1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

VB.NET | Fazer referência a objectos

Discussão em 'Programação' iniciada por diog0silva, 19 de Junho de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 2243)

1. diog0silva

diog0silva Power Member

Boas. Como faço referência a um objecto de um Form?

Suponhamos que abri um Form desta maneira:

Dim objForm As New frm_Teste
    objForm.Show()

Agora, estando num outro form, quero invocar um método dessa classe. Estou a fazer assim:

frm_Teste.Método()

Mas não está a resultar. Penso que seja porque tenho que invocar o método para o objecto dessa classe que está aberto, mas não sei como.

2. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

frm_Teste.Método() apenas se esse método for estático (Shared)

De outra forma, a menos que faças a instância do form a nível global, como ter Public objForm As New frm_Teste num módulo, não consegues ir buscar o método da mesma instância.

3. iznougud

iznougud I quit My Job for Folding

Imagina que queres aceder ao Form principal e que lanças o form2 a partir do from principal

Código:
    Dim objForm As New frm_Teste(Me) ' passas o apontador para o form principal
    objForm.Show()

No form_teste:

Código:
    private main as Form1

Public Sub New(ByVal frm as Form1)

main = frm

end sub

public sub FuncaoQualquer()

main.Metodo() ' Executar o metodo que pertence ao Form1 e que é público
    end sub

4. Boas
    Não bastaria colocar o método Metodo() no novo form público?Do tipo Public Sub Metodo() :paranoid:
    Cumps

5. jpaulino

jpaulino Power Member

A maneira mais fácil se o frm_Teste estiver aberto.

My.Forms.frm_Teste.Metodo()

6. jpaulino

jpaulino Power Member

Não, tinha de ser Public Shared Sub Metodo() e depois a chamada seria feita utilizando a Classe e depois o método. Qualquer coisa como Form1.Metodo()

7. PNDmartins

PNDmartins Power Member

Se estás a abrir um form instanciando-o, significa que para qualquer interacção com esse form
    tem que ser através da instancia que usas-te porque o VB vai criar uma cópia do original, e atribui-la a instancia que usas-te.

Ou seja, se no form1 acrescentas o metodo .Teste() e depois para abrires o form fazes o

Código:
    Dim objForm as new frm_Teste
    objForm.Show()
    significa que para acederes ao metodo teste tens que usar o objform.

Código:
    objForm.Teste()

8. diog0silva

diog0silva Power Member

Então para poder aceder a esse objecto a partir de outro form, basta declarar a váriavel como Public em vez de Dim, certo?

Mas já agora, para abrir um Form não posso simplesmente fazer Form.Show() ? É que assim também está a dar.

Qual a vantagem de declarar um objecto desse form?

Última edição: 20 de Junho de 2009
  9. PNDmartins

PNDmartins Power Member

Sim podes.

O intanciar um form é util em casos onde precisas de ter vários forms iguais, digamos 10, em que cada 1 dos forms apresenta informações diferentes mas o desenho do form é igual.

Imaginemos que temos um form para apresentar os dados de clientes, mas se quiseres que o programa tenha a possibilidade de estar a ver vários clientes ao mesmo tempo, em vez de fazeres 10 forms iguais, apenas fazes 1 e instancias o form por cada cliente.

Se não tencionares algo do genero, não vale a pena instanciar forms e basta usar logo o de origem.

10. diog0silva

diog0silva Power Member

Ah, então não preciso de instanciar :D

Obrigadão a todos!

Partilhar esta Página