[VB6] Como criar uma grelha de "shapes"

Caveira

Power Member
Quero criar um jogo (coisa pequena) que funciona assim:

Temos uma grelha 8*12 (ou outros valores) de bolas de cores diferentes (5 cores). Quando o utilizador faz duplo clique numa bola, todas as outras bolas adjacentes (cima, baixo, esquerda, direita) da mesma cor desaparecem - esta verificação de adjacência é verificada em todas as bolas adjacentes - e quanto maior o número de bolas eliminadas numa jogada, mais pontos se ganham (aumento exponencial). Quando umas bolas são eliminadas, as que estão por cima caem para baixo.

Existem outros detalhes mas acho que não interessa estar agora aqui a explicar. Os algoritmos matemáticos eu consigo fazer. O que não sei fazer, é as funções e outras coisas do VB6 que tenho que utilizar para criar a grelha.

Podia desenhar um array de controlo de shapes (círculos), mas assim cada circulo teria um índice de 0 a 95 - eu preferia ter um array para as bolas com duas dimensões, para poder mexer com coordenadas. Se pudesse gerar as bolas/circulos/shapes (não sei o que lhe chamar) com código em vez de estar a desenhar aquilo tudo se calhar também era melhor. Não sei o que fazer...

Eu agradecia mesmo muito qualquer ajuda. Os algoritmos para depois calcular a pontuação, mover as bolas com coordenadas, guardar os movimentos anteriores, colorir aleatoriamente as bolas a quando da inicialização - esse tipo de coisas eu sei fazer. Btw, isto é para a PAT de 12ºano. O jogo seria relativamente simples, mas acho que teria a positiva garantida.
 
Back
Topo