Vectorização a partir de uma foto real

madafakapc

Power Member
Qual é o procedimento para poder obter uma vectorização nas melhores condições através de uma fotografia de imagem real, isto é, que caracteristicas deve ter essa foto para se converter da melhor forma em imagem vectorial.

Imaginando que a foto se refere a um objecto por exemplo ou a pessoas, de que forma conseguimos a melhor conversão, com que fundos devemos por exemplo trabalhar para obter a foto que melhor resulte.

Obg
 
Existem programas que te fazem isso, eu por exemplo uso o potrace que tem a capacidade de traçar uma imagem para svg no entanto são métodos antigos e provavelmente hoje em dia existem melhores programas para o fazer e com melhor adaptação à imagem inicial na imagem final.
Podes procurar por programas " software to convert png to svg".
É importante que percebas a importância da extensão inicial da imagem porque existem diferenças entre um jpg e um png por exemplo o png é melhor.

Uma outra opção seria o desenho via foto inicial e traçar as definições das formas no desenho final em vector.

Se bem me lembro dos testes que eu fiz com o potrace a cor das imagens tinha importância e a imagem resultante devia ser simples para depois ser fácil trabalhar com a forma num projeto vector depois dás-lhe a cor novamente.

Deixo-te um exemplo

NT6fWVA28F1a.png

wSk3jDvSTezT.png


*tive de colocar a imagem svg em png porque não se poderia ver no serviço de host de imagem que uso. A imagem svg não fica tão escura e ao usar o GIMP o branco perde-se.

Podes usar Gimp para por exemplo redesenhar uma imagem.

Usos ↓ programa potrace + convert

joao@A-F-K31DA-K31DAG-K20DA:~/1$ convert emoti.png emoti.png
joao@A-F-K31DA-K31DAG-K20DA:~/1$ convert emoti.png emoti.pnm
joao@A-F-K31DA-K31DAG-K20DA:~/1$ potrace emoti.pnm -s -o emoti.svg

O potrace como se ve vai ao simples podes ver se quiseres se existem opções para obter imagens mais acordes ao que pretendes.

No windows certamente tens programas para fazer isto sem qualquer problema no meu caso uso programas livres e sistema GNU/Linux.

https://stackoverflow.com/questions/1861382/how-to-convert-a-png-image-to-a-svg
 
Última edição:
O Adobe Illustrator permite-te fazer isso.

Se tiveres o programa (ou sacares e usares sempre que precisares) basta abrires o programa com a imagem em questão e rasterizares a imagem original, em alguns segundos cria-te um ficheiro de imagem em svg - é um processo rápido.
 
Back
Topo