1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[VB6] Base de Dados em vb6

Discussão em 'Programação' iniciada por WinAce_Boy, 21 de Setembro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1749)

1. WinAce_Boy

WinAce_Boy Power Member

Gostaria de saber como e se é possivel trabalhar com base de dados em excel?
    Por exemplo fazer um programa que comunicasse com essa base de dados..
    obrigado pela atencao

2. alfinete

alfinete Power Member

é assim fazendos bd em access po sql server ou noutra plataforma tens de utilizar o ado, o alodb, de entre outras, tecnolodias de ligação a bd em vb6.

tenho pena de nam te poder dar dicas sobre vb6 em termos de bd (pois a 3 /4 anos que nam pego nele), agra so vb.net 2003 e 2005, mas te dou aqui um url que te pod ajudar -- http://www.macoratti.net/

mas acho que devias fazer num dos mais recentes, pois tem mais facilidades e é mais utilizado no mercado de trabalho, mas tu éque sabes.

espero que tenha ajudado

3. WinAce_Boy

WinAce_Boy Power Member

Alguém que saiba trabalhar com base de dados em vb6(não precisa obrigatoriamente de ser em excel, pode ser por exemplo em access xD)?
    Gostaria de saber por exemplo ter uma base de dados com 2 registos:Nome e idade mas apenas um nome e uma idade;imaginemos k o nome é Jorge Alguem e a idade é 17.
    Também gostaria que me indicassem a maneira mais simples de o fazer...
    Aguardando uma resposta o mais cedo possivel p.f..
    Obrigado pela atenção
    Abraços ^^
    xD boa tarde

4. alfinete

alfinete Power Member

eu te dei essa pagina porque sabia que la havia isso

aqui tens uma subpasta dessa pagina

http://www.macoratti.net/vbvideo.htm

com um programa feito em vb6 para clube de video com bdacess

espero que ajude

5. WinAce_Boy

WinAce_Boy Power Member

Gostaria que me indicassem/explicassem minimamente sobre os passos e códigos necessários, não que me dêm urls com programas complicados e que é só para eu fazer copy paste =(
    Obrigado de qualquer maneira
    Abraços ;)

6. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Infelizmente, acabaste de tocar no meu ponto fraco de VB: Bases de Dados. Nunca usei, nem nunca soube usar, porque nunca me dei a esse trabalho :x

Eu sei que não queres links, mas lá em cima falaram de ADO, e lembrei-me de repente de um tutorial disso. Não sei bem o que é, mas vê se te dá jeito (espero que esteja directamente relacionado com o que precisas):
    http://www.xtremevbtalk.com/showthread.php?t=66994

Se não for, sorry ^^'

7. WinAce_Boy

WinAce_Boy Power Member

alfinete, esse programa que me aconselhaste e muito complicado e complexo nessa área das base de dados..
    Eu sei que é preciso trabalhar com uma função que é o recordset ou qualquer coisa parecida gostaria que alguém me explicasse por passos
    Obrigado pela atenção xD

8. boinazul

boinazul Power Member

Eu sei tudo o que tu queres e precisas de saber, mas isso também n é assim. Se n percebes da matéria é complicado explicar as coisas assim, eu posso por aqui uma conexão a base de dados e como faço para ir buscar os dados. Mas concerteza k n vais perceber. Mas aqui vai, e aconselhava.te a procurar melhor, ja pus esse codigo aqui para um topico do genero.

1º de tudo instalar o Service Pack 6 do VB6

Conexão à base de dados Acess:

1º é preciso adicionar a referência no projecto no VB: Microsoft ActiveX Data Objects 2.8 (2.7 ou ; 2.6 ; 2.5) Library -> Menu Project -> References

Código:
    Set conn = New ADODB.Connection
    conn.Open "driver={microsoft access driver (*.mdb)}; DBQ=" & App.Path & "\BD.mdb"

Preencher as TextBox a partir da tabela da BD:

Código:
    Set rs = new ADODB.Recordset
    rs.open "select * From Tabela",conn

Text1.Text=rs!CampoNome
    Text2.Text=rs!CampoIdade

Espero ter ajudado.

Não sei se posso por links, mas aqui vai um site onde ajuda mt a aprender sozinho:

www.vbmania.com.br | Os brasileiros sao os melhores programadores do mundo, e temos que aprender com eles.

9. WinAce_Boy

WinAce_Boy Power Member

Ja deu e ate nao é mt dificil, com este codigo obtenho o primeiro registo dos campos nome e idade, mas como faço para obter os outros registos?

Última edição: 25 de Janeiro de 2008
  10. WinAce_Boy

WinAce_Boy Power Member

Preciso de uma resposta rapidamente please!
    Obrigado pela atencao ;)
    Abraços

11. motunning

motunning Power Member

boas,
    para obteres as informaçoes dos outros registos, podes por, um botao, para passar registo a registo!!!
    se precisares de mais alguma coisa adiciona-me pode ser que eu tenha algo para ti

xau

12. WinAce_Boy

WinAce_Boy Power Member

Pois, a minha dúvida está exactamente aí, qual o código?ou como se faz?

13. Pauleta_Tubarao

Pauleta_Tubarao Power Member

podes por ja predefenido ate ja tens a ajuda do proprio programa
    fazes assim:
    add-ins>visual data manager

dentro do data fazes:
    file>open database>acess

escolhes a tua base de dados

em seguida:

utilaty>data form disgn

das o nome ao form em seguida escolhes a tabela passas aquilo que queres que apareça e build,e puf tens o teu form feito ;)
    So me esta a dar um erro mas e de mares mesmo umas vezes polho tudo direito nao a problema outra ja nao da...Tenho que ver o que se passa...

14. motunning

motunning Power Member

nao sei se ja resolveste o problema, mas se precisares do codigo ou de algma explicação adicona-me DELETED

motunning

Última edição pelo moderador: 31 de Março de 2008
  15. Não exponhas assim o teu email para evitar que ele seja apanhado por spammers. ;)

E de qualquer forma se ele puser a dúvida no fórum, ela vai ser lida por mais gente e há mais hipóteses de ele encontrar a resposta que procura.

16. HecKel

HecKel The WORM

E de forma segura.

Se tiverem ajudas publicamente têm sempre um maior feedback e uma maior garantia de que não há cá tentativas de prejudicar o utilizador em questão, via PM e MSN não têm tanta confiança ainda para mais de pessoas estranhas.

Tenham em atenção à forma como pedem e recebem ajudas, sff.

17. Pauleta_Tubarao

Pauleta_Tubarao Power Member

ha também outro, que para mim é melhor o adodc
    para o activares vais a toolbar componest e procuras pelo microsoft ADO data control 6.0 (oledb) e selecionas-o.
    Para fazeres a ligação ao acess procuras o conectionstring>bild>fornecedor>microsoft jet 4.0>seguinte e no 1 procuras a base de dados.
    Para seleccionares a tabela que queres vais record sorce, no comand type é o 1, e comand txt é: SELECT * FROM (nome da tabela)
    depois para ligares uma caixa de texto ou o que quer que seja a ela vais ao data sorc e digitas o nome que deste ao adodc em seguida procuras a coluna que queres no datafiled.
    se o anterior já te dava bem então fica este para quem ainda andar a procura...(este corre modo que pus agora funciona com o acess 2003 o data é só com o 97)

Última edição: 8 de Abril de 2008

Partilhar esta Página