vb.net

Danyel

Membro
ola olhem eu estou com uma dúvida. Como ek se inserem registos numa tabela de uma base de dados de access em Vb.net?? Sobretudo em código
 
VB.Net Database connection

exprimenta este codigo:

imports system.data.oledb
'colocar antes da class

dim oledbconn as new oledbconnection(" "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & applicattion.startuppath & "\bdados.mdb;User Id=admin;Password=;"")
oledbconn.open
dim oledbcmd as new oledbcommand("Insert Into Tabela(nome) Values("nome")",oledbconn)
if oledbmd.executenonquery<>0 then
'registo efectuado
else
'registo falhado
end if
oledbcmd=nothing
oledbconn.close
oledbconn=nothing

espero que este codigo sirva, se der algum erro diz pk que nao o testei, mas em principio funciona
 
o código tava certo em relação às variaveis e na conexao da base de dados mx o programa dá erro no If. se puderes ajuda-me

if oledbmd.executenonquery<>0 then -ERRO
'registo efectuado
else
'registo falhado
end if
 
An unhandled exception of type 'System.Data.OleDb.OleDbException' occurred in system.data.dll

é este o erro. Sei qual o problema deve estar no ciclo if mx n sei como corrigi-lo. se puderes responder depressa por favor ek eu preciso mesmo disto
 
erro de escrita

dsc la a demora

foi um erro de escrita

if oledbmd.executenonquery<>0 then
aqui falta a letra "c" no oledbcmd

fica assim if oledbcmd.executenonquery<>0 then
 
olha dsc la mx o problema n estava aí pk eu alterei o oledbcmd para comando, o nome da minha variavel já lançada mx o erro continua e penso que se trata do k vem a seguir no ciclo if e não nessa linha. se puderes traduzir-me isto agradecia

'registo efectuado
else
'registo falhado
end if
oledbcmd=nothing
oledbconn.close
oledbconn=nothing
 
Esse erro é bastante genérico, indica que há um problema qq ao nivel do acesso à bd. Tenta apanhar um erro mais específico para perceber o que está mal.

Código:
try

'+++++++++++++++++++++++
' metes o teu codigo aqui...
'+++++++++++++++++++++++

catch erro as oledbexception '<- breakpoint nesta linha

  dim i as integer

  For i = 0 To erro.Errors.Count - 1
    dim Message as string = erro.Errors(i).Message 
    dim NativeError as string = erro.Errors(i).NativeError
    dim Source as string = erro.Errors(i).Source 
    dim SQLState as string = erro.Errors(i).SQLState
  Next i

end try

Quando ele parar no breakpoint vais correndo com F10 e vê se encontras o problema.

Boa sorte.
 
Back
Topo