1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[VB6] Projecto de encriptação de pastas.

Discussão em 'Programação' iniciada por Kayvlim, 30 de Julho de 2006. (Respostas: 2; Visualizações: 1566)

1. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Heyz! Tudo bem?

Directamente ao assunto: estou a pensar (melhor: "a pedido de várias famílias" :-D) fazer um programa que teoricamente encripta ficheiros um a um dentro duma directoria. No entanto, após pensar mais um pouco, o que eu quero fazer (imaginação + sonhar = MicroSoft ;) espero é não ter tantos erros :-D ) é:
    - Uma pasta completa. Desaparece. É impossível ser acedida sem password.
    - Método de encriptação: RC4 (uso pessoal; se eu "comercializar" [freeware] o programa, mudo o algoritmo para um 100% grátis e seguro)

Depois de pesquisar, decidi acrescentar
    - duas pass's: uma dá o conteúdo verídico da pasta e a outra dá uma espécie de segunda pasta escondida, mas com tralhas que não interessam. Assim, se vos obrigarem a dar a pass, darão a do disco "falso" e não a do verdadeiro.
    - criaria um disco virtual com o conteudo das tais pastas; logo deixariam de ser pastas e passariam a ser discos.

As questões são:
    - como é que se cria um disco virtual?
    - VB6 é uma linguagem de programação aconselhada para o desenvolvimento de um programa deste género?
    - de que forma é que eu poderia passar o conteúdo de uma pasta para um disco virtual?

São muito abrangentes, mas agradeço a quem me possa ajudar; nem que seja com links para tutoriais (pt/ing ok ;) ) e etc.

Eu desenrasco-me com quase qualquer coisa que me puserem à frente relacionada com visual basic...

Obrigado a todos ;)

Cumprimentos [[[[[[[[[]]]]]]]]]
    angelofwisdom

2. _Neo__

_Neo__ Power Member

nao crias, mas podes converter uma pasta + ficheiros para um ficheiro só (lembrar limite de 2gb), depois de consequires esta conversão basta passares um codigo de cript por cima, aconselho a usares como pass nao a pass do user mas uma versão encriptada da mesma, dessa forma aumentas a quantidade de bits q podes usar para encriptação e não tens a pass guardada no ficheiro, o programa deve gerar automaticamente uma pass interna consoante o dia/hora a que se pede a criação do ficheiro, essa informação não fica explicita no conteudo mas podes acede-la nas propriedades do ficheiro (data de criação), quanto a entregares dados falsos usa o mesmo processo para criar o ficheiro correcto e depois intercala os dados dos dois aleatoriamente, podes mais uma vez usar a data ou alguns dos bytes de um dos ficheiros lembra-te que apesar de parecerem aleatórios, a rnd do vb não o é podes usar randomize <var> para mudar a tabala dos nrs supostamente aleatorios, dessa forma podes intercalar dados "aleatoriamente" e depois recuperalos com o mesmo metodo, aconselho pesquisares na net sobre encriptação antes de começares a escrever o código, esta arte está em usar coisas de que ninguem se lembre, vais encontrar exemplos aparentemente absurdos, que não deixam de ser extremamante eficientes

3. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

O meu método ridículo de encriptação iria envolver uma disquete. O programa criaria (Randomize Timer) um conjunto de bytes aleatórios e gravá-los-ia numa disquete - também encriptados com uma password dada pelo utilizador. Logo, se existisse um keylogger no pc do user, não conseguiriam desencriptar o ficheiro porque lhes falta a disquete; e se apanhassem a disquete, precisariam da password que só o user principal tem na cabeça.
    Se tivessem a pass e a disquete, então o user é que é irresponsável :-D

Acerca do programa, a tua ideia era basicamente RAR + Encriptar :-D a minha é essa... mas em vez de desencriptar e descomprimir para uma pasta, desencripta e transforma em disco virtual!

Partilhar esta Página