Multi Velho demais para videojogos?

Eu realmente também sinto isso, já são poucos os jogos que me puxam, e ainda sou novo... Eu acredito que é mais culpa da indústria, está praticamente estagnada, já não se cria grandes e novos IPs com tanta frequência ( devido a economia e tecnologia diferentes ), e os que se criam são cópia do que já existe, muitas das vezes. E mesmo dentro dos IPs que já existem, não há aquele experimentar com ideias novas que antes havia, mesmo que isso leve a uma bela porcaria de jogo ( Zelda II, estou a olhar para ti... :P ). E neste exemplo até referi um dos IPs mais fortes da indústria.

P.S.: Só queria limpar aqui um pouco a imagem do Spec Ops: The Line. Há 2 ou 3 vídeos que falam deste jogo de uma maneira muito aprofundada. Nunca joguei, mas se o que vier nos vídeos for verdade, o Spec Ops foi um jogo poderoso, mesmo que não tenha sido divertido. Aliás, o vídeo afirma que a falta de divertimento é uma das ferramentas usadas para transmitir uma mensagem ao jogador. Se quiserem ver, procurem "Extra Credits" no google, e deverá ser o primeiro site. Depois é só ver nos vídeos aqueles que falam do Spec Ops.
 
e agora uma pergunta um pouco polémica: :P

Até que ponto o nosso desinteresse não estará directamente ligado á "perda de Skill com a idade" em relação aos "putos" que andam na Net que nos "matam" em 3 tempos ? Quer se queira quer não, eu pelo menos, já não tenho as mesmas habilidades que tinha á 15 anos atras.... e não estou só a falar de reflexos... mas sim de persistencia e competitividade, porque hoje em dia tenho que ser "bom" é no dia-a-dia com a familia, e já me estou bem nas tintas para se o meu nick aparece em 1º ou em ultimo... não sei se me fiz entender.....

Com tanto jornalismo de maravilha em portugal ligado aos video-jogos, aqui está uma excelente conversa, que bem adaptada iria dar um excelente artigo...


(O ultimo grande vicio que tive foi o TrackMania... acho que dei cabo de 4 ou 5 teclados.... jogava-se todos os dias, religiosamente, horas e horas....)
 
e agora uma pergunta um pouco polémica: :P Até que ponto o nosso desinteresse não estará directamente ligado á "perda de Skill com a idade" em relação aos "putos" que andam na Net que nos "matam" em 3 tempos ? Quer se queira quer não, eu pelo menos, já não tenho as mesmas habilidades que tinha á 15 anos atras.... e não estou só a falar de reflexos... mas sim de persistencia e competitividade, porque hoje em dia tenho que ser "bom" é no dia-a-dia com a familia, e já me estou bem nas tintas para se o meu nick aparece em 1º ou em ultimo... não sei se me fiz entender.....Com tanto jornalismo de maravilha em portugal ligado aos video-jogos, aqui está uma excelente conversa, que bem adaptada iria dar um excelente artigo...(O ultimo grande vicio que tive foi o TrackMania... acho que dei cabo de 4 ou 5 teclados.... jogava-se todos os dias, religiosamente, horas e horas....)
O que é esta "perda de skill" de que estás a falar? :O
 
Para mim chama-se a isso "crescer", vamos perder o interesse nisto mas duvido que alguém o deixara de vez. :P Também ja nao sinto pica por metade dos jogos que antigamente se calhar jogaria o dia todo até passar, mas os jogos que ainda dao, chegam perfeitamente.
 
P.S.: Só queria limpar aqui um pouco a imagem do Spec Ops: The Line. Há 2 ou 3 vídeos que falam deste jogo de uma maneira muito aprofundada. Nunca joguei, mas se o que vier nos vídeos for verdade, o Spec Ops foi um jogo poderoso, mesmo que não tenha sido divertido. Aliás, o vídeo afirma que a falta de divertimento é uma das ferramentas usadas para transmitir uma mensagem ao jogador. Se quiserem ver, procurem "Extra Credits" no google, e deverá ser o primeiro site. Depois é só ver nos vídeos aqueles que falam do Spec Ops.

Errado, não é que o jogo não seja "divertido", é a jogabilidade que é má/banal e não é propositado. Estás a pensar que as criticas sobre o "divertimento" da jogabilidade está associado ao facto de não ser rápido e com explosões por todo o lado (ao que eu e os meus amigos chamamos de jogo à Michael Bay, por exemplo, Call of Duty), não é isso, é ao facto de ser linear, não sentes os impactos das armas, aquela mecânica da areia é um gimmick pré definido, a mecânica de dar ordens à squad é inutil, etc. Tem uma excelente história e nesse aspecto até é refrescante, mas a jogabilidade baixa consideravelmente a qualidade do jogo.

e agora uma pergunta um pouco polémica: :P

Até que ponto o nosso desinteresse não estará directamente ligado á "perda de Skill com a idade" em relação aos "putos" que andam na Net que nos "matam" em 3 tempos ? Quer se queira quer não, eu pelo menos, já não tenho as mesmas habilidades que tinha á 15 anos atras.... e não estou só a falar de reflexos... mas sim de persistencia e competitividade, porque hoje em dia tenho que ser "bom" é no dia-a-dia com a familia, e já me estou bem nas tintas para se o meu nick aparece em 1º ou em ultimo... não sei se me fiz entender.....

Com tanto jornalismo de maravilha em portugal ligado aos video-jogos, aqui está uma excelente conversa, que bem adaptada iria dar um excelente artigo...


(O ultimo grande vicio que tive foi o TrackMania... acho que dei cabo de 4 ou 5 teclados.... jogava-se todos os dias, religiosamente, horas e horas....)

Não é por aí, até porque muitas das queixas por cá é derivado ao singleplayer do que propriamente ao multiplayer. E não é por nada, pode ser que perdemos skill ao longo do tempo (eu não sinto isso), mas há que dizer que a maioria dos jogos hoje em dia facilitam demasiado para que qualquer um seja pro, prova disso é a popularidade do CoD, em que qualquer um chega lá e até faz um score positivo, nem que seja pelas killstreaks. Quake exige MUITO mais skill que um CoD, acho que podemos concordar com isso, certo? E o problema é que hoje em dia todos os jogos são uma cópia directa ou indirecta do CoD...

Depois há o factor tempo, seja porque os mais velhos já não têm tanto tempo para se dedicar aos jogos ou porque os mais novos ficam colados a um unico jogo. Eu antes jogava bem Counter Strike (digamos, ficava entre os 3 primeiros nos servidores), fiquei demasiado tempo (anos) sem jogar e quando voltei recentemente, simplesmente desisto, levo um headshot antes de perceber onde está o inimigo ou de colocar a mira em cima dele. Sim, perdi skill, mas por outro lado, quem dá esses headshot's são aqueles que dedicam a maior parte do seu tempo ao Counter Strike, devem jogar ocasionalmente um ou outro jogo mas todos os dias jogam para aí umas 3 a 6 horas de counter strike, isto ao longo dos anos vai acumulando skill...

E mesmo assim não quer dizer nada, os jogos que mais facilmente são adorados por um publico mais velho, desporto e jogos de condução, não acredito que exista um disparidade de skill entre idades...
 
Uma pessoa pode estar desanimada na vida e isso reflectir-se em vários aspectos ou estar apenas farta do mesmo numa única coisa, mas a verdade é que o sol desce e volta sempre a subir no dia a seguir se abrirmos a janela.

Não me considero cota mas não suporto aqueles jogos que eles libertam todos os anos, mais do mesmo, a treta do costume, ou mesmo em geral jogos para a massa das consolas.
Felizmente há ainda muita variedade no mercado fora dos mega top. É uma questão de explorar, ter a mente aberta e encontrar algo que nos divirta.
Detestei o Civ III, mas passei muitas horas no CIV IV+espansões por exemplo.
Se não tivesse visto o primeiro episódio de True Blood iria chamar maluco a quem me descrevesse a série e pensasse que eu estaria interessado...
 
Estive agora a jogar um pouco de Borderlands 2. E enquanto jogava só pensava: antigamente tinha pessoal da minha idade a comentar jogos, erámos "putos" e todos gostavam de comentar os jogos, as consolas, etc. Hoje se o fizer, sinto me mal. Mal, não no sentido de ter vergonha, mas porque existem outros aspectos na vida que merecem mais atenção, e sinto que devia focar apenas esses. É claro que o lazer é muito bom, e é por isso é que, nesta semana de lazer, aquilo que me fazia sonhar um pouco, já não faz. Sempre fui uma pessoa activa, com algumas actividades, e os jogos sempre fizeram parte, e como disse, ajudavam a escapar. Agora, cada vez que escapo, sinto me mal, e dou por mim a ler notícias, e a ver documentários ou artigos de forum.

Se isto é crescer, gostava tanto de voltar aos meus 17 anos...
 
Pelo que li não estarás mais cansado de jogos de tiros?

E o Dark Souls? acho que é um bom jogo para ti.

Todos passamos por fazes que olhamos para tudo e não nos apetece jogar nada, muitas das vezes mais vale fazer uma longa pausa.

cumpz
 
Estive agora a jogar um pouco de Borderlands 2. E enquanto jogava só pensava: antigamente tinha pessoal da minha idade a comentar jogos, erámos "putos" e todos gostavam de comentar os jogos, as consolas, etc. Hoje se o fizer, sinto me mal. Mal, não no sentido de ter vergonha, mas porque existem outros aspectos na vida que merecem mais atenção, e sinto que devia focar apenas esses. É claro que o lazer é muito bom, e é por isso é que, nesta semana de lazer, aquilo que me fazia sonhar um pouco, já não faz. Sempre fui uma pessoa activa, com algumas actividades, e os jogos sempre fizeram parte, e como disse, ajudavam a escapar. Agora, cada vez que escapo, sinto me mal, e dou por mim a ler notícias, e a ver documentários ou artigos de forum.

Se isto é crescer, gostava tanto de voltar aos meus 17 anos...

Com este texto dá para mostrar que o problema não são os jogos per si. Podes tentar jogar o que quiseres, mas se tens um "sentimento de culpa" nunca vais retirar prazer desta forma de entretenimento.

Se conseguires encarar os videojogos como mais uma forma de lazer, ao nível do cinema, música, etc, o "problema" é ultrapassável. E isso não tem a ver com a idade.
 
Estive agora a jogar um pouco de Borderlands 2. E enquanto jogava só pensava: antigamente tinha pessoal da minha idade a comentar jogos, erámos "putos" e todos gostavam de comentar os jogos, as consolas, etc. Hoje se o fizer, sinto me mal. Mal, não no sentido de ter vergonha, mas porque existem outros aspectos na vida que merecem mais atenção, e sinto que devia focar apenas esses. É claro que o lazer é muito bom, e é por isso é que, nesta semana de lazer, aquilo que me fazia sonhar um pouco, já não faz. Sempre fui uma pessoa activa, com algumas actividades, e os jogos sempre fizeram parte, e como disse, ajudavam a escapar. Agora, cada vez que escapo, sinto me mal, e dou por mim a ler notícias, e a ver documentários ou artigos de forum.

Se isto é crescer, gostava tanto de voltar aos meus 17 anos...

Sabes qual é a solução?

Alternar os teus tempos livres com outras coisas sem ser jogar jogos... Ver filmes/séries/anime ou ler livros, passear etc... Tentar equilibrar várias actividades nos teus tempos livres, verás que assim não te fartas de nenhum e acabas por ter saudades de todos eles :D

Pelo menos é o que tenho tentado fazer... Procuro enriquecer a minha cultura (conhecendo histórias novas) jogando jogos e vendo filmes/séries/anime.

Eu antes jogava muito CS ou CoD multiplayer, recentemente foi BF3 e DayZ mas não tantas horas como naquele tempo... Perdi um bocado o interesse por jogos multiplayer precisamente porque apercebi-me que apesar de os jogos serem divertidos, não aprendemos nada de novo com eles... Acabamos por estar sempre a fazer o mesmo sem enriquecer a nossa cultura.

Neste momento procuro boas experiências singleplayer precisamente para estar sempre a aprender histórias novas e ver cenários novos, etc, etc... Com princípio, meio e fim para poder passar para a próxima experiência em vez de repetir a mesma centenas ou milhares de horas...
 
Sabes qual é a solução?

Alternar os teus tempos livres com outras coisas sem ser jogar jogos... Ver filmes/séries/anime ou ler livros, passear etc... Tentar equilibrar várias actividades nos teus tempos livres, verás que assim não te fartas de nenhum e acabas por ter saudades de todos eles

Pelo menos é o que tenho tentado fazer... Procuro enriquecer a minha cultura (conhecendo histórias novas) jogando jogos e vendo filmes/séries/anime.

Eu antes jogava muito CS ou CoD multiplayer, recentemente foi BF3 e DayZ mas não tantas horas como naquele tempo... Perdi um bocado o interesse por jogos multiplayer precisamente porque apercebi-me que apesar de os jogos serem divertidos, não aprendemos nada de novo com eles... Acabamos por estar sempre a fazer o mesmo sem enriquecer a nossa cultura.

Neste momento procuro boas experiências singleplayer precisamente para estar sempre a aprender histórias novas e ver cenários novos, etc, etc... Com princípio, meio e fim para poder passar para a próxima experiência em vez de repetir a mesma centenas ou milhares de horas...
Isso é o que faço, mas depois venho tentar jogar e não consigo. :(

Com este texto dá para mostrar que o problema não são os jogos per si. Podes tentar jogar o que quiseres, mas se tens um "sentimento de culpa" nunca vais retirar prazer desta forma de entretenimento.

Se conseguires encarar os videojogos como mais uma forma de lazer, ao nível do cinema, música, etc, o "problema" é ultrapassável. E isso não tem a ver com a idade.
Sim, não tem a ver necessariamente com os jogos, mas mesmo assim, quando joguei o Persona 4 estava mesmo na mó de baixo, não tinha emprego na altura, e adorei o jogo apesar de não me sentir realizado.

Épá, é muita coisa x)

Então não há esperança... LOL

Fiquei mesmo com os 40 euros presos na garganta.......só não o vendi porque faço coleção, mas na altura queria um bom jogo e fiquei mesmo chateado. x)
 
Isso é o que faço, mas depois venho tentar jogar e não consigo. :(

Sim, não tem a ver necessariamente com os jogos, mas mesmo assim, quando joguei o Persona 4 estava mesmo na mó de baixo, não tinha emprego na altura, e adorei o jogo apesar de não me sentir realizado.

Épá, é muita coisa x)



Fiquei mesmo com os 40 euros presos na garganta.......só não o vendi porque faço coleção, mas na altura queria um bom jogo e fiquei mesmo chateado. x)

Não sei, olha comigo há fases que me apetece jogos mais alegres e outros que me apetece algo mais serio ou mais casual
recentemente virei-me para os jogos indie...
 
Isso são os anos a passar por nós...cresci com videojogos, jogos de PC, desde o MS-DOS ao crysis...mas a verdade é que tenho vindo a perder interesse nos jogos...agora quanto muito jogo ps2 ou psp muito de x em quando...já não jogo nada há uns 3 meses lol...agora é mais séries e filmes.

Longe vão os tempos de passar noites no cs 1.6 em pcws, ficar colado aos shenmues, operation flashpoint e o grande deus ex...o ultimo jogo que passei foi the warriors para a ps2, por sinal grande jogo, de resto vai-se dando uns toques no killzone liberation.

A verdade é que os interesses se vão dispersando, quando era puto só ligava a jogos, agora tenho livros, tenho filmes e séries e outras responsabilidade como por exemplo, o nosso emprego que acaba por ocupar sempre grande parte do nosso tempo. Há ginásio, há praia, há muita coisa para além dos jogos, etc etc

Ainda assim, estou a pensar adquirir uma ps3 agora no natal...o bichinho dos jogos vai estar cá sempre, dai também manter as minhas coleções...
 
Também me incluo nesse sentimento de não conseguir me interessar por nenhum jogo que vá saindo.

A minha excepção é jogar rfactor historic GT com volante e playseat.

É o único que me faz estar lá horas :-)

Se calhar por ser um simulador...

De resto tenho feito umas jogatanas no Sherlock holmes testament qq coisa que me faz lembrar os velhos point and click.
 
Errado, não é que o jogo não seja "divertido", é a jogabilidade que é má/banal e não é propositado. Estás a pensar que as criticas sobre o "divertimento" da jogabilidade está associado ao facto de não ser rápido e com explosões por todo o lado (ao que eu e os meus amigos chamamos de jogo à Michael Bay, por exemplo, Call of Duty), não é isso, é ao facto de ser linear, não sentes os impactos das armas, aquela mecânica da areia é um gimmick pré definido, a mecânica de dar ordens à squad é inutil, etc. Tem uma excelente história e nesse aspecto até é refrescante, mas a jogabilidade baixa consideravelmente a qualidade do jogo.

Nop, não é isso. Basicamente, pela descrição pareceu-me ser um jogo com gameplay muito antigo (lembro-me que uma das coisas realçadas foi o facto de o spawn de inimigos ser previsível). Se vires os vídeos, eles fazem uma análise interessante do jogo.
 
Ena, ena... Afinal não sou o único. De facto, apesar de gostar de jogar, quando o faço, hoje em dia, tenho sempre sentimentos de culpa. Estou sempre a pensar que podia estar a aproveitar melhor o meu tempo. Seja lá o que isso for. De qualquer forma, de vez em quando lá pego na PS1 uns minutinhos, ou no PC para jogar um ou dois mapas de um FPS qualquer...
 
Pareces que estamos todos a passar pelo mesmo xD Tenho 20 anos e jogo desde os 5 e sinceramente a cada diz que passa o interesse por videojogos vai descendo. Não sei se é por causa da indústria ter estagnado mas ando farto. Nenhum jogo nos últimos tempos me tem suscitado interesse, excepto o Deus Ex Human Revolution e alguns jogos da Nintendo. Tenho uma Xbox a ganhar pó, uma PS3 a ganhar pó e uma Wii que já não é ligada há meses. :/
 
Back
Topo