1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

VDF - Preços, Contratos e Renegociações (Ler 1º post)

Discussão em 'Vodafone' iniciada por PWP, 7 de Setembro de 2014. (Respostas: 29868; Visualizações: 2815505)

1. Zngya

Zngya Power Member

Tudo tanga da parte deles.

Típica conversa de enrolar. Quando mostrares comprovativo ou o que for eles dizem que ou a campanha já não está em vigor ou que não estás elegível naquele momento.

2. ArcadeFire

ArcadeFire Power Member

É o mais certo.

3. Jorge2210

Jorge2210 Power Member

Boa tarde malta.

O meu tarifário já está ativo, já me baixaram o valor do upload.

No entanto ainda não tenho os canais do pack plus. Na box ainda diz que tenho de comprar. Alguém sabe se tenho de comprar e depois desconta na mensalidade ou é melhor esperar?

4. Blue Zee

Blue Zee Power Member

O desconto funciona como um crédito.

É preciso subscrever, aparece debitado mas logo a seguir aparece o crédito do desconto.

5. fmdias

fmdias Power Member

Como vês um pedido de desligamento abre logo um conjunto de possibilidades que antes não existiam.

Agora podes insistir cordialmente e com argumentos nesse tarifário, deixar desligar e contratar de novo ou mudar de operador . Mas se eles perceberem que não pretendes mudar de operador é mais difícil proporem as melhores condições.

6. Jesuita

Jesuita Power Member

Uma ajuda por favor.

Fui a uma loja Vodafone para fazer a alteração de titular do meu telemóvel para o titular da Vodafone casa e não me deixaram devido a uma dívida de 2012!!

Axho que já perguntei aqui mas cá vai de novo.

Existe alguma entidade a que possa recorrer para que o meu NIF seja desbloqueado? Ou só pagando mesmo?

Eu nem me importaria de pagar o valor (são 40€) mas custa-me um bocado pois em quase 6 anos não fui contactado uma única vez pela Vodafone que tem todos os meus dados, morada, número telemóvel pessoal, email, etc...

7. aPuL

aPuL Power Member

As dívidas prescrevem ao final de 6 meses mas só se as pedirmos. Para isso tens de enviar uma carta registada com aviso de recepção e pedir a prescrição da dívida de acordo a lei dos serviços essenciais... (procura na net).
    Nestas situações de operadores de rede o que costuma acontecer é que, se não pagares, não acedem a campanhas em vigor.

8. Jesuita

Jesuita Power Member

Então nesse caso de nada serve pedir a prescrição uma vez que continuarei bloqueado na Vodafone, certo?

9. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Sim, enquanto a dívida estiver por pagar está numa "lista negra".

E isto nada tem a ver com prescrição.

10. OkiDookie

OkiDookie Power Member

Parece-me haver aqui uma ligeira confusão.

Se nos for comunicada uma conta com mais de 6 meses não temos que as pagar, ou seja, se por falta de comunicação do prestador do serviço decorrerem pelo menos 6 meses da data respeitante à fatura, podemos reclamar o seu não pagamento.

Sobre dívidas, nomeadamente a Operadores de telecomunicações, decorridos 5 anos após essa dívida, a mesma perante a lei passa a ser incobrável, ou seja, nunca poderá existir por exemplo uma penhora de bens por essa dívida.
    No entanto, o registo da dívida não é apagado, pelo que os Operadores podem não instalar mais qualquer serviço até que o valor seja liquidado.

São duas situações distintas e parece-me que as estão a misturar com a questão dos “6 meses”.

11. Jesuita

Jesuita Power Member

Amanhã vou ligar para lá, pagar a coisa e tentar recuperar o dinheiro em descontos Vodafone :)

Obrigado pelo esclarecimento.

12. RicardoTavares

RicardoTavares Power Member

É preferível mudar de titular antes de acabar a fidelização e portanto renegociar?
    ou
    Após acabar a fidelização, fazer uma nova fidelização como novo cliente?

13. Novas fidelizações (em campanha até dia 25) só consegues:

145 canais
    100/100
    Telf.
    28,90€ (c/box e smart router)
    Oferta de 2 meses se aderires ao débito direto +25€ em videoclub
    Ou, 1 mês de oferta

Já li relatos que conseguem bons preços depois de passar o período de fidelização...

14. Tens que adquir o pacote! O desconto é feito na fatura

15. Raen

Raen Power Member

Podes recusar o pagamento da dívida e invocar prescrição por e-mail à prórpia Vodafone.

Também tinha uma dívida à Clix de 2009, e em 2013, o departamento de contencioso da Sonae contactou-me para proceder ao pagamento da dívida. Como já não me lembrava nem sabia de que dívida se poderia tratar, lá tratei de questionar qual o período de facturação da dívida, para confrontar com as facturas e comprovativos de pagamentos que tinha, e sempre que obtia uma resposta, esta vinha acompanhada de ameaça de pagamento caso contrário seguia para via judicial (com sublinhados, negritos, enfim, uma festa).

Achando que a dívida já estava distante e que tinha de haver alguma forma de me isentar dela (eram 15 € + 6 € de juros de mora + 5 € de custos administrativos - ah, que engraçado!), lá fui pesquisar e com ajuda de uns artigos da DECO lá descobri que as telecomunicações são consideradas pela Lei como um serviço essencial, e como tal as dívidas prescrevem ao final de 6 meses. Para tal, o fornecedor do serviço tem que nesses 6 meses tratar da cobrança da dívida, e em caso negativo, instaurar processo judicial. Após isso, chapéu.

Enviei o seguinte e-mail, e a resposta foi curta e grossa, que o processo ia ser arquivado (magia!!). Deixo aqui o corpo do e-mail, pode ser útil:

Os prestadores de bens e serviços mesmo sabendo que as dívidas já prescreveram, tentam na mesma cobrá-las, aproveitando-se da possível desinformação e ignorância do consumidor. Infelizmente cabe ao consumidor invocar a prescrição. É só mais um exemplo de que a Lei do Consumo protege o consumidor, e ao mesmo tempo não o protege, na medida em que não deveria ser necessário ter que ser o consumidor a ter que invocar a prescrição da dívida.

Deco denuncia: dívidas prescrevem, mas cobrança continua

https://www.dinheirovivo.pt/economia/deco-denuncia-dividas-prescrevem-mas-cobranca-continua/

Carta-tipo Prescrição de Consumos

https://www.deco.proteste.pt/casa-e...t-telefone/cartas-tipo/prescricao-de-consumos

http://antoniosoaresrocha.com/direito/prescricao-das-dividas-de-telefone-fixomovel-tv-e-internet

16. Ffc

Ffc

Liguei para a Vodafone e dizem que não estão em campanha nenhuma. Onde viram que está em campanha?

17. Blue Zee

Blue Zee Power Member

@Raen
    Estás também a confundir a prescrição da dívida com a "lista negra" das empresas de telecomunicações.

Ninguém exigiu o pagamento da dívida, apenas recusaram fazer contrato.

18. Jesuita

Jesuita Power Member

Obrigado @Raen

Para todos os efeitos, legalmente a Vodafone não me está a obrigar a pagar nada.

O que aconteceu foi que ia fazer uma alteração contratual e eles disseram "não vai não senhor porque tem uma dúvida para connosco, se a quiser pagar podemos dar seguimento ao processo, caso contrário não podemos fazer nada"

Portanto, correndo o risco de esta tal lista negra ser partilhada entre operadores resta-me, acho, pagar e seguir em frente.

A única coisa que acho anormal é que que uma entidade que sabe onde moro, sabe os sites por onde navego em casa, sabe os meus contactos pessoais e empresariais, em 6 anos nunca vieram reclamar nada...

19. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Tanto quanto sei a lista negra é partilhada.

Se sabes que a dívida existe não percebo porque dizes que não a reclamaram.

Mas admiro a decisão de regularizar a situação.

20. Billkid

Billkid Power Member

Efetivamente o incumprimento de pagamento tem consequências gravosas para o titular q n cumpre com o pagamento. É colocado em lista negra e as operadoras partilham as listas à semelhança do incumprimento e financiamento nos Bancos.

Fugir as responsáveis é dar tiro nos pés, se não tem capital faz um acordo de pagamento e limpa o nome da lista.
    Clientes com histórico de incumprimento tem contratos menos agradáveis e dificuldades na negociação, dado a probabilidade de se verificar RISCOS de incumprimento.