velhinho p4 OC

LIDH

Power Member
boas, eu la tive aqui a overclockar isto (minimamente) de 3.0 para 3.2 ghz..atao e nao e que segundo o prime isto nao esta estavel..

ta aqui a imagem do erro que o prime da:

agora acho estranho é uma core dar erro e o ht (acho) continuar como se nada se passasse..

isto sera praqui algum bug? e que acho um OC muito fraquito para dar logo erro :\

alguem ja tentou OC num p4 3.0 ghz prescott socket 478+Asus p4s800D-x?
sera que isto e da fonte?
ps: a temperatura nao passou dos 60ºC a correr o prime..
 
Com uma fonte de 280W, estás mesmo a brincar com a sorte :)

Eu tive um Prescott 3.0GHz e dava 215MHz de FSB sem mexer no Vcore.

Tens que ver a frequência das memórias, podem também estar em overclock e instáveis. O chipset da mboard também não é grande coisa.
 
creio que esta fonte de para isto..lol..ja vi pcs mais potentes com fontes mais fracas e ate se aguentavam..por isso..
as memos..hm..
ta aki a imagem das cenas no everest..as clocks..para alguem mais entendido disto ver..


ja agora..tive aki a jogar a tarde toda..e nem um unico erro.."a meu ver" parece estavel..

so nao o meto a 3.4 porque depois para ver um filme no power dvd o som fica todo atrofiado..a falhar e a dar estalinhos..e tipo em slow motion..
e de vez em quando a explorar crasha
 
creio que esta fonte de para isto..lol..ja vi pcs mais potentes com fontes mais fracas e ate se aguentavam..por isso..

Tu é que sabes :)

O meu primo também tem uma fonte de 250W e um P4 2.4 que eu até fiz o favor de colocar a 2.63GHz e correu testes intensivos no Verão, mas... o risco está lá, essencialmente porque se trata de material antigo - presumo -, logo de fiabilidade reduzida :)


as memos..hm..
ta aki a imagem das cenas no everest..as clocks..para alguem mais entendido disto ver..

Tens duas memórias DDR-333 (166MHz) a funcionar a DDR-360 (180MHz).

Ora, se as memórias também estão em overclock, a instabilidade pode vir tanto do CPU como das memórias.

Portanto, ou diminuis a frequência das memórias na BIOS, o que equivale a mexer num divisor, ou tiras as memórias DDR-333. Com apenas a DDR-400 colocada, consegues ir com esse divisor até 240MHz de FSB sem que as memórias 'tenham culpa'.

ja agora..tive aki a jogar a tarde toda..e nem um unico erro.."a meu ver" parece estavel..

Jogos não são testes de estabilidade. Não se ainda por aí a criar testes de stress só 'porque sim'. Aliás, a Intel quando testa os CPUs não os mete a correr jogos e ficam lá os empregados a ver se aquilo congela :)

so nao o meto a 3.4 porque depois para ver um filme no power dvd o som fica todo atrofiado..a falhar e a dar estalinhos..e tipo em slow motion..
e de vez em quando a explorar crasha

Isso é outro efeito do overclock. Ao início, o FSB está síncrono com o barramento PCI - através do qual a placa de som onboard/PCI comunica - e, se essa frequência não for fixada, sobe com o FSB.

Exemplo: FSB original de 200MHz, a frequência PCI por defeito é 33.33MHz, o divisor é tal que 200:33.33<=> 6:1

Ora, se o FSB estiver a 215MHz, a manter-se o divisor, a nova frequência PCI é 1/6*215=35.83MHz.

Se a frequência for demasiado elevada, pode ocorrer corrupção/assincronismo dos dados, o que pelos vistos se verifica no teu caso, para certo valor de FSB.

Solução: nalgumas mboards existe uma opção para fixar a frequência AGP/PCI em 66.66/33.33, noutras apenas a PCI (opção PCI Lock), etc. Deves procurar algo como isto. Nas P4P800 era onde se definia o FSB (sim, tive uma).

Se não existir essa opção, aconselhava a:
Link do manual

Pág. 42 (secção 2-14) a 44 (2-16)

Advanced HyperStreaming Engine [Disabled]
Performance Mode [Safe]

Mesmo que não com esta configuração, se ao mexeres nestas opções o problema do som ficar resolvido, então é porque algumas delas é responsável por fixar a frequência PCI.
 
Back
Topo