• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vega 56 ou 1660 Ti

Comprar uma grafica a prestacoes?! LOL...

Estou mesmo a ver daqui a pouco o pessoal a pedir credito para pagar o papel higienico!!!

A diferenca entre gastar 50 a pronto e 20 espalhados pelo ano (SEM JUROS) ainda faz diferenca a muitos bolsos, seja ele para quem compra computadores gaming ou nao!

Porque não ? para ti parece que tudo o que seja ás "mijinhas" ao longo do ano é como se não fosse €€ .. Pagar 20€ de juros ao longo do ano tb não faz diferença então..


O que me interessa na discussão é simples, e é o que o brruno quer ignorar: ao mesmo preço, é idiota dizer que a 1660 ti é melhor pelo consumo, porque a diferença de consumo anualmente é baixa.

Não é pelo consumo em si, é pela diferença monetária que isso tras.. Que faz com que a Vega 56 não fique ao mesmo preço, mas sim bem mais cara que a 1660 Ti..
dinheiro é dinheiro, seja ele a pronto, a prestações, ou em gastos de outro lado.
É o equivalente á compra de um carro a gasolina VS a gasoleo, mas numa escala mais pequena. Se for para fazer muitos Km , um carro a gasoleo embora mais caro compensava porque se poupava muito ao longo do tempo.

Se apenas vos interessa o aqui e agora, força para a Vega; mas não deixa se sair bem mais cara com o tempo.
Pessoalmente, acho triste esse pensamento que é na boa deitar €€ ao lixo só porque não é muito.. Bora todos comprar electrodomesticos de classe F, e carros com altos consumos.. O que interessa é que o custo de compra seja mais barato, o que se gasta a mais depois com o uso não interessa.


Para a 2060 ele tem que gastar mais dinheiro, e garanto-te que não se paga a diferença em 4 anos se, uma vez mais, forem inteligentes com as vega. Basta não andarem a puxar o power limit para cima... 3% de power limit -> 186w, HBM a 950 com 1v. E são poucas as vezes que ela teve de estar a bater no power limit. Basta a 2060 andar nos 150w que, fazendo uma vez mais cálculos, a diferença anual anda em 8-9€. E isso não paga a diferença em 4 anos.

A 2060 é melhor que a Vega, não equivalente.
E sim, é possivel com alguns tweaks baixar o consumo das vegas ( assim como será possivel tb baixar um pouquito na 2060). Mas o utilizador comum não anda a fazer esse tipo de coisas..
 
Se fossemos todos preocuparmo-nos com os consumos ao ponto de "ser triste" de "estamos a mandar dinheiro ao lixo", então parávamos de jogar, porque isto é tudo menos algo que é efectivamente útil. É por isso é que eu disse que estarmos a contar tostões para algo, que não é mais que um hobby, faz pouco sentido, ao ponto de estarmos a falar de 10-20€ de diferença anual. Eu sou a favor de não levarmos as coisas aos extremos, porque a premissa base é relativa algo extra, e os valores são baixos.

E lá está, a comparação com electrodomésticos e carros é completamente descabida, porque essas coisas, não só são consideravelmente mais "úteis" na vida real, como os seus consumos são bastante mais elevados, tipicamente. Para uma gráfica que gasta 180w em pico, há n outras que são verdadeiras bestas de consumo sustentado, e onde controlar consumos tem efeitos a sério. A partir daqui, cada um pensa o que quiser. Se estão preocupados com 120w vs 180w, força, as 1660 ti estão aí, perdem alguma performance, ganham algum consumo.

E se calhar eu já acho estes valores bastante aceitáveis, quando há uns anos via gráficas a consumir quase 300w...
index.php


Em suma, eu apenas penso nisto assim:
  • isto é um hobby, portanto temos de tratá-lo como tal;
  • a diferença de consumo em termos anuais é baixa;
  • o preço/performance das gráficas está claro;
Mais não posso dizer.
 
Porque não ? para ti parece que tudo o que seja ás "mijinhas" ao longo do ano é como se não fosse €€ .. Pagar 20€ de juros ao longo do ano tb não faz diferença então..

Sim, porque num credito de ~350€ so vais pagar 20€ de jutos (presumindo que o credito seja feito a 6 ou 12 meses). Quanto aos consumos, ja te foi aqui demonstrado que a diferenca e marginal. Os calculos apresentados sao de extremos, ate poque nao sao consideradas todas as variaveis. E atencao, nao estou aqui a fazer guerrinha de pilinhas entre a Nvidia e a AMD (basta ver a minha sig para perceber que nao tenho problemas em usar ambas!!). Entretanto o user a optou e com toda a certeza estara contente com a sua escolha. Tenha sido ela pela Red Team ou pela Green Team.
 
Agora surgiu me aqui uma dúvida. Tirando a eventualidade de a 2060 durar mais por ser RTX, não vejo uma diferença de performance muito grande face à Vega, na generalidade dos benchmarks que vi. Esta a escapar me algo?
 
Não te escapou nada, as empresas competem em gamas e preços. Nós como consumidores apenas temos que escolher o que queremos, com base no nosso orçamento. Mas a 2060 ainda é, genericamente, mais rápida que a Vega 56, daí conseguir justificar as compras, mesmo tendo o preço mais elevado.
 
Se fossemos todos preocuparmo-nos com os consumos ao ponto de "ser triste" de "estamos a mandar dinheiro ao lixo", então parávamos de jogar, porque isto é tudo menos algo que é efectivamente útil. É por isso é que eu disse que estarmos a contar tostões para algo, que não é mais que um hobby, faz pouco sentido, ao ponto de estarmos a falar de 10-20€ de diferença anual. Eu sou a favor de não levarmos as coisas aos extremos, porque a premissa base é relativa algo extra, e os valores são baixos.

E lá está, a comparação com electrodomésticos e carros é completamente descabida, porque essas coisas, não só são consideravelmente mais "úteis" na vida real, como os seus consumos são bastante mais elevados, tipicamente. Para uma gráfica que gasta 180w em pico, há n outras que são verdadeiras bestas de consumo sustentado, e onde controlar consumos tem efeitos a sério. A partir daqui, cada um pensa o que quiser. Se estão preocupados com 120w vs 180w, força, as 1660 ti estão aí, perdem alguma performance, ganham algum consumo.

E se calhar eu já acho estes valores bastante aceitáveis, quando há uns anos via gráficas a consumir quase 300w...
index.php


Em suma, eu apenas penso nisto assim:
  • isto é um hobby, portanto temos de tratá-lo como tal;
  • a diferença de consumo em termos anuais é baixa;
  • o preço/performance das gráficas está claro;
Mais não posso dizer.

Jesus.. isso é que é trocar o sentido ao que disse..


Não é uma questão de se preocupar com o consumo , mas sim com a diferença de consumo.
Eu quero jogar, é um hooby, mas é algo que quero; ponto assente. Mas tenho um equipamento que permite fazer isso com um custo de 40€ ao ano, e tenho outro que me permite fazer exactamente o mesmo mas com um custo de 60€ ao ano. O "triste" é considerar esses 20€ a mais por ano como irrelevantes, como se nao fosse €€.

E não estamos a falar de 120W vs 180W, mas sim ums 220 a 250W. Que é o consumo dela "out of the box" .. O utilizador comum não vai andar a mexer nesses settings ( seja por desconhecimento, medo, etc )

Sim, tinhas graficas a gastar 300W á uns anos (e ainda tens) ; mas não é esse a questão.
Grafica com performance X , tinham todas consumo á volta dos 150W; e a custar A
Grafica com performance Y , tinham todas consumo á volta dos 200W, e a custar B
Grafica com performance Z , tinham todas consumo á volta dos 300W, e a custar C

O que tens agora é graficas com a mesma performance, mas uma tem consumo de 120W e a outra de 250W. Estamos a falar de diferenças de consumo para aproximadamente a mesma performance gigantes, que nunca aconteceu no passado.

Não estamos aqui a falar de jogar ou deixar de jogar, para não gastar electricidade. Estamos a falar de para o que quero fazer (um dado adquirido), tens 2 opções com "custos de uso" bem diferentes..
Se acham que deitar para o lixo 20€ por ano é uma coisa completamente natural, e que não tem qualquer significância ...
E ainda mais é dizerem que 20€ não é nada , mas depois 50€ já ser o fim do mundo.... tá certo


Agora surgiu me aqui uma dúvida. Tirando a eventualidade de a 2060 durar mais por ser RTX, não vejo uma diferença de performance muito grande face à Vega, na generalidade dos benchmarks que vi. Esta a escapar me algo?

Durar mais não por ser RTX, mas por ser efectivamente mais potente..
 
e ainda ninguem se lembrou que uma grafica da nvidia com igual performance a um da amd quando for pra revender rende sempre mais dinheiro.
Olhe que não olhe que não... É ver os preços das gráficas AMD usadas neste momento... São gráficas muito procuradas para mining logo o preço delas usadas está muito próximo do preço como novas...
 
Durar mais não por ser RTX, mas por ser efectivamente mais potente..

Sim mas nos benchmarks que comparam 2060 custom com vega 56 custom, as diferenças não me parecem grandes o suficiente para justificar o que se paga a mais pela 2060 (que atuamlente seria entre 50 a 100€?). Mas benchmarks valem o que valem, demasiadas variações pelo que vejo.

Edit: fica um benchmark em questão, se não houver problema: https://www.reddit.com/r/Amd/comments/aje1wh/sapphire_rx_vega_56_pulse_versus_the_rtx_2060/
 
Até vou mais longe, as GTX 970 consumiam bem menos que as R9 390 na epoca delas e as 970 eram geralmente mais rápidas mas ao longo do tempo as limitações da GTX 970 tornaram cada vez maiores até que neste momento uma GTX 970 chega a ter menos 20% de desempenho que a R9 390, depois vejo coisas como "ah os 6gb de Vram não são limitadores" não são agora mas não deve tardar muito até serem, outro exemplo disso é a RX 480 que quando saiu tinha um desempenho ao nível da GTX 970 e Nvidia ainda não tinha lançado a série 1000 e ficava atrás da GTX 980, neste momento a RX 480 está ao nível ou acima da GTX 1060 que tem um desempenho mt semelhante a uma GTX 980.
Na Vega 56 já se começa a ver benchmarks como o Resident Evil 2 que não usa nenhuma tecnologia proprietária a correr melhor que a GTX 1080 e a RTX 2060 portanto não quero agoirar a situação mas já estou a ver o que vai eventualmente acontecer.
 
Última edição:
O feeling que tenho é que realmente, em termos de drivers, as coisas da AMD tendem a aparecer menos bem, mas a perdurar no tempo e fica a sensação de que são como o vinho do porto.
 
O feeling que tenho é que realmente, em termos de drivers, as coisas da AMD tendem a aparecer menos bem, mas a perdurar no tempo e fica a sensação de que são como o vinho do porto.

Exacto e já não é de agora dai ser expectável que a Vega 56 por exemplo daqui a uns tempos ter performance identica ou superior á RTX2060.
 
É a tal coisa das "tendências" do mercado e software houses em benificiar certas marcas acho que ainda referi aqui no forum que só houve uma ou outra review que li que falavam desses aspectos que as RX e Vega eram mais future proof porque vinham preparadas para as novas apis e que têm mais cabedal em termos de hardware até houve grande controvérsia nos foruns da nvidia por causa da série 1000 da nvidia não suportar essas ditas apis só a serie 2000 é que aparentemente já vêm melhor preparadas, tb não percebo a pancada do consumo, quem têm uma vega com certeza não têm necessidade de fazer upgrade e o consumo será assim tão diferente de uma 2060?
Falo da 2060 porque anda ali no meio termo em termos de gamas e o desempenho com certeza que não varia muito ou pelo menos o necessária para as diferenças dos preços que se praticam.
Outro exemplo é os tais mal amados processadores FX na altura a amd apostou em mais cores, um amigo meu têm um sistema mais antigo com um processador Fx e uma R9 390 se não estou em erro e corre o anthem na boa gostava de ver o mesmo comparativo com um i3 ou i5 da mesma geração dos fx com uma gráfica tb da mesma geração em jogos actuais como o anthem, bfv, destiny 2 etc.
São pequenos pormenores que o pessoal parece ignorar e que lá fora em foruns das marcas foi discutido mas parece ser esquecido ou então abafado pelos benchs sintéticos e do presente.
 
Última edição:
Exacto e já não é de agora dai ser expectável que a Vega 56 por exemplo daqui a uns tempos ter performance identica ou superior á RTX2060.
O que me deixa feliz, porque tenho aqui ao lado uma Sapphire 56 Pulse novinha para montar hehe. Mas também fui para AMD precisamente a pensar nisso.
 
os fx sempre foram maus, no passado e no presente, falo por experiência própria. o teu amigo com um i5 da geração correspondente em jogos teria sempre fps superiores.
em relação às gráficas amd, sim, é bastante claro que com o passar dos anos mostram envelhecer muito melhor que as suas rivais, talvez pq a nvidia "abandona" as gráficas de uma geração assim que sai uma nova.
 
É a tal coisa das "tendências" do mercado e software houses em benificiar certas marcas acho que ainda referi aqui no forum que só houve uma ou outra review que li que falavam desses aspectos que as RX e Vega eram mais future proof porque vinham preparadas para as novas apis e que têm mais cabedal em termos de hardware até houve grande controvérsia nos foruns da nvidia por causa da série 1000 da nvidia não suportar essas ditas apis só a serie 2000 é que aparentemente já vêm melhor preparadas, tb não percebo a pancada do consumo, quem têm uma vega com certeza não têm necessidade de fazer upgrade e o consumo será assim tão diferente de uma 2060?
Falo da 2060 porque anda ali no meio termo em termos de gamas e o desempenho com certeza que não varia muito ou pelo menos o necessária para as diferenças dos preços que se praticam.
Outro exemplo é os tais mal amados processadores FX na altura a amd apostou em mais cores, um amigo meu têm um sistema mais antigo com um processador Fx e uma R9 390 se não estou em erro e corre o anthem na boa gostava de ver o mesmo comparativo com um i3 ou i5 da mesma geração dos fx com uma gráfica tb da mesma geração em jogos actuais como o anthem, bfv, destiny 2 etc.
São pequenos pormenores que o pessoal parece ignorar e que lá fora em foruns das marcas foi discutido mas parece ser esquecido ou então abafado pelos benchs sintéticos e do presente.

Os FX são comidos de cebolada em praticamente todos os jogos!

Mesmo em títulos bastante exigentes a nível de CPU, perdem claramente para os i3 e i5.

Não interessa nada ter um batalhão de cores, se o IPC é miserável.

Passa pelo gamegpu.com, eles são dos poucos que ainda vão fazendo os testes com CPUs antigos e tira as conclusões.
 
Foi uma arquitectura falhada, não há muito mais a dizer!

Nesta altura já todos sabemos o que esses CPUs foram, não vale a pena desenvolver mais esse assunto!

Foram vendendo alguma coisa, porque a AMD quase os deu ao desbarato, tornando-os numa opção viável para orçamentos bastante apertados.
 
Back
Topo