[VB6] Iniciação às bases de dados

WinAce_Boy

Power Member
Boas,
Quero-vos pedir o que não encontro no google, da forma que quero. Estou farto de não saber trabalhar com base de dados, quero então aprender a fazê-lo mas ainda não encontrei um tutorial "de jeito" como se eu nunca tivesse visto aquilo à frente. O que consegui reter até agora é que existem mais do que uma forma para aceder a bases de dados.

Vim então pedir-vos se não for demasiado que me fizessem um pequeno programa exemplo, já com o código o mais simples e básico possível que aceda a uma bd feita em acess ou então que me explicassem passo-a-passo as operações necessárias para trabalhar com bds em programação, ou então as duas o que seria perfeito.

Muito obrigado desde já ;)
abraços!... :)
 
Não encontras nada no google?

Boas,
Quero-vos pedir o que não encontro no google, da forma que quero. Estou farto de não saber trabalhar com base de dados, quero então aprender a fazê-lo mas ainda não encontrei um tutorial "de jeito" como se eu nunca tivesse visto aquilo à frente. O que consegui reter até agora é que existem mais do que uma forma para aceder a bases de dados.

Vim então pedir-vos se não for demasiado que me fizessem um pequeno programa exemplo, já com o código o mais simples e básico possível que aceda a uma bd feita em acess ou então que me explicassem passo-a-passo as operações necessárias para trabalhar com bds em programação, ou então as duas o que seria perfeito.

Muito obrigado desde já ;)
abraços!... :)

O que mais por aí há são exemplos de ligações a bd com vb6

uma ajuda:
ligação a bd fazes isto

Código:
Public cnSQL As New ADODB.Connection 'variavel para conexao
no load do form metes isto

Código:
cnSQL.Open "Provider = Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source =" & Caminho da BD & ";Jet OLEDB:database Password='a tua password de bd se tiveres' "

aqui ja criaste a ligação

agora metes uma textbox por la e fazes isto
Código:
Dim rsTeste As New ADODB.Recordset
dim sql as String
 
sql = "SELECT campoXpTO from tabela WHERE Codigo =1"
rsteste.open sql, cnsql, 1,2
textbox1.text = rsTeste.Fields("Nome do Campo").value

e pronto tens a tua primeira ligacao a BD.

mas procura exmplos na net qu os tens muito bons.
 
Última edição pelo moderador:
obrigado pela resposta, percebi tudo menos "rsteste.open sql, cnsql, 1,2" - o que faz e para que serve o 1,2? é que ja vi isso sem o 1,2 e com.

abraços
 
obrigado pela resposta, percebi tudo menos "rsteste.open sql, cnsql, 1,2" - o que faz e para que serve o 1,2? é que ja vi isso sem o 1,2 e com.

abraços


podes por 1,2 podes por sem nada, ou podes sempre ver as opcoes q la tens :p
tem a ver com o tipo de cursor que queres utilizar e também com o tipo de lock que vais querer, podes por exemplo ter varios users a aceder ao mesmo tempo ao mesmo registo...
mas por exemplo le este artigo http://www.macoratti.net/ado_fast.htm já te ajudar qualquer
 
já consegui, agora que já sei trabalhar com bases de dados em vb6 gostava agora de aprender para vb.net pois estou a desenvolver um projecto em vb.net e necessito de aceder a bases de dados atraves dele.

agradeço deste ja a disponibilidade
abraços
 
Se quiseres para aceder a uma base de daods sql ponho te aqui como o fazer em 3tempos com exemplos e codigos para ler apagar e tudo isso da forma mais simples mas se for acess e complicado pois nao gosto nem nunca mexi muito nisso BD so mesmo SQL :S
 
Back
Topo