenho de conseguir com que a aplicação que estou a criar funcione em rede, o que eu queria era saber se isso e possivel e se nao for pedir demais, como é que poderei fazer isso.

a minha ideia é ter X maquinas a correr a parte "administrativa" da base de dados, ou seja, onde sao efectuadas reservas, emprestimos, registo de novos livros, etc; e Y maquinas para "consulta" onde as funcionalidades sao apenas pesquisa por um determinado livro, autor, etc, e saber informacoes sobre essa mesma pesquisa. e queria que todas estas maquinas utilizassem a mesma base de dados atraves de rede, mas nao faço a minima de como fazer isso.

Boas

eu apenas vou responder acerca da 1ª questão, a 2ª e bem mais complicada

é possivel utilizar um programa de gestão em rede, e normalmente é assim que se utiliza.

aconselho a usar base de dados mssql2000 ou 2005, pois o access não é grande coisa para se utilizar em rede.

para tal basta que a connectionstring contenha o servidor, nome da base de dados, e pouco mais, e ja podes fazer uma conexao a bd em rede.

procura aqui uma conectionstring
 
Back
Topo