VDF - Preços, Contratos e Renegociações (Ler 1º post)

As questões abordadas pelo @fmdias são pertinentes e abrem outra perspectiva para haver renegociação ou não renegociação (e que antes nunca ninguém tinha proposto ). Esse mérito é dele e aqui fica também o meu reconhecimento pelo serviço público prestado pelo @fmdias

Brevemente a minha fidelização irá terminar e não tenciono negociar antes. Tenho neste momento 200/200 com oferta da box e pack plus por 26.90 ( apenas o desconto da box tem referido 24 meses, também tenho REDs) pelo que um preço novo de 26.9 + 5.5 da box = 32.4 seria aceitável.

@fmdias @pferreri

Tentei perceber o desenrolar da discussão nas últimas páginas e em suma entendi que:

Contratos de 2015 (os tais que estão agora a terminar os 2 anos), só poderão ser aumentados os seus valores caso ocorra comunicação por escrito?

Acontece que neste preciso mês tenho 2 contratos 3P a terminar a fidelização, ambos com condições muito benéficas (200Mbps por ~26€ e oferta das boxes).

Na altura não haveria referência portanto ao facto do valor dos 200Mbps ter um desconto associado, é isso?

Muito obrigado
 
parece que nao vejo aqui renegociacoes de tarifarios Fibra de 1Gbit. como devo comprar tv 4k no natal por essa altura devo dar uma ligadela. o preco que pago é algo elevado para o que tenho

Tentei negociar na retenção (apenas 3P). Não há promoções nem descontos. É o preço de tabela e pronto.

Se alguém conseguir algo diferente deixe aqui como conseguiu.
 
A minha fidelização terminou a 10-09-2017 e na factura de Setembro não tenho qualquer aumento, nem tão pouco fui informado de que seria aumentado. Continuo a pagar 25.89€ Na factura apenas a TvBox tinha a indicação de "desconto 24m", pelo que começaria agora a ser cobrada.

Quero agradecer publicamente ao user fmdias, que não tem sido tratado com o devido apreço, na minha opinião. Obrigado por me informares que poderia manter um contrato com condições mais vantajosas.

Nem era para responder mais aqui, mas cá vai o meu relato para que não tenhas também uma desagradável surpresa.

A minha fidelização acabou a 31 de agosto, a fatura de setembro (que é referente ao mês de agosto) ainda veio com o valor promocional. A última fatura recebida, do mês de setembro que chegou há 2/3 dias, já levou com o belo do aumento na mensalidade. As minhas faturas também não mencionavam qualquer período promocional no serviço tv net voz, apenas na box. Não fez diferença.

dxZs6vl.png
 
@fmdias @pferreri

Tentei perceber o desenrolar da discussão nas últimas páginas e em suma entendi que:

Contratos de 2015 (os tais que estão agora a terminar os 2 anos), só poderão ser aumentados os seus valores caso ocorra comunicação por escrito?

Acontece que neste preciso mês tenho 2 contratos 3P a terminar a fidelização, ambos com condições muito benéficas (200Mbps por ~26€ e oferta das boxes).

Na altura não haveria referência portanto ao facto do valor dos 200Mbps ter um desconto associado, é isso?

Muito obrigado


Não é tão linear.

Em síntese:
- Alguns contratos antigos que vão terminando de janeiro para cá, não têm menção de descontos associados e, terminada a fidelização, não sofreram aumentos (aqui debateu-se isso e há links de testemunhos: https://forum.zwame.pt/threads/vdf-...es-ler-1-pagina.878854/page-592#post-14607012 )
Alguns desses contratos perderam ofertas associadas (box, etc.) outros não.
A maioria dos clientes não arriscou chegar ao fim da fidelização e refidelizou-se por mais 5 ou 7 euros mensais...
Há relatos de alguns que receberam faturas com aumentos de cerca de 15 euros... não sei como ficou nem sei de nenhum que tenha reclamado formalmente ou recorrido a tribunal arbitral.

- Agora discutia-se a obrigatoriedade de comunicar "aumentos" de preços. Uns entendem que é um aumento, outros que é apenas o fim de um desconto. Nos contratos antigos não vem menção de descontos. Nas faturas correspondentes a esses contratos, umas explicitam descontos/ofertas e outras não.
Defendo a obrigatoriedade de comunicação de aumentos (ou mesmo fim de descontos) pelo menos nas situações em que os contratos nada dizem.

Os novos contratos (desde agosto de 2016) já têm nova redação que diz explicitamente que após os 24 meses o preço passa a ser o de tabela (se houve necessidade de acrescentar isto é porque não existia ou não era claro). Este acrescento permite que as operadoras aumentem sempre o preço no fim dos 24 meses, pressionando o cliente a uma refidelização que se torna quase impossível de evitar, mesmo depois de terem recuperado os custos iniciais. Mas ainda assim entendo que deverão avisar que o desconto vai acabar (e isto não é considerar o cliente um irresponsável, um coitadinho ou um chico esperto, como por aqui se tem dito). São as empresas que têm os sistemas informáticos, são as empresas que estão sempre a mudar as condições, os tarifários, as velocidades, as ofertas, os aumentos pontuais, os ordinários, os extraordinários, etc., pelo que deverão der elas a informar.
Os riscos de estar sempre em fidelização por 24 meses (e a preço mais elevado) pagar-se-ão mais cedo ou mais tarde (desemprego, mudança de casa, situações imprevistas, pessoas idosas, pessoas MUITO idosas, etc.) para muitos clientes.

A minha sugestão é que se leia bem o contrato que temos, que se procure informação/ suporte legal, e que cada um decida de acordo com a sua interpretação, os seus valores ou a sua carteira. E que reclame quando se sentir injustiçado. Ou que fidelizar por fidelizar que mude de operadora, pelo menos assim terão custos de instalação de 2 em 2 anos, até mudarem o procedimento abusivo.

cmpts
 
Obrigado, foi esse o meu entendimento no global.

Solicitei já a cópia de ambos os contratos, sendo que, ocorreu em ambos a renegociação para 200Mbps via telefone.

Darei feedback entretanto.
 
Nem era para responder mais aqui, mas cá vai o meu relato para que não tenhas também uma desagradável surpresa.

A minha fidelização acabou a 31 de agosto, a fatura de setembro (que é referente ao mês de agosto) ainda veio com o valor promocional. A última fatura recebida, do mês de setembro que chegou há 2/3 dias, já levou com o belo do aumento na mensalidade. As minhas faturas também não mencionavam qualquer período promocional no serviço tv net voz, apenas na box. Não fez diferença.

dxZs6vl.png


E o que é que estás a pensar fazer Craven?

Não achas que devias ter sido avisado?
Se ninguém reclamar e exigir o que pensa (ou tem a certeza) serem os seus direitos para o próximo ano será muito pior - para todos.
Porque é que a Anacom condenou a NOS e a MEO a voltar atrás com os últimos aumentos (ilegais) durante o período de fidelização? Porque 400 ou 500 reclamaram (já os restantes 200 ou 300 mil apenas se lamentaram e pagaram o aumento.

Quando terminou a minha fidelização na Vodafone não me ofereceram rosas. Enviaram-me uma fatura com 16€ a mais nos 2 red de 200 mg. Recebi a fatura por mail, passado 2 horas estava na loja para mudar o tarifário dos RED, um deles para outra operadora. Renegociaram-me os RED num contrato separado e mantive o preço do 3P, que não tinha sido aumentado. Se tivesse sido aumentado teria decidido em conformidade.

Espero que resolvas da melhor maneira.
E sobretudo não entendas isto como uma crítica nem sequer como um conselho. Tu saberás o que é melhor para ti.

cmpts
 
Neste momento tenho contracto com a VDF até meados de novembro e pago 25,89€ por:

- TV: 180 canais (oferta de pack plus)
- Net: 200MB / 20 MB
- Tel. fixo ilimitado
- Box: oferta
- Fidelização de 24 meses

Na factura tenho referido que a mensalidade é de 21,05€+IVA e, na secção de serviços complementares, desconto de 24 meses no pack tv plus e 24 meses de desconto na TV box.

Após uma primeira tentativa à 1 mês, hoje voltei a falar com a retenção e depois de recusar as propostas de tabela lá me fizeram ("excepcionalmente") a proposta de 32,40€ por:

- TV: 180 canais (oferta de pack plus)
- Net: 200MB / 100 MB
- Tel. fixo ilimitado
- Box (desconto de 2€)
- Fidelização de 12 meses

Por tanto, nada de novo do que já foi dito aqui no fórum. O mais interessante da conversa (sempre num tom bastante cordial) foi o facto do operador da VDF ter dito que, após o fim da fidelização, o valor da minha mensalidade não iria aumentar, ou seja: continuarei a pagar 25,89€, apenas perco os descontos do pack tv plus e da tv box. Esta conversa (gravada) confirma o que o user @fmdias tem dito. No entanto, com tanta diferença de negociações/confusões existente convêm cada um confirmar o seu contracto.

Outra dica: caso avancem para a renegociação façam-no perto do fim da renegociação, caso contrário, o novo contracto e respectivos aumentos (para quem ainda está com valores antigos), entram em vigor 48 horas após a renegociação/aceitação do novo contracto. Eu sei que esta dica é óbvia, mas com tantos pormenores em que é necessário pensar, por vezes, alguns escapam.

Espero ter ajudado.

Edit: as minhas desculpas, mas mencionei o user @PWP quando pretendia mencionar @fmdias
 
Última edição:
Neste momento tenho contracto com a VDF até meados de novembro e pago 25,89€ por:

- TV: 180 canais (oferta de pack plus)
- Net: 200MB / 20 MB
- Tel. fixo ilimitado
- Box: oferta
- Fidelização de 24 meses

Na factura tenho referido que a mensalidade é de 21,05€+IVA e, na secção de serviços complementares, desconto de 24 meses no pack tv plus e 24 meses de desconto na TV box.

Após uma primeira tentativa à 1 mês, hoje voltei a falar com a retenção e depois de recusar as propostas de tabela lá me fizeram ("excepcionalmente") a proposta de 32,40€ por:

- TV: 180 canais (oferta de pack plus)
- Net: 200MB / 100 MB
- Tel. fixo ilimitado
- Box (desconto de 2€)
- Fidelização de 12 meses

Por tanto, nada de novo do que já foi dito aqui no fórum. O mais interessante da conversa (sempre num tom bastante cordial) foi o facto do operador da VDF ter dito que, após o fim da fidelização, o valor da minha mensalidade não iria aumentar, ou seja: continuarei a pagar 25,89€, apenas perco os descontos do pack tv plus e da tv box. Esta conversa (gravada) confirma o que o user @PWP tem dito. No entanto, com tanta diferença de negociações/confusões existente convêm cada um confirmar o seu contracto.

Outra dica: caso avancem para a renegociação façam-no perto do fim da renegociação, caso contrário, o novo contracto e respectivos aumentos (para quem ainda está com valores antigos), entram em vigor 48 horas após a renegociação/aceitação do novo contracto. Eu sei que esta dica é óbvia, mas com tantos pormenores em que é necessário pensar, por vezes, alguns escapam.

Espero ter ajudado.


Boas!
Fiquei curioso com esta passagem (cito):
"O mais interessante da conversa (sempre num tom bastante cordial) foi o facto do operador da VDF ter dito que, após o fim da fidelização, o valor da minha mensalidade não iria aumentar, ou seja: continuarei a pagar 25,89€, apenas perco os descontos do pack tv plus e da tv box..."

Se tiveres oportunidade confirma isto, perguntando se podes prescindir (desligar) o pack tv plus e reduzir a mensalidade no valor correspondente.
 
Neste momento tenho contracto com a VDF até meados de novembro e pago 25,89€ por:

- TV: 180 canais (oferta de pack plus)
- Net: 200MB / 20 MB
- Tel. fixo ilimitado
- Box: oferta
- Fidelização de 24 meses

Na factura tenho referido que a mensalidade é de 21,05€+IVA e, na secção de serviços complementares, desconto de 24 meses no pack tv plus e 24 meses de desconto na TV box.

Após uma primeira tentativa à 1 mês, hoje voltei a falar com a retenção e depois de recusar as propostas de tabela lá me fizeram ("excepcionalmente") a proposta de 32,40€ por:

- TV: 180 canais (oferta de pack plus)
- Net: 200MB / 100 MB
- Tel. fixo ilimitado
- Box (desconto de 2€)
- Fidelização de 12 meses

Por tanto, nada de novo do que já foi dito aqui no fórum. O mais interessante da conversa (sempre num tom bastante cordial) foi o facto do operador da VDF ter dito que, após o fim da fidelização, o valor da minha mensalidade não iria aumentar, ou seja: continuarei a pagar 25,89€, apenas perco os descontos do pack tv plus e da tv box. Esta conversa (gravada) confirma o que o user @PWP tem dito. No entanto, com tanta diferença de negociações/confusões existente convêm cada um confirmar o seu contracto.

Outra dica: caso avancem para a renegociação façam-no perto do fim da renegociação, caso contrário, o novo contracto e respectivos aumentos (para quem ainda está com valores antigos), entram em vigor 48 horas após a renegociação/aceitação do novo contracto. Eu sei que esta dica é óbvia, mas com tantos pormenores em que é necessário pensar, por vezes, alguns escapam.

Espero ter ajudado.

Manterem-te a mensalidade base sem descontos já é muito bom. Nem todos têm essa sorte, mas eu sugeria ter isso escrito por e-mail e não por chamada. Porque mesmo gravada muitas vezes ela desaparece quando é em beneficio do cliente. Os e-mails tu ficas com uma cópia logo não há hipóteses deles negarem.

A proposta que te apresentaram também não é má de todo tendo em conta o panorama. Tens 200/100, box e packplus por 32.40€ e fidelização de apenas 12 meses o que te permite voltar a negociar daqui 1 ano.

Resumindo, vais ser aumentado renoves ou não. Se não renovares eles passam-te a cobrar no mínimo (isto se não aumentarem mesmo a mensalidade base) a box (5.5€) e o packplus (7.9€). Que dá um aumento de 13.4€, mas tens a vantagem de estar sem fidelização.

Renovando és aumentado em 6.51€, ficas com fidelização de 1 ano e com 100 Mbps de upload.

Tenta insistir na oferta da box para ver se consegues ficar nos 28.90€, mas não conseguindo na minha opinião renovar é a melhor opção se quiseres manter tudo pelo menor preço possível.
 
E o que é que estás a pensar fazer Craven?

Não achas que devias ter sido avisado?
Se ninguém reclamar e exigir o que pensa (ou tem a certeza) serem os seus direitos para o próximo ano será muito pior - para todos.
Porque é que a Anacom condenou a NOS e a MEO a voltar atrás com os últimos aumentos (ilegais) durante o período de fidelização? Porque 400 ou 500 reclamaram (já os restantes 200 ou 300 mil apenas se lamentaram e pagaram o aumento.

Quando terminou a minha fidelização na Vodafone não me ofereceram rosas. Enviaram-me uma fatura com 16€ a mais nos 2 red de 200 mg. Recebi a fatura por mail, passado 2 horas estava na loja para mudar o tarifário dos RED, um deles para outra operadora. Renegociaram-me os RED num contrato separado e mantive o preço do 3P, que não tinha sido aumentado. Se tivesse sido aumentado teria decidido em conformidade.

Espero que resolvas da melhor maneira.
E sobretudo não entendas isto como uma crítica nem sequer como um conselho. Tu saberás o que é melhor para ti.

cmpts
Sinceramente não estou para me chatear. Acho que está no meu direito ter sido informado da alteração de preços, foi isso mesmo que disse na loja várias vezes quando tentei renegociar o serviço. Mas a resposta era sempre a mesma, e para ter que escrever no livro de reclamações, ou escrever um email para a provedoria....não estou mesmo para me chatear. Que se lixe.

Entretanto aceitei o pacote mais ou menos standard de 100/100, smart router, pack plus, 2 mensalidades por 32.40€. A minha vida não é isto.
 
@Craven , como disse acima resolveste da forma que foi mais conveniente para ti. Muitas vezes escolhemos preservar a saúde e não nos enervarmos.
Minimizaste os "danos" com as duas mensalidades, ficando com um valor médio de 30€ mensais.
cmpts
 
Boas!
Fiquei curioso com esta passagem (cito):
"O mais interessante da conversa (sempre num tom bastante cordial) foi o facto do operador da VDF ter dito que, após o fim da fidelização, o valor da minha mensalidade não iria aumentar, ou seja: continuarei a pagar 25,89€, apenas perco os descontos do pack tv plus e da tv box..."

Se tiveres oportunidade confirma isto, perguntando se podes prescindir (desligar) o pack tv plus e reduzir a mensalidade no valor correspondente.

Foi o próprio operador da VDF que esteve a verificar o meu contracto e me disse que podia prescindir do pack tv plus e da box e manter a mensalidade de 25,89€. Fiz-lhe a pergunta 3 vezes e ele confirmou 3 vezes. Dito isto..

Manterem-te a mensalidade base sem descontos já é muito bom. Nem todos têm essa sorte, mas eu sugeria ter isso escrito por e-mail e não por chamada. Porque mesmo gravada muitas vezes ela desaparece quando é em beneficio do cliente. Os e-mails tu ficas com uma cópia logo não há hipóteses deles negarem.

Embora a chamada tivesse sido gravada, e caso opte por esta opção (manter o serviço sem fidelização) vou tentar ter isso por escrito. A minha experiência com os (diferentes) serviços de apoio ao cliente deixa-me sempre de pé atrás.

proposta que te apresentaram também não é má de todo tendo em conta o panorama. Tens 200/100, box e packplus por 32.40€ e fidelização de apenas 12 meses o que te permite voltar a negociar daqui 1 ano.

Resumindo, vais ser aumentado renoves ou não. Se não renovares eles passam-te a cobrar no mínimo (isto se não aumentarem mesmo a mensalidade base) a box (5.5€) e o packplus (7.9€). Que dá um aumento de 13.4€, mas tens a vantagem de estar sem fidelização.

Renovando és aumentado em 6.51€, ficas com fidelização de 1 ano e com 100 Mbps de upload.

Pelo que tenho lido aqui no fórum, realmente a proposta não é má e os 100 Mbps de upload interessam-me bastante. No entanto, ainda me faltam 42 dias para o fim da fidelização: espero que na véspera ainda consiga esta proposta ou melhor.
 
Pretendia 200/100mb + box c/ pack plus + tlf, como novo cliente. Tenho Reds já, mas ficam à parte.

O que "ofereceram": 28,90 + 5,50 + 7,50 = 41,90. Wtf? A sério que é isto que estão a oferecer a novos clientes?

Sendo assim nada feito.
 
Sim, isso. Sabia que me faltava algo. Confirmo que o upgrade custa 5€.

Mas isto é quase oferta de tabela, não? Estamos a falar de 46,90€, quando a maior parte dos users paga 32,40€ pelo mesmo serviço.

Eu pago 27,90€ na NOS portanto também não durmo na baliza. O que fazer agora? Isto é a melhor proposta para novo contrato?
 
Liguei para o 800 910 414. Linha de retenção, certo? Que me lembro foi para um 800 que eu negociei os meus Reds na altura.

Não sei mesmo o que fazer, os valores não são comportáveis. Mesmo com a conversa da MEO total 200, com 200/100, 200 canais por 34€~ (bluff) não pegou.

Alguma dica? Sou capaz de tentar em loja.
 
Liguei para o 800 910 414. Linha de retenção, certo? Que me lembro foi para um 800 que eu negociei os meus Reds na altura.

Não sei mesmo o que fazer, os valores não são comportáveis. Mesmo com a conversa da MEO total 200, com 200/100, 200 canais por 34€~ (bluff) não pegou.

Alguma dica? Sou capaz de tentar em loja.
Eu sábado vou tentar na loja oficial de rio tinto no Porto, vamos a ver.
 
Liguei para o 800 910 414. Linha de retenção, certo? Que me lembro foi para um 800 que eu negociei os meus Reds na altura.

Não sei mesmo o que fazer, os valores não são comportáveis. Mesmo com a conversa da MEO total 200, com 200/100, 200 canais por 34€~ (bluff) não pegou.

Alguma dica? Sou capaz de tentar em loja.
Eu sábado vou tentar na loja oficial de rio tinto no Porto, vamos a ver.
 
Back
Topo