1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[VB6]Contagem de caracteres numa textbox

Discussão em 'Programação' iniciada por eXcept, 24 de Outubro de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 12534)

1. eXcept

eXcept Power Member

Viva.

Como é que posso fazer um contador de caracteres numa textbox? Ou seja, à medida que for escrevendo ir contando os caracteres?

Eu fiz uma coisa básica do género

Código:
    Private Sub txt_texto_KeyUp(KeyCode As Integer, Shift As Integer)
    char = char + 1
    lbl_char.Caption = char
    End Sub

mas isto não me resolve, por várias razões:

1. ele conta-me backspaces, etc, sempre incrementando o valor do char
    2. Se faço delete de uma só vez ao conteúdo todo da textbox, ele não me faz o refresh ao contador.

Ou seja, precisava mesmo de ler em tempo real a TextBox e calcular o seu "size" ou "lenght", mas não encontro nenhuma dessas propriedades numa textbox.

2. miguas

miguas Power Member

A função Len() dá te o nº de Caracteres numa String. Basta apontares para a textbox. Para a actualização em tempo real é que não estou a ver.. tentei usar o on change fazendo um refresh mas nunca consigo escrever mais de um caractere ...

:wow:

3. eXcept

eXcept Power Member

Funcionou relativamente bem

Código:
    Dim bla As String
    bla = Len(txt_texto.Text)
    lbl_char.Caption = bla
    End Sub
    só me identifica os Enters como dois caracteres! mas isso resolve-se. Tks ;)

4. chight

chight Power Member

simplifica isso.

lbl_char.Caption = Len(txt_texto.Text)
    End Sub

5. eXcept

eXcept Power Member

já o tinha feito. Foi só mesmo à pressa para testar. Tks ;)

6. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Se NÃO QUERES contar com os Enters:
    Código:
        lbl_char.Caption = Len(Replace(txt_texto.Text, vbCrLf, vbNullString))
    End Sub

Se QUERES contar com os Enters, como UM caracter:
    Código:
        lbl_char.Caption = Len(Replace(txt_texto.Text, vbCrLf, " "))
    End Sub

Um conselho: não ponhas no KeyUp. Põe no KeyPress.

Cumprimentos [[[[[[[[[[]]]]]]]]]]
    angelofwisdom

7. DarkevilPT

DarkevilPT Power Member

Boas, desculpem lá o desenterro do tópico, mas..
    Isso não funciona, desde quando é que dá para fazer Enter numa textbox em VB6?
    E depois esse código do len(variável) não actualiza a tempo real no vb6 o nr de variáveis na Label, alguém me pode ajudar?

Última edição: 14 de Maio de 2010
  8. Kayvlim

Staff Member

Se a propriedade MultiLine da textbox estiver como True (complementada pelas scrollbars, que estão numa propriedade à parte), podes perfeitamente ter Enters nela.

Não percebi a última frase - "esse código não actualiza a tempo real no vb6 o nr de variáveis na Label".

9. DarkevilPT

DarkevilPT Power Member

OK obrigado, pela primeira parte, estava a utilizar RichTextBox1, e estavam-me a dar problemas porcausa da base de dados.
    Quanto ao segundo ponto, eu pretendo por exemplo por uma label que diga quantos caracteres faltam para atingir o limite ex: "0 de 255 Caracteres" mas a variavel 0 há-de ser qq coisa len(richtextbox1), quando vou introduzir dados nessa richtextbox o valor da label não se altera.. mantêm-se com o que existe.

Voltando ao textbox:

Agora para uma outra coisa -> Label11.Caption = (Text8 * Text9) * 0.2 + Text8 & " €"
    Os valores das text8 e text9 são retirados duma base de dados acess, via adodc1, com os botões anterior, próximo etc.. a label mantêm-se com os dados fixos não altera conforme os botões pq não está direccionada á base dados, mas os valores do text8 e text9 mudam. Há forma de conseguir meter a label a alterar isso também?

Edit: Obrigadão com a dica da MultiLine, F*ck RichTextbox!!! Já me tá a bombar tudo!! (Mas continuo a espera duma dica acerca da actualização das labels)

Edit: Mais 1 pergunta noob, é possível guardar dados numa base de dados acess através do adodc1 registos com enters duma textbox?
    (Tou a ver que não, é que não sei como guardar por exemplo uma biografia num campo em acess via VB com textbox)

Última edição: 14 de Maio de 2010
  10. exprimenta por um timer
    ou entao chama de novo a funcao que fa essa conta a ver o que da...

11. DarkevilPT

DarkevilPT Power Member

Tasse obrigadão, vou ja testar, já digo se funca..

12. resposta

use assim fica mais facil.

Private Sub Text3_KeyUp(KeyCode As Integer, Shift As Integer)
    Lbl.Caption = Len(Replace(Text3.Text, vbCrLf, vbNullString))
    End Sub

13. Kayvlim

Staff Member

Sabes que uma criança nascida no dia em que este tópico foi aberto já está na escola, certo?

14. DarkevilPT

DarkevilPT Power Member

True Story

15. Morphine0225

Morphine0225 Power Member

Ah ah ah ah muitooooo bom! :D

Partilhar esta Página