1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[VB6] Projecto de encriptação de pastas.

Discussão em 'Programação' iniciada por Kayvlim, 30 de Julho de 2006. (Respostas: 2; Visualizações: 1566)

  1. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Heyz! Tudo bem?

    Directamente ao assunto: estou a pensar (melhor: "a pedido de várias famílias" :-D) fazer um programa que teoricamente encripta ficheiros um a um dentro duma directoria. No entanto, após pensar mais um pouco, o que eu quero fazer (imaginação + sonhar = MicroSoft ;) espero é não ter tantos erros :-D ) é:
    - Uma pasta completa. Desaparece. É impossível ser acedida sem password.
    - Método de encriptação: RC4 (uso pessoal; se eu "comercializar" [freeware] o programa, mudo o algoritmo para um 100% grátis e seguro)

    Depois de pesquisar, decidi acrescentar
    - duas pass's: uma dá o conteúdo verídico da pasta e a outra dá uma espécie de segunda pasta escondida, mas com tralhas que não interessam. Assim, se vos obrigarem a dar a pass, darão a do disco "falso" e não a do verdadeiro.
    - criaria um disco virtual com o conteudo das tais pastas; logo deixariam de ser pastas e passariam a ser discos.

    As questões são:
    - como é que se cria um disco virtual?
    - VB6 é uma linguagem de programação aconselhada para o desenvolvimento de um programa deste género?
    - de que forma é que eu poderia passar o conteúdo de uma pasta para um disco virtual?

    São muito abrangentes, mas agradeço a quem me possa ajudar; nem que seja com links para tutoriais (pt/ing ok ;) ) e etc.

    Eu desenrasco-me com quase qualquer coisa que me puserem à frente relacionada com visual basic...

    Obrigado a todos ;)

    Cumprimentos [[[[[[[[[]]]]]]]]]
    angelofwisdom
     
  2. _Neo__

    _Neo__ Power Member

    nao crias, mas podes converter uma pasta + ficheiros para um ficheiro só (lembrar limite de 2gb), depois de consequires esta conversão basta passares um codigo de cript por cima, aconselho a usares como pass nao a pass do user mas uma versão encriptada da mesma, dessa forma aumentas a quantidade de bits q podes usar para encriptação e não tens a pass guardada no ficheiro, o programa deve gerar automaticamente uma pass interna consoante o dia/hora a que se pede a criação do ficheiro, essa informação não fica explicita no conteudo mas podes acede-la nas propriedades do ficheiro (data de criação), quanto a entregares dados falsos usa o mesmo processo para criar o ficheiro correcto e depois intercala os dados dos dois aleatoriamente, podes mais uma vez usar a data ou alguns dos bytes de um dos ficheiros lembra-te que apesar de parecerem aleatórios, a rnd do vb não o é podes usar randomize <var> para mudar a tabala dos nrs supostamente aleatorios, dessa forma podes intercalar dados "aleatoriamente" e depois recuperalos com o mesmo metodo, aconselho pesquisares na net sobre encriptação antes de começares a escrever o código, esta arte está em usar coisas de que ninguem se lembre, vais encontrar exemplos aparentemente absurdos, que não deixam de ser extremamante eficientes
     
  3. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Thanks :) parágrafos davam jeito, tho ^^

    O meu método ridículo de encriptação iria envolver uma disquete. O programa criaria (Randomize Timer) um conjunto de bytes aleatórios e gravá-los-ia numa disquete - também encriptados com uma password dada pelo utilizador. Logo, se existisse um keylogger no pc do user, não conseguiriam desencriptar o ficheiro porque lhes falta a disquete; e se apanhassem a disquete, precisariam da password que só o user principal tem na cabeça.
    Se tivessem a pass e a disquete, então o user é que é irresponsável :-D

    Acerca do programa, a tua ideia era basicamente RAR + Encriptar :-D a minha é essa... mas em vez de desencriptar e descomprimir para uma pasta, desencripta e transforma em disco virtual!
     

Partilhar esta Página