1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

VB.NET | Form.Enable = False -> Desaparecem Labels

Discussão em 'Programação' iniciada por diog0silva, 30 de Abril de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 2024)

1. diog0silva

diog0silva Power Member

Boas.

Porque é que cada vez que passo a propriedade Enable de um Form para False, as Labels que se encontram dentro de Panel's ou de RectangleShape's ficam invísiveis?

2. iznougud

iznougud I quit My Job for Folding

Testei agora mesmo no VB.Net express 2005 e funciona tudo bem. As labels mudam a cor para cinzento com deviam.

Esperimenta mudar a ForeColor de uma para Black em vez do normal. Pode ser que o teu esquema de cores coincida com o Background do teu form quando esta disabled.

3. diog0silva

diog0silva Power Member

Tipo, eu uso o Panel como cabeçalho do form (não sei se será com um Panel a melhor maneira de o fazer lol). O background do Panel esta a Black, depois tenho labels a Lime e a White.

Depois tenho várias outras labels no form, mas fora do Panel. Estas sim, quando ponho o form "Disable" passam para cinzento. Mas as que estão dentro do Panel desaparecem lol. Depois, quando o form volta a ficar "Enable" elas voltam a aparecer.

Eu tou a usar o Visual Studio 2008.

Última edição: 1 de Maio de 2009
  4. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Acabei de testar no VB2K8, nas condições que acusas, e corre tudo como deveria correr.
    Tens a certeza que não mexes algures com a visibilidade desses labels ?
    Exprimenta tirá-lo do painel e ver o que acontece fora.

5. diog0silva

diog0silva Power Member

Se eu tirar os Labels do Panel, eles não desaparecem. Mas se os puser lá, desaparecem lol

6. iznougud

Tenta imitar isso num projecto a parte e poe no rapidshare ou isso... Usas o XP ou o Vista normal ou tens algum Theme tipo BlackXp ou isso?

7. diog0silva

diog0silva Power Member

8. iznougud

Ja testei aqui, as labels nao desaparecem. O que acontece e que a cor do texto Disabled fica a Preto, independentemente da cor que definires como ForeColor. Como tens o Fundo a Preto fica tudo igual.

Isto acontece porque o .Net quando passas algo a Disabled o que faz é pegar na cor de fundo do painel (neste caso), calcula uma cor ligeiramente mais escura e atribui a todos os controlos desse painel essa nova cor.

Preto mais escuro é preto :D por isso da a sensação que desaparece.

A unica solução é nao usares o Preto como Backcolor ou entra criares uma LabelCustom e fazes o Override da função OnPaint para definires tu a cor a usar quando esta Disabled...

9. diog0silva

diog0silva Power Member

Como se criar uma LabelCustom? lol

10. iznougud

11. diog0silva

diog0silva Power Member

Reparei agora numa coisa. Quando está um form aberto e carregamos num botão que desencadeia uma MsgBox, o form não fica "Disable" mas não lhe conseguimos mexer. Só lhe conseguimos mexer quando fechamos a MsgBox. Isso servia perfeitamente! lol Que método é?

12. diog0silva

diog0silva Power Member

Resolvido. O método ShowDialog deixa os outros forms "Disable", mas com as cores certas :D

Partilhar esta Página