1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

vCore alto degrada CPU?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por The Golden Eagle, 12 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 1563)

1. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Boas,

Tenho esta duvida que me "atormenta", estou a usar 1.45v num 45nm da Intel...ora no site deles o limite é bem mais baixo...a vPLL já sei que degrada as CPU's, agora o vcore não tenho a certeza...

Podem me esclarecer sobre este assunto?

2. rav3n

rav3n Power Member

preocupa-te mais com o consumo, porque um cpu desses com esse vcore deve mandar-se para um TDP de 140W, e com as (temperaturas)

3. The Golden Eagle

Pois as temps estão controladas, agora o consumo não fazia ideia que escalava dessa maneira 8|. Ele de fábrica tem 65W de TDP...

Continuo com a duvida do vcore.. :)

4. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

1.45v é puxadó-te para um 45mm, supondo que é para o dia a dia.

5. rav3n

rav3n Power Member

não andei a calcular, foi um valor que mandei para o ar, mas se estiver errado não deve ser por muito

relativamente ao vcore: pelo menos a curto prazo não deve fazer mal

e não te esqueças que o proprio cpu vai degradando(mesmo em stock) ao longo do tempo
    tb é por isso(mas não só) que os VID's normalmente são bastante relaxados, isto para a frequencia de fabrica

Última edição: 13 de Fevereiro de 2009
  6. The Golden Eagle

Obrigado a ambos :)

Acabei por baixar o clock para 3.6Ghz e o vcore para 1.40v...

Cumprimentos,
    TGE

7. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Não falhaste por muito: 144W.

Com essa voltagem fica nos 127W ;)

Quem quiser, calcule aqui

Cumps ;)

8. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Penso que o que degrada o cpu (ele até em stock se degrada) é a sua temperatura de funcionamento... O vCore só por si não degrada mais, mas o seu aumento de temperatura consequente sim.

9. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Isto é capaz de ajudar:
    Cumps ;)

10. WindWalker

WindWalker Power Member

A fórmula da potência dissipada é mais ou menos assim: P = k * f * V²

Em que k é uma constante, f é a frequência de funcionamento e V é a tensão aplicada/de alimentação.

Como se pode observar, essa potência é proporcional à frequência de funcionamento:
    - Se f for dobrada, P é dobrada também: P' = k * 2f * V² = 2 * P)

e porporcional ao quadrado da tensão aplicada: com um aumento de (x*100)% em relação ao valor de Vcore original, a nova potência é P' = k * f * (1+x)² * V² = (1+x)² * P

Por exemplo, neste link:

Para um E8200 (2667MHz, 1.2V):

65 = k * 2667x10^6 * 1.2² => k ~ 16.925 nW/(Hz*V²)

Se se dobrar a frequência:

P' = k * 2f * V² = 2 * P = 2 * 65 = 130W

Se o Vcore for o dobro do original (x=1):

P' = k * f * (1+x)² * V² = (1+x)² * P = 2² * P = 4 * 65 = 260W

O que é novamente confirmado pelo site.

É devido ao facto de a potência ser proporcional ao quadrado da tensão aplicada que a temperatura aumenta mais devido ao aumento do Vcore do que devido ao aumento da frequência.

Espero que a parte de Matemática não seja muito confusa :p

Última edição: 13 de Fevereiro de 2009
  11. rav3n

rav3n Power Member

um cpu degrada/"gasta-se" com o uso normal, quer seja mantido fresco ou não. claro que quanto mais desfavoráveis as condições de operação, pior

12. Mordorr

Mordorr Power Member

Prefiro um CPU com Vcore 1.45, e a 33º graus, do que o mesmo stock a 50º graus.

Tb, em 3 anos é para mudar.....:P

13. Joao Doroana

Joao Doroana Power Member

Dificilmente se queima um CPU mas a voltagem danifica. Acho que com 1.4v num 45nm dá para mais que 3.6 não?

14. The Golden Eagle

Aqui só fica estável a 3.6Ghz com 1.48v....está visto que o limite desta gama é os 3.5/3.6Ghz em chips que tenham um pouco mais de qualidade. Digo isto porque:
    E5200 @ 3.5Ghz - 1.37v
    E5200 @ 3.6Ghz - 1.48v

O salto de voltagem para apenas 100Mhz é enorme...só mostra que o chip está a ser puxado mais que o que devia. Já o E7200, faz 3.8Ghz com 1.3*.

É a qualidade dos chips :)

Acabei por por o meu a 3Ghz com [email protected] com 1333Mhz de FSB, isto com apenas 1.21v. Se usar o multi mais alto:
    [email protected] com 960Mhz de FSB, e já pede 1.26v...

Última edição: 17 de Fevereiro de 2009

Partilhar esta Página