vCore alto degrada CPU?

The Golden Eagle

I quit My Job for Folding
Boas,

Tenho esta duvida que me "atormenta", estou a usar 1.45v num 45nm da Intel...ora no site deles o limite é bem mais baixo...a vPLL já sei que degrada as CPU's, agora o vcore não tenho a certeza...

Podem me esclarecer sobre este assunto?
 
Pois as temps estão controladas, agora o consumo não fazia ideia que escalava dessa maneira 8|. Ele de fábrica tem 65W de TDP...

Continuo com a duvida do vcore.. :)

não andei a calcular, foi um valor que mandei para o ar, mas se estiver errado não deve ser por muito

relativamente ao vcore: pelo menos a curto prazo não deve fazer mal

e não te esqueças que o proprio cpu vai degradando(mesmo em stock) ao longo do tempo
tb é por isso(mas não só) que os VID's normalmente são bastante relaxados, isto para a frequencia de fabrica
 
Última edição:
Penso que o que degrada o cpu (ele até em stock se degrada) é a sua temperatura de funcionamento... O vCore só por si não degrada mais, mas o seu aumento de temperatura consequente sim.
 
Isto é capaz de ajudar:
o que "mata" ICs é essencialmente eletromigration
pela destruição que causa nas micropistas

se calculares um tempo médio de vida de um processador (10 a 15 anos) e se lhe reduzires a esperança de vida em 50%, o que necessitaria de voltagens bem mais elevadas que aquelas patentes na imagem [1,44v num Intel Q9550], mesmo assim terias processador para 7,5 anos
isto claro, isolando outros factores que podem ter influência na "morte" de um cpu
de qualquer forma neste tempo que levo de hardware, já vi boards partirem numa nuvem de fumo, já vi fontes explodirem, já vi memórias morrerem do nada, discos DOA, mas até hoje nunca tive um único caso de processador avariado, nem um.

Cumps ;)
 
Pois as temps estão controladas, agora o consumo não fazia ideia que escalava dessa maneira 8|. Ele de fábrica tem 65W de TDP...

A fórmula da potência dissipada é mais ou menos assim: P = k * f * V²

Em que k é uma constante, f é a frequência de funcionamento e V é a tensão aplicada/de alimentação.

Como se pode observar, essa potência é proporcional à frequência de funcionamento:
- Se f for dobrada, P é dobrada também: P' = k * 2f * V² = 2 * P)

e porporcional ao quadrado da tensão aplicada: com um aumento de (x*100)% em relação ao valor de Vcore original, a nova potência é P' = k * f * (1+x)² * V² = (1+x)² * P

Por exemplo, neste link:


Para um E8200 (2667MHz, 1.2V):

65 = k * 2667x10^6 * 1.2² => k ~ 16.925 nW/(Hz*V²)

Se se dobrar a frequência:

P' = k * 2f * V² = 2 * P = 2 * 65 = 130W


Se o Vcore for o dobro do original (x=1):

P' = k * f * (1+x)² * V² = (1+x)² * P = 2² * P = 4 * 65 = 260W

O que é novamente confirmado pelo site.


É devido ao facto de a potência ser proporcional ao quadrado da tensão aplicada que a temperatura aumenta mais devido ao aumento do Vcore do que devido ao aumento da frequência.


Espero que a parte de Matemática não seja muito confusa :p
 
Última edição:
Penso que o que degrada o cpu (ele até em stock se degrada) é a sua temperatura de funcionamento... O vCore só por si não degrada mais, mas o seu aumento de temperatura consequente sim.

um cpu degrada/"gasta-se" com o uso normal, quer seja mantido fresco ou não. claro que quanto mais desfavoráveis as condições de operação, pior
 
Dificilmente se queima um CPU mas a voltagem danifica. Acho que com 1.4v num 45nm dá para mais que 3.6 não?

Aqui só fica estável a 3.6Ghz com 1.48v....está visto que o limite desta gama é os 3.5/3.6Ghz em chips que tenham um pouco mais de qualidade. Digo isto porque:
E5200 @ 3.5Ghz - 1.37v
E5200 @ 3.6Ghz - 1.48v

O salto de voltagem para apenas 100Mhz é enorme...só mostra que o chip está a ser puxado mais que o que devia. Já o E7200, faz 3.8Ghz com 1.3*.

É a qualidade dos chips :)

Acabei por por o meu a 3Ghz com 333*9@3000Mhz com 1333Mhz de FSB, isto com apenas 1.21v. Se usar o multi mais alto:
240*12.5@3000Mhz com 960Mhz de FSB, e já pede 1.26v...
 
Última edição:
Back
Topo