vb fazer uma calculadora... =S

é o k eu tenho... :

dim oper1 as single
dim oper2 as single-
opera1 = val textoperando1.text
opera2 = val textoperando1.text
lblRESultado = oper1 + oper2 - isto no evento click claro
e para o butao de sair:
Private Sub cmdSair_Click()
End
End Sub

agora ainda m falta po limpar...

boas,

o botao sair esta correcto (tambem e o codigo mais basico do visual basic)

em relação ao facto de declarares as variaveis oper1 e oper2 com val, pelo que me lembro nao e muito boa politica, pois ocupa mais recursos, declara-as com integer ou double ou algo do genero, uma maneira mais simples d fazeres isso e com menos codigo é:
Código:
lblresultado.caption = int(txtoperando1.text) + int (txtoperando2.text)

e pronto, tens ai a mesma coisa, utilizando apenas uma linha de codigo,

tens alguns erros no teu topico:
-as labels tem k se por sempre nomedalabel.caption quando queremos escrever algo na label;
-e usas a mm textbox para as duas variaveis;

o que eu disse aplica-se no vb6, no vb 2005 o codigo e um pouco diferente.

existem inumeras maneiras de fazer a mesma coisa com varios tipos de codigo, para min este codigo que te dei, de fazer tudo em apenas uma linha d codigo é o melhor.

cumprimentos,
 
é fixe que curtas o vb, eu tambem tou no tecnologico de informatica, mas estou no 12º, e no 10º nao gostava nada de programação (pascal) e no 11º começei a gostar bue d programação graças ao vb, e agora kurtu bue programação.

em relação a exemplos, basta procurars na net e encontras muitos.

exactamente como eu, odiei pascal no 10º ano, e este ano tou a adorar vb, tipo ainda sao cenas basicas, mas temos q começar por algum lado n.n
lol nos ainda so fizemos uma calc simples e um teclado. ainda so tivemos 1 aula de vb até agora =s
 
boas,

o botao sair esta correcto (tambem e o codigo mais basico do visual basic)
Discordo contigo :)
NUNCA se deve usar "End" para desligar um programa, porque o END não passa pelo evento QueryUnload.
O End mantém o programa na memória, o que é um desperdício.

Unload Me (e cada um dos forms também) é a forma ideal de terminar um programa.

Cumps [[[[[[[[]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
Discordo contigo :)
NUNCA se deve usar "End" para desligar um programa, porque o END não passa pelo evento QueryUnload.
O End mantém o programa na memória, o que é um desperdício.

Unload Me (e cada um dos forms também) é a forma ideal de terminar um programa.

Cumps [[[[[[[[]]]]]]]]]
angelofwisdom


boas,

nao fazia disso, mas obrigado pelo reparo; eu tinha ideia k era ao contrario, que o UNLOAD apenas "escondia" o programa e nao o terminava por completo, e tambem porque sempre me ensinaram que para sair se usava o comando END, mas pronto, é apenas mais um "bug" do programa de bases de programação do 11º ano para juntar á colecção.

eu normalmente uso o comando unload me na transição de um formulario para o outro.

uma vez mais obrigado pela correcção, esta-se sempre a aprender.

cumprimentos,
 
Se o prof quer que seja o end, diz-lhe mesmo "eu uso Unload Me porque 'apaga' mesmo o programa da memória sem grandes vestígios. O End não liberta a memória usada". Talvez ele até fique surpreendido.
Se ele continuar com a mania do End, faz queixa dele. Esta é uma prática de programação muito má. É também o erro que os "maus programadores" seguem constantemente, e mais tarde só causa problemas a nível de recursos. Desculpa a frontalidade, mas é com prof's desses que mesmo que descubram que estão errados continuam a ensinar as más práticas que a programação está a ir de mal a pior. É assim que aparecem os crashes constantes de programas....

E para terminar, pdias dxr xta xkrta po MSN pk aki no TZ ngm curt ppl k tkla d frm tao abrvda..... (por outras palavras, escreve em português decente, sff, que este já não é o teu único post assim....)

Cumps [[[[[[[[[]]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
Apenas para confirmar o que o angelofwisdom diz:

The VB End statement The VB End statement should not be used because it doesn't allow any "clean up" code to run in your application. The correct method for ending an application is to unload all forms, disabling any active timer controls before unloading the parent form as well as setting any references to forms or classes equal to the VB keyword Nothing. Once all object references are destroyed, your application should end on it's own.

http://www.mvps.org/vbvision/visual_basic_tips.htm

abraços, HecKel
 
Ah pois é do belo e do bom, eu também tive de dar VB nos bons tempos do 12º em EOTD e também tive de fazer a calculadora, por azar (ou sorte :)) o meu prof. quis pormenores do tipo, carregam: 5 + 5 - e ele faz logo a conta de 5+5 e fica à espera do terceiro operando para subtrair ao 10, e tinha de suportar isto sempre, ou seja, tal como nas calculadoras verdadeiras podiamos fazer uma infinidade de contas sem sequer carregar no igual.

No fim acabei por fazer a disciplina com 17 (demos VB, SQL e Mapas de Pert e de Gant) e hoje em dia ando a aprender os mistérios do Java e do OOP.

Sem me querer gabar, acho que posso dizer (e ter um certo apoio nisto) que programar a sério, não é para todos. Fazer programas todos sabem, mas programar, é arranjar a melhor solução para um problema e não arranjar uma solução. :)

Por acaso também não sabia essa do End, mas lá está, estamos sempre a aprender.
 
eu tb tou no curso tecnologico de informatica no 11º ano.. e tb ja vi esse exercicio.. no meu livro "Bases de Programaçao" de Artur Augusto Azul da porto editora na pagina 57 esta la:P dp e so pensar... da uma vista de olhos
 
Evitem andar às voltas dos livros ou das soluções para resolver estas questões (a menos que, por exemplo, sabem que precisam de um ciclo e não sabem como se faz um... aí os livros até podem ajudar) porque se já sabem os comandos, é uma questão de pensar logicamente no que precisam e em como organizar aquilo que sabem de modo a alcançar um objectivo ;)


Epah, como eu gostaria de ter um curso de informática na minha escola :rolleyes: estou no 11º ano no C.C.H. de Ciências e Tecnologias... e é uma porcaria :( só vou aprender alguma coisa DECENTE quando chegar à universidade.

Quanto à calculadora, acho que uma calculadora não precisa de muito mais do que
- Conhecimentos de matemática (:-D)
- Saber trabalhar com controlos e eventos (portanto, as características gerais do OOP)
- Manuseamento de variáveis (o mais básico da programação propriamente dita)

ciclos... não me parece. Arrays? Nem por isso... Acho que uma calculadora básica apenas precisa de comandos básicos. A lógica que está por trás é que pode confundir muitos.... mas é uma questão de pensar ;)

Cumps [[[[[[[[[[]]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
lol bem pessoal correu tudo fixe o prof disse que ia dar-me 1 valor a mais por ter 'estudado' lol :) agr tenho outro trabalho uma cena com uma barra e tem de aparecer os graus celsius, kelvin e mais nao sei o que... um nome mesmo esquisito.... mas esse ja esta praticamente resolvido... nao sei se ja o fizeram... mas se ainda nao o fizeram e precisarem de ajuda é so dizerem-me
 
yha isso mesmo... Fahrenheit... nome estranho bah... vamos la ver se esta tudo ok... logo digo-vos... querem outro topico ou vontinua-se neste?
 
Se queremos? Depende, se continuares no tema da Calculadora, então voltas aqui. Se mudares de tema, abres outra thread :rolleyes: tem é de concordar com o título ;)

Cumps [[[[[[[[]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
=D ja o fiz e tirei 17 no trabalho =D agora vo fazer uma despertador lol enganei-me... parece facil =D
 
Última edição:
Back
Topo