VDF - Preços, Contratos e Renegociações (Ler 1º post)

No fim da proposta da MEO vinha o seguinte texto:


A fibra da VODAFONE continua a ser GPON a nossa fibra já é completamente diferente com a nova NG-PON2. A actual tecnologia de fibra é suportada no GPON (Gigabit Passive Optical Network), uma tecnologia que possibilita que uma fibra seja partilhada por vários utilizadores, como se cada um tivesse uma fibra exclusivamente dedicada. Isto é feito utilizando a transmissão de luz em várias cores, ou comprimentos de onda, que são guiados por primas óticos (splitters) que conduzem as faixas aos destinatários, cada uma correspondendo a um canal de comunicação, ou seja dados de internet, voz ou TV.
A tecnologia NG-PON2 é uma evolução do GPON e garante o suporte a velocidades mais elevadas, fixando-se atualmente os máximos conseguidos nos 40 Gbps simétricos (para upoad e download) . Isso representa uma vantagem imediata em relação ao GPON, atualmente limitado aos 2,5 Gbps em download e 1,25 Gbps em upload. Na prática atualmente um utilizador de fibra com tecnologia Gpon consegue descarregar um vídeo ou fotos a uma velocidade até 2,5 Gbps, mas se quiser carregar esses mesmos ficheiros na Cloud só irá fazer o envio a metade da velocidade, no máximo de 1,25 Gbps.


Isto é verdade ou é apenas aquele blá blá blá comercial?
Sinceramente a isso não sei responder, mas temos cá users que estão mais a par disso e que de certeza saberão responder a isso.
Também fiquei curioso em relação a esse ponto muito interessante.
 
Sinceramente a isso não sei responder, mas temos cá users que estão mais a par disso e que de certeza saberão responder a isso.
Também fiquei curioso em relação a esse ponto muito interessante.

Quando li pela primeira vez pensei logo que era aquele palavreado para vender do estilo: "a nossa fibra é melhor" e tal...
 
Quando li pela primeira vez pensei logo que era aquele palavreado para vender do estilo: "a nossa fibra é melhor" e tal...
Sim eles realmente proclamaram que lançaram a tecnolgia NG-PON2 , mas se é verdade ou não, não sei.
Também não sei se a VDF portuguesa já tem, mas algumas Vodafone por esse mundo já tem o NG-PON2.
Nerusonu também gostava que se a Altice realmete já tem tecnolgia NG-PON2, apostassem de vez em velocidades simétricas mais altas como 500/500 pelo menos.
Tanta tecnologia para depois não passaram das velocidades de 100/100 simétrico..
Embora para a maioria do povo português seja mais que suficiente.
Agora se tem essa tecnologia, e a VDF continua a ser considerada a melhor operadora de internet em Portugal, algo não bate certo.
 
Última edição:
Então deve ser uma questão de tempo até essa implementação...
O que me cativou mais na MEO foi mesmo o facto de oferecer packs com mais vantagens e mais baratos, no entanto, também me deixou de pé atrás porque como se sabe, ninguém dá nada a ninguém.
 
Sim eles realmente proclamaram que lançaram a tecnolgia NG-PON2 , mas se é verdade ou não, não sei.
Também não sei se a VDF portuguesa já tem, mas algumas Vodafone por esse mundo já tem o NG-PON2.
Nerusonu também gostava que se a Altice realmete já tem tecnolgia NG-PON2, apostassem de vez em velocidades simétricas mais altas como 500/500 pelo menos.
Tanta tecnologia para depois não passaram das velocidades de 100/100 simétrico..
Embora para a mioria do povo português seja mais que suficiente.
Agora se tem essa tecnologia, e a VDF continua a ser considerada a melhor operadora de internet em Portugal, algo não bate certo.
E vai daí com o tal problema de bufferbloat olha que bem que me podiam pôr isto a 1gbps simétrico... Se bem que nunca dei por nada de anormal.
Então deve ser uma questão de tempo até essa implementação...
O que me cativou mais na MEO foi mesmo o facto de oferecer packs com mais vantagens e mais baratos, no entanto, também me deixou de pé atrás porque como se sabe, ninguém dá nada a ninguém.
Se dás prioridade aos canais provavelmente ficarás mais bem servido na Meo. Se das prioridade à net, o melhor será a VDF.
 
E vai daí com o tal problema de bufferbloat olha que bem que me podiam pôr isto a 1gbps simétrico... Se bem que nunca dei por nada de anormal. Se dás prioridade aos canais provavelmente ficarás mais bem servido na Meo. Se das prioridade à net, o melhor será a VDF.
Exactamente amigo, nem mais, mas só na parte do RF.
Mas também se queres um apoio a clientes melhor, esquece a Meo, aquilo é uma lastima e vergonhoso a falta de consideração aos cliente, aí a VDF dá 10 a 0
O Nerusonu está a pagar isso na pele actualmente.
 
Mas o @Nerusonu não é por só enviarem um técnico na terça-feira? Isso não tem nada a ver com o apoio ao cliente, isso seria se lhe dissessem que mais tarde ligavam para resolver o problema, como muitas vezes fazem.
No caso dele é porque há muitos agendamentos na zona dele e nisso o MEO (nem outro operador se fosse o caso) não pode fazer nada, até porque são empresas subcontratadas, não é ninguém do MEO que vai a casa dele.
 
Mas o @Nerusonu não é por só enviarem um técnico na terça-feira? Isso não tem nada a ver com o apoio ao cliente, isso seria se lhe dissessem que mais tarde ligavam para resolver o problema, como muitas vezes fazem.
No caso dele é porque há muitos agendamentos na zona dele e nisso o MEO (nem outro operador se fosse o caso) não pode fazer nada, até porque são empresas subcontratadas, não é ninguém do MEO que vai a casa dele.
Exacto. Não tenho serviço desde sexta por falta de espaço na agenda dos técnicos. O mais cedo é terça feira...
 
Última edição:
É chato mas quando é assim não há nada a fazer, e pode acontecer em qualquer operador basta ter o azar de haver muitas avarias numa zona. Que o apoio ao cliente do MEO é mau ninguém duvida mas neste caso não se trata disso.
 
Isso. Felizmente raramente tenho precisado deles excepto por causa das avarias(adsl) e agora desta(fibra). De qualquer forma conto receber um telefonema da parte da provedoria na segunda.
 
Mas o @Nerusonu não é por só enviarem um técnico na terça-feira? Isso não tem nada a ver com o apoio ao cliente, isso seria se lhe dissessem que mais tarde ligavam para resolver o problema, como muitas vezes fazem.
No caso dele é porque há muitos agendamentos na zona dele e nisso o MEO (nem outro operador se fosse o caso) não pode fazer nada, até porque são empresas subcontratadas, não é ninguém do MEO que vai a casa dele.
A Altice tem muitos colaboradores vinculados a empresa, a partida do momento que o cliente ficou sem serviço deveria ter nem que fosse na 2 feira um técnico a porta.
Lembro me de uma vez ter tido uma avaria na TV, e num domingo um técnico da PT ter vindo arranjar o problema.
Não vos querendo contrariar, é longe de mim isso, mas desde que a Altice pegou na PT essa parte piorou e muito.
 
A Altice tem muitos colaboradores vinculados a empresa, a partida do momento que o cliente ficou sem serviço deveria ter nem que fosse na 2 feira um técnico a porta.
Lembro me de uma vez ter tido uma avaria na TV, e num domingo um técnico da PT ter vindo arranjar o problema
Também já me aconteceu semelhante, avaria a uma sexta, técnico no sábado cá em casa. Mas de facto desta vez não foi possível. O que espero é que resolvam o mais depressa possível
 
No fim da proposta da MEO vinha o seguinte texto:


A fibra da VODAFONE continua a ser GPON a nossa fibra já é completamente diferente com a nova NG-PON2. A actual tecnologia de fibra é suportada no GPON (Gigabit Passive Optical Network), uma tecnologia que possibilita que uma fibra seja partilhada por vários utilizadores, como se cada um tivesse uma fibra exclusivamente dedicada. Isto é feito utilizando a transmissão de luz em várias cores, ou comprimentos de onda, que são guiados por primas óticos (splitters) que conduzem as faixas aos destinatários, cada uma correspondendo a um canal de comunicação, ou seja dados de internet, voz ou TV.
A tecnologia NG-PON2 é uma evolução do GPON e garante o suporte a velocidades mais elevadas, fixando-se atualmente os máximos conseguidos nos 40 Gbps simétricos (para upoad e download) . Isso representa uma vantagem imediata em relação ao GPON, atualmente limitado aos 2,5 Gbps em download e 1,25 Gbps em upload. Na prática atualmente um utilizador de fibra com tecnologia Gpon consegue descarregar um vídeo ou fotos a uma velocidade até 2,5 Gbps, mas se quiser carregar esses mesmos ficheiros na Cloud só irá fazer o envio a metade da velocidade, no máximo de 1,25 Gbps.


Isto é verdade ou é apenas aquele blá blá blá comercial?
É muito curioso eles andarem a fazer publicidade a algo tão técnico sendo que a eles são completamente contra a dar respostas mais técnicas aos clientes. Parece que ou estão a aprender com outras ISP's (não vou citar nomes para não ferir susceptibilidades) ou então estão de facto a evoluir.
Mais curioso ainda é eles publicitarem isso tudo como um mar de rosas e depois andam com os três serviços pendurados na mesma VLAN com multicast da TV, etc às cabeçadas na rede... Esses gajos são mesmo profissionais em tapar o sol com a peneira.
Para users mais avançados que queira uma rede bem divida sem protocolos específicos a "nadar" na rede tá bem lixado. Exemplo fácil cá do fórum é o @NotGeneric. O homem quer a rede separada e é obrigado a levar multicast na rede do serviço de TV a bater nas portas RJ45 all night long do servidor e PC, etc...

De qualquer forma, é facto que eles têm NG-PON2, é verdade que na TEORIA suporta os ditos 40Gbps, mas outra verdade que eles não dizem é que fazem por exemplo o tráfego OPO<>LX com 160Gbps (LOL) e que em horas de mais tráfego esse mesmo link anda todo saturado e por arrebentar. Eu não gosto de ser do contra nem muito menos andar aqui a vangloriar a Vodafone, mas no quesito "Backbone" são muito maus e ainda pintam como a melhor rede (para inglês ver).

Agora questiono-te, de que adianta eles terem essa tecnologia OLT<>Cliente sendo que OLT<>"Mundo" é uma desgraça, uma mess completa?
De que adianta eles anunciarem isso tudo sendo que nem o novo super router deles com o CPU BCM68380 suporta mais que 2,4Gbps de Download e 1,2Gbps de Upload?

Não vou me pronunciar sobre o que a Vodafone tem (até porque não posso) e de qualquer forma as ligações backbone da Vodafone não são feitas sobre GPON e por norma têm sempre uns 30% de "folga" face ao load máximo ao longo das 24 horas de um dia.

Consegues compreender?

Cheers
 
É muito curioso eles andarem a fazer publicidade a algo tão técnico sendo que a eles são completamente contra a dar respostas mais técnicas aos clientes. Parece que ou estão a aprender com outras ISP's (não vou citar nomes para não ferir susceptibilidades) ou então estão de facto a evoluir.
Mais curioso ainda é eles publicitarem isso tudo como um mar de rosas e depois andam com os três serviços pendurados na mesma VLAN com multicast da TV, etc às cabeçadas na rede... Esses gajos são mesmo profissionais em tapar o sol com a peneira.
Para users mais avançados que queira uma rede bem divida sem protocolos específicos a "nadar" na rede tá bem lixado. Exemplo fácil cá do fórum é o @NotGeneric. O homem quer a rede separada e é obrigado a levar multicast na rede do serviço de TV a bater nas portas RJ45 all night long do servidor e PC, etc...

De qualquer forma, é facto que eles têm NG-PON2, é verdade que na TEORIA suporta os ditos 40Gbps, mas outra verdade que eles não dizem é que fazem por exemplo o tráfego OPO<>LX com 160Gbps (LOL) e que em horas de mais tráfego esse mesmo link anda todo saturado e por arrebentar. Eu não gosto de ser do contra nem muito menos andar aqui a vangloriar a Vodafone, mas no quesito "Backbone" são muito maus e ainda pintam como a melhor rede (para inglês ver).

Agora questiono-te, de que adianta eles terem essa tecnologia OLT<>Cliente sendo que OLT<>"Mundo" é uma desgraça, uma mess completa?
De que adianta eles anunciarem isso tudo sendo que nem o novo super router deles com o CPU BCM68380 suporta mais que 2,4Gbps de Download e 1,2Gbps de Upload?

Não vou me pronunciar sobre o que a Vodafone tem (até porque não posso) e de qualquer forma as ligações backbone da Vodafone não são feitas sobre GPON e por norma têm sempre uns 30% de "folga" face ao load máximo ao longo das 24 horas de um dia.

Consegues compreender?

Cheers

E nāo esquecer que a comunicação entre o "modulo" que serve de ONT e o SOC principal (o tal BCM68380) é feita a Gigabit, por isso mesmo que fosse NG-PON2 (os 40Gbps de pura "areia para os olhos") nunca iria comunicar a mais de 1Gbps com o SOC. Isso só garante que se houver alguem a dizer que tem mais de ~960Mbps com o FiberGateway (por WiFi ou combinando Gigabit + WiFi) esta a dizer uma pura mentira ou o seu metodo de teste está completamente errado.

Cumprimentos
 
Boas noites a todos,

Ja tinha renovado na altura do jimjam mantendo o preço no 3P e aumentando a velocidade para 400/100, este mês quando recebi a factura o valor estava mais alto, falei para o 800 encaminharam-me para a facturação onde rapidamente deram com o erro e corrigiram, como na altura não me lembrei de pedir pedi para me trocarem o router para o 2.0 e a box para uma 4k pedi agora, aceitaram e mantive o preço 30€ foram 5 estrelas.

Agendaram na altura "terça feira" para sábado e no sábado lá fizeram a troca o técnico disse que tinha marcações em cima de marcações so para as 14 que tinha pedido ele tinha 3 marcações.
Para activar a box chegou a estar mais de 30 minutos ao telefone sem atenderem até ligar para os técnicos que lhe activaram aquilo em 5 minutos.
Por isso devem estar mesmo sobrecarregados
Cumprimentos
 
Boas noites a todos,

Ja tinha renovado na altura do jimjam mantendo o preço no 3P e aumentando a velocidade para 400/100, este mês quando recebi a factura o valor estava mais alto, falei para o 800 encaminharam-me para a facturação onde rapidamente deram com o erro e corrigiram, como na altura não me lembrei de pedir pedi para me trocarem o router para o 2.0 e a box para uma 4k pedi agora, aceitaram e mantive o preço 30€ foram 5 estrelas.

Agendaram na altura "terça feira" para sábado e no sábado lá fizeram a troca o técnico disse que tinha marcações em cima de marcações so para as 14 que tinha pedido ele tinha 3 marcações.
Para activar a box chegou a estar mais de 30 minutos ao telefone sem atenderem até ligar para os técnicos que lhe activaram aquilo em 5 minutos.
Por isso devem estar mesmo sobrecarregados
Cumprimentos

Quantos canais tens? 145 ou 180 canais?
 
...

Não vou me pronunciar sobre o que a Vodafone tem (até porque não posso) e de qualquer forma as ligações backbone da Vodafone não são feitas sobre GPON e por norma têm sempre uns 30% de "folga" face ao load máximo ao longo das 24 horas de um dia.
...

Isso das ligações backbone da Vodafone já foi chão que deu uvas...
Desde há um ano e tal que, aqui no meu sítio, o serviço da Vodafone anda miserável. À noite e ao fim de semana, é só congelamentos e pixelizações nas TV, mensagens que a rede está lenta , para tentar mais tarde e outras pérolas do serviço. :facepalm:
Já lhes disse claramente que é uma subdimensionamento do ponto de acesso e nada fizeram.
Fiquei a pagar mais na última renovação há 2 anos e, na altura, assumi a qualidade técnica como justificação para não mudar para mais barato.
Agora, já não se justifica e, se continuarem sem uma proposta competitiva, mudo mesmo.

Edit:
... O homem quer a rede separada e é obrigado a levar multicast na rede do serviço de TV a bater nas portas RJ45 all night long do servidor e PC, etc...
...
É o que me acontece também com a Vodafone!
 
Back
Topo