Vectorizar apenas o contorno (como?)

xXFlipPTXx

Power Member
Boas,
alguém pode dar-me uma dica como vectorizar um logo apenas no seu contorno, ou seja, "não vectorizar" o interior para não perder qualidade?
Por exemplo, tenho um logótipo com duas letras apenas em que foram inseridas duas imagens, uma em cada letra usando PowerClip ou Clipping Mask. Quando vou a vectorizar perde qualidade...Já vectorizei de várias maneiras e no máximo de qualidade/detalhe no Corel Draw, AI, vector conversor online etc, e todas perdem a qualidade... essas mesmas imagens tem vários pormenores e gradientes, depois de vectorizado fica tipo em camadas, horrível.
Um gráfica enviou-me o mesmo logo vectorizado e reparei que só tem curvas apenas no contorno das letras mas no interior das mesmas não tem nenhum ponto e nem perdeu qualidade das imagens.
Alguém pode me ajudar a explicar essa tarefa que parece simples?
Obrigado.
 
Sempre podes refazer o logo com a pen tool. Visto ser duas letras, nao deve ser assim muito complicado.

O que a grafica deve ter feito é ter numa layer, vectorizacao das letras, e na layer abaixo, as imagens com a clipping mask limitado pelo tal contorno.
 
Que eu saiba, não é possivel. Não existe uma imagem "vectorizada", existe é ficheiros com logo vectorizado de onde exportas a imagem para bitmap, png, jpg, etc.

Exemplo de uma imagem de um carro em 3D. A imagem em si, não é 3D, mas foi criada atraves de um ficheiro 3D.

Fazer o contorno desse E é não é dificil, basicamente são linhas rectas. O problema é mesmo essa imagem que tens no interior. ou deixas ela como imagem, ou recrias a imagem em num programa de illustratação (tipo illustrator).

A ideia final é imprimir?
 
Sim a ideia é para imprimir este logo completo em coletes (roupa de trabalho) que necessita que esteja vectorizado.
Ainda assim não estou ainda esclarecido porque a imagem em si está vectorizada e permite guardar como bitmap no corel draw... faz-me confusão, porque não está também em power clip, deixo aqui um exemplo do logo vectorizado pela gráfica e do lado direito o logo vectorizado por mim,
https://ibb.co/Ht249ph
Ficou horrível, ou então sou mesmo um noob a vectorizar...Já vectorizei no AI, fica melhor, mas ainda não está ao nível feito pela a da gráfica.
 
Sobre a imagem vectorial tens aqui uma breve descrição :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_vetorial

Sobre os mapas de imagem e os vectores a diferença está na base de cada um, onde os mapas de bitmap são pontos de cores e nos vectores são as formas geométricas com cor onde a base primária é o objecto e creio por isso o podes agrandar ou minimizar sem perder qualidade quando no mapa de pixel a perdes.

Sobre a tua dúvida em específico dentro da aplicação Image Magick tens um elemento chamado potrace e eu já usei para vectorizar logos como o do vídeo que pode ver aqui onde o logo sem letras foi gerado para vector a partir de um .png através do potrace podendo assim depois trabalhá-lo em .svg para o inserir e modelar em Blender.
Antes de passar uma imagem conta muito a experiencia que tenhas com imagem, algumas imagens se as passas diretamente com as cores a vector ficam mal ou desaparece tudo ou fica inviável trabalhar os pontos vector, por exemplo para contornar isso convem antes mudar as cores da imagem em .png a branco e negro ou nverso dependendo da área de preenchimento e dos pontos que depois queres retirar como vector, para isso podes usar o GIMP.


Eu usei linha de comando primeiro convert depois potrace.
 
Back
Topo