VDSL mediaDSLAM em Portugal

Deixa-me te dizer que detesto essa atitude tua de arrogância.
Não é arrogancia, é apenas a verdade. Eu não tenho talento para professor e tenho grande dificuldade em explicar conceitos que têm dependencia de centenas de outros. Não tenho a capacidade de condensá-los num post, e foi isso que eu disse. Não é para fazer show-off ou algo semelhante.
Estar aqui a explicar redes é offtopic.

Chamar ao TCP camada é jargão usual, a palavra "camada" não tem ser literalmente a definição do modelo OSI. Olha aqui: "The protocol corresponds to the transport layer of TCP/IP suite."

Em ultimo caso a PT pode decidir que o trafego para... itunes, dropbox, google drive, grooveshark é menos prioritário que o trafego para o musicbox ou ptcloud. Pior, agora imagina que serviços bem mais pesados e mais concorrentes (€€) com produtos dos operadores apareciam cá.. netflix por exemplo. Era o choro completo dos operadores.
Claro que pode e os operadores americanos já estão a chorar. É por isso que a discussão de leis sobre Net Neutrality está na ordem do dia. Os políticos neste momento estão a empurrar com a barriga mas brevemente vão ter de legislar. E o que decidirem determinará o futuro da própria Internet.

Neste momento a Netflix e afins usam efectivamente a rede dos operadores de borla, recebem dinheiro do cliente final enquanto que os operadores têm de disponibilizar cada vez mais e mais capacidade sem subir os preços. O pessoal aqui queixa-se que só há ISPs grandes e que os pequenos são comprados, mas ao mesmo tempo querem poder sacar mais e mais dados sem pagar mais ao final do mês. O resultado é que não dá para tudo e os ISPs têm por isso de prioritizar o que é mais importante: HTTP.



Mas já parávamos com esta discussão, há pelo menos dois tópicos sobre TS. Eu quero é saber no que consistia efectivamente este VDSL e porque razão seria melhor que o ADSL normal a distâncias significativas (que não me parece fisicamente possível sem instalar linhas novas).
A mim parece-me que os tais "100 Mbps a 5km" era com linhas novas, nomeadamente trocar o par entrançado por coaxial.
 
Última edição:
Não é arrogancia, é apenas a verdade. Eu não tenho talento para professor e tenho grande dificuldade em explicar conceitos que têm dependencia de centenas de outros. Não tenho a capacidade de condensá-los num post, e foi isso que eu disse. Não é para fazer show-off ou algo semelhante.
Estar aqui a explicar redes é offtopic.

Chamar ao TCP camada é jargão usual, a palavra "camada" não tem ser literalmente a definição do modelo OSI. Olha aqui: "The protocol corresponds to the transport layer of TCP/IP suite."

Só me estás a dar razão, foi exactamente o que eu disse e o contrário do que tu disseste, Traduzido quer dizer " O protocolo corresponde à Transport Layer do TCP/IP suite...

Diz-me nessa frase onde eles chamam TCP à Layer. TCP não é Layer. TCP é um protocolo que está numa Layer, percebeste? Assim como o UDP está na mesma Layer. Assim como o IP está noutra Layer (neste caso Layer 3 do modelo OSI). Lê o meu tópico mais umas vinte vezes.

E eu expliquei-te no meu tópico inicial sabes porque? Porque o teu tópico estava cheio de conceitos completamente errados, onde revelas um profundo desconhecimento tanto teórico como prático de redes.

E por favor quanto começares a trabalhar não uses esse jargão inexistente. E sê mais humilde, que vê-se mesmo que és um gajo que ainda anda na universidade.

Cumprimentos.
 
Última edição:
"O protocolo corresponde à camada".
corresponder
v. intr.
2. Ser igual, equivaler, retribuir condignamente.

E eu expliquei-te no meu tópico inicial sabes porque? Porque o teu tópico estava cheio de conceitos completamente errados, onde revelas um profundo desconhecimento tanto teórico como prático de redes.
Estás a chamar incompetentes a todos os docentes que me avaliaram, alguns autoridades mundiais na matéria, é de obra!

E por favor quanto começares a trabalhar não uses esse jargão inexistente. E sê mais humilde, que vê-se mesmo que és um gajo que ainda anda na universidade.
Já comecei a trabalhar há vários anos e nunca tive quaisquer problemas de comunicação com os meus colegas ou superiores. Muito menos fui acusado de falta de humildade e sou conhecido por ser directo.
 
"O protocolo corresponde à camada".
corresponder
v. intr.
2. Ser igual, equivaler, retribuir condignamente.

Estás a chamar incompetentes a todos os docentes que me avaliaram, alguns autoridades mundiais na matéria, é de obra!

Já comecei a trabalhar há vários anos e nunca tive quaisquer problemas de comunicação com os meus colegas ou superiores. Muito menos fui acusado de falta de humildade e sou conhecido por ser directo.

Boas.

Então se és directo, vou ser directo. Estás errado. TCP é protocolo, nunca uma camada. Não existe camada TCP em nenhum sítio, nem no modelo OSI, nem no modelo TCP/IP. Existe Transport Layer nos dois models, que é onde o protocolo se encontra inserido.

Mas o off-topic por mim acaba aqui.

Cumprimentos.
 
Transmission Control Protocol
Ainda não percebi qual é a confusão que aqui vai. O TCP é um protocolo (está definido no nome, porra!)

O TCP, entre outros protocolos, está incluso na camada 4 do modelo TCP/IP.

Não podemos dizer que o TCP é uma camada... porque assim o UDP, RTP, etc (que também estão na camada 4), não seriam protocolos, e sim camadas... ao mesmo nível! E são completamente diferentes!

E já agora, não misturar modelo TCP/IP com TCP...
 
A confusão que aqui vai é embirrarem que uma palavra tem de ser lida literalmente, sem assumir interpretações de natureza prática. É óbvio que TCP não é literalmente uma camada do modelo. Mas na prática chama-se camada TCP em termos de software, equipamento de rede, etc. É jargão. Um equipamento que lida com TCP diz-se que mexe na camada TCP. Isto significa que lida com a camada na qual o TCP é usado. Nunca vi ninguém a dizer "olha, aquele router vai à camada de transporte".
 
Ok, mas o que já andavam aqui a discutir é se o TCP é um protocolo ou uma camada!

Obviamente que o jargão muitas vezes induz em erro, e foi este o caso. Às vezes tomar o todo pelas partes ou as partes pelo todo, faz isto acontecer. Mas é natural, na gíria, se dizerem coisas que nós percebemos, e quem está de fora pode não perceber ou percebe mal. E quem vier a este tópico, naturalmente que vai perceber mal, se não souber a gíria.
 
Transmission Control Protocol
Ainda não percebi qual é a confusão que aqui vai. O TCP é um protocolo (está definido no nome, porra!)

O TCP, entre outros protocolos, está incluso na camada 4 do modelo TCP/IP.

Não podemos dizer que o TCP é uma camada... porque assim o UDP, RTP, etc (que também estão na camada 4), não seriam protocolos, e sim camadas... ao mesmo nível! E são completamente diferentes!

E já agora, não misturar modelo TCP/IP com TCP...

Boas.

O TCP/IP network model é o modelo "original" com 4 layers, e o TCP está na Transport Layer (assim como o UDP por exemplo). A diferença é que o modelo OSI separa mais as layers. Mas também as upper layers é tudo mais abstracto (até chegar à Layer 4).

Cumprimentos.

A confusão que aqui vai é embirrarem que uma palavra tem de ser lida literalmente, sem assumir interpretações de natureza prática. É óbvio que TCP não é literalmente uma camada do modelo. Mas na prática chama-se camada TCP em termos de software, equipamento de rede, etc. É jargão. Um equipamento que lida com TCP diz-se que mexe na camada TCP. Isto significa que lida com a camada na qual o TCP é usado. Nunca vi ninguém a dizer "olha, aquele router vai à camada de transporte".

Boas.

É jargão na tua área, na minha não é de certeza.

E eu não "embirrei" por isso, mas sim pelo facto de tu teres afirmado que eu me tinha enganado e não estares aqui com tempo para me ensinares, lá do alto da tua sapiência. Tu estás num fórum de troca de ideias e conhecimentos, se alguém, na tua opinião, comete um erro, corriges. Agora não vens para aqui com conversa que está errado e eu com as minhas 20 cadeiras de redes não tenho tempo para isso. Se não tens tempo, estás calado pura e simplesmente, é o que eu faço muitas vezes aqui, mas quando se corrige, é explicar até ao fim.

E relativamente ao router com componentes Layer 4, diz-se mesmo router Layer 4 ou com componentes Layer 4. Essa do Router que mexe com a camada TCP nunca ouvi, até porque o português raramente se usa na área.

Cumprimentos.
 
Para meter lá o VDSL tinham de comprar o equipamento. Para meter lá fibra teriam de passar cabo. Creio que sai mais barato passar cabo do que comprar equipamentos...
E de qualquer das formas, não há interesse em investir nas zonas remotas... infelizmente é uma realidade... e o mais provável é nem fibra nem VDSL. É o que a linha aguentar...

Sinal de telefone.. e é um pau.

Supostamente, a PT deu um salto, ADSL > VDSL > GPON.
 
Sabem o que é que a PT podia fazer para poupar dinheiro e acabar com essa treta do TS por causa do p2p e deixar todos contentes? Podia dar acesso a newsgroups decentes e rápidos para todo o povo, que rapidamente todos começavam a migrar do p2p para newsgroups onde se pode encontrar tudo e mais alguma coisa. Talvez investiam numa infraestrutura do género em Portugal, tipo eles não iam abrir um datacenter em Portugal 'dos melhores da Europa?' pois que aproveitem esse facto e disponibilizem newsgroups de jeito com alta retenção que o storage até está barato hoje em dia e até podiam depois vender/alugar o serviço a terceiros! E se não quiserem investir em infraestrutura própria sempre podem alugar da giganews ou astraweb por exemplo, de certeza que o 'melhor ceo' da europa podia chegar a um 'deal' decente e poupariam dinheiro com essa medida.
 
Back
Topo