[VB6] Conexão Base Dados em VB (e outras dúvidas)

RPortela

Power Member
Boas,

Eu estou a fazer um projecto que consiste numa aplicação de gestão de uma biblioteca escolar, com recurso a uma base de dados em Acess 2003, e em Visual Basic 6.

Acontece que uma das exigências seria de o programar funcionar em rede, dificuldade essa que eu ultrapassei (ou pelo menos penso ter ultrapassado) através da criação de uma pasta partilhada no servidor, e que depois é convertida numa unidade de rede em cada um dos computadores "cliente".
A informação sobre o "local" da base de dados está contida num ficheiro chamado servidor.ini que é carregado na execução do programa, e consoante o seu conteudo, vai representar a localização da base de dados.

O codigo que utilizo para fazer a ligação á base de dados é:

Código:
Dim caminho As String
Set cn = New Connection
    caminho = ReadINI("Geral", "Caminho", App.Path & "\servidor.ini")
    
    cn.ConnectionString = "Provider =Microsoft.Jet.OLEDB.4.0.0;" & _
                          "Data Source=" & caminho

    Set rsado1 = New Recordset
    rsado1.Open "Select * from livros order by codlivro", cn, adOpenKeyset, adLockOptimistic
    preenchercampos
a função preenchercampos foi uma função que criei para preencher todos os campos de que preciso.

Agora vem a lista das minhas duvidas/problemas que encontrei:

1-Aceitam-se sugestões para o nome do programa.

2-Como faço para preencher um datagrid através da ligação de que já falei anteriormente (código)?

3-Devido ao elevado numero de formulários, estou a pensar utilizar um formulário MDI, existe maneira de impedir que este formulário seja "minimizado", ou seja, que possam colocar o programa na barra de tarefas, mas que não possam reduzir o tamanho do formulario, penso que a melhor maneira de explicar é: Como se desactiva o botão de Maximizar Janela (esta opção não está nas propriedades).

4- [Resolvido]

5- [Resolvido]

6- uma ultima duvida, eu tenho uma tabela chamada login na base de dados, que contem os campos username e password, e queria tambem colocar mais um campo, que é o campo "tipo", que iria representar o tipo de utilizador, e assim remover/adicionar funcionalidades consoante o tipo de utilizador, como posso fazer isso?

são todas as dúvidas que tinha neste momento(fui acumulando ao longo dos últimos dias), e desde já peço desculpa por um tópico tão longo, contudo acho melhor juntar todas as dúvidas no mesmo tópico (visto que se trata da mesma linguagem) do que criar vários tópicos diferentes.


Cumprimentos,

 
Última edição:
Back
Topo