Velhos tempos da TVCabo

Meus amigos, em suma é isto, no digital:

TV Cabo/ZON/NOS - usa e sempre usou Nagravision, desde sempre (em várias versões)
Cabovisão/NOWO - usa Conax


E é isto.
E sim, Nagravision Analógico não existe há uns 15 anos (ou mais). E Nagravision não é o sistema de codificação mais usado no mundo, mas é um deles, também graças à aquisição da Mediaguard e de outros produtos.

Canais premium analógicos deixaram de existir com a passagem para o digital nos serviços Cabo, deverá ter sido em 2004 o shutdown, porque foi por essa altura que deixei de ser cliente Cabovisão e na altura ainda estava em uso.

Falando em analógico, o NagraVision foi usado em todos os canais Canal+ e adoptado ainda por outros operadores no mundo, arrisco a dizer que terá sido o mais usado mas não sei se há dados concretos.


Era engraçado um emulador destas "cifras", eu sei que havia "descodificadores" para PC, mas queria o contrário.

Um museu da televisão deveria ter isto por exemplo!
 
O grupo Canal+ tinha o seu próprio sistema em digital, que era o Mediaguard (o que falei antes) :)
Posteriormente, mas muito mais tarde, foi comprado pela Kudelski (proprietária do Nagravision) e "deixou de existir", isto é, não é mais utilizado em novos produtos.
 
O grupo Canal+ tinha o seu próprio sistema em digital, que era o Mediaguard (o que falei antes) :)
Posteriormente, mas muito mais tarde, foi comprado pela Kudelski (proprietária do Nagravision) e "deixou de existir", isto é, não é mais utilizado em novos produtos.

Exato, mas antes tinha em analógico, o nagravision. Eu próprio cheguei a ter um descodificador oficial para aceder ao canal, neste caso o canal+ espanhol.
 
Canais premium analógicos deixaram de existir com a passagem para o digital nos serviços Cabo, deverá ter sido em 2004 o shutdown, porque foi por essa altura que deixei de ser cliente Cabovisão e na altura ainda estava em uso.

Falando em analógico, o NagraVision foi usado em todos os canais Canal+ e adoptado ainda por outros operadores no mundo, arrisco a dizer que terá sido o mais usado mas não sei se há dados concretos.


Era engraçado um emulador destas "cifras", eu sei que havia "descodificadores" para PC, mas queria o contrário.

Um museu da televisão deveria ter isto por exemplo!

O shutdown dos analog premium foi em 2007, não 2004, em 2004 começaram foi a colocar os filtros de FI que não permitiam que recebesses os canais (nada que um dremel e uma broca de 1mm não resolvessem :P) de modo a que mesmo que tivesses box não tinhas acesso aos canais. quanto a emuladores é o que não falta por ai, até existiram projectos posteriores quando o analógico foi fechado para dar outro uso a estas "boxes", um dos principais "suppliers" das PCB de kits em PT por exemplo anunciava uns meses depois este kit como "Encriptador/Desencriptador para Circuitos de CCTV". Não percebi foi essa do "museu da tv" não acho relevante para a história ...

O grupo Canal+ tinha o seu próprio sistema em digital, que era o Mediaguard (o que falei antes) :)
Posteriormente, mas muito mais tarde, foi comprado pela Kudelski (proprietária do Nagravision) e "deixou de existir", isto é, não é mais utilizado em novos produtos.

Ainda hoje em dia se usa bastante, Nagra3 a correr no cartão e Mediaguard3 para a comunicação CAM/STB
por exemplo a nossa meo -> h**p://pt.kingofsat.net/pack-meo_por.php

Exato, mas antes tinha em analógico, o nagravision. Eu próprio cheguei a ter um descodificador oficial para aceder ao canal, neste caso o canal+ espanhol.

Não andavas também pelo z*ckyfiles ? "Quinelson" here .o/ ;)
 
[QUOTE="AndreGarciaLX, post: Não andavas também pelo z*ckyfiles ? "Quinelson" here .o/ ;)

Bastantes até ... não recordas o meu nick ? Google it garanto que chegarás lá rápido :) "reformei-me" das lides perto de 2006 (já lá vão 10 anos .. im old damn :s) Deixou de ter piada, o que era estudo e diversão para uns, era dinheiro fácil para outros ... o que era aceite com agradecimento pelo trabalho, passou a ser exigido (em grande parte por aqueles que tinham clientes a perna e nao sabiam que fazer)
 
Oh Quinelson, e que grandes trabalhos em torno das AVR's e Sagens ;)
Tempos do AlphaAXP também, com o grande Snitch, que fazia AU certinho :)

Enfim, isto já é grande desvio do tópico, mas confesso que me bateu a saudade desses tempos. Tou velho...
 
Conheço-vos a ambos dessas alturas! Bons tempos moços, como disse, desde o IRC! :)

Abraço a ambos ;)

Haaaa ! #kanaldecode e #cablesat :D h**p://web.archive.org/web/20020118133116/http://www.kanaldecode.com/
Sagems, Humax e as antigas CAMs que mal viram a luz morreram !!! Tanta pestana .... que nick tinhas ? abraço :)

(desculpem o offtopic, on topic no entanto pois o link em cima ainda tem bastante informação do que era estudo á séria :D)
 

Excelente link, é tanto curioso como a malta se comunicava como se faziam progressos. Pena mesmo é que não indexaram nenhuma imagem das muitas que haveria para explicar passo a passo como a cifra era descodificada.

Também parece que havia quem tinha cassetes VHS com amostras de conteúdo codificado, pelo que se conseguisse chegar ao contacto com algum dos senhores podia ser que se rippasse para que as gerações mais novas saibam o que é a "codificação" analógica e os seus princípios.
 
Agora que o CUsharing é rei, não era má ideia voltar-se a estudar a coisa visto não haver interesse económico ! Alguém tem ai um unlooper e umas cartolinas a mais? Deu-me vontade de dar no VCC glitching de repente :) Alguém se lembra da ROM11 B01 ? Foram 4 meses a cascar pedra até abrir as pernas, que desafios, que tempos mesmo !

O Casainho :D :D hahahahaha Foi meu aluno na Universidade :D :D Fui o gajo que lhe ensinou alguma eletrónica (para o bem e para o mal)! hihihihiih Hoje é um dos sócios da empresa que fez a primeira impressora 3D Portuguesa :D

Alguma vez te mostrou um osciloscopio azul que ligavas ao PC com aqueles interfaces paralelos? Adivinha quem lho enviou ;) Depois disso nunca mais ouvi falar dele ... também acho que foi para o lado negro da for$a .
 
Excelente link, é tanto curioso como a malta se comunicava como se faziam progressos. Pena mesmo é que não indexaram nenhuma imagem das muitas que haveria para explicar passo a passo como a cifra era descodificada.

Também parece que havia quem tinha cassetes VHS com amostras de conteúdo codificado, pelo que se conseguisse chegar ao contacto com algum dos senhores podia ser que se rippasse para que as gerações mais novas saibam o que é a "codificação" analógica e os seus princípios.

As cassetes nunca foram grande espingarda para "análise" mas sim para verificar se funcionava, Ainda lá devem andar bastantes pelo sótão !

Encontrei aqui o pdf do clip que se usava para as boxes oficiais da Rabovisão se quiseres passa-me o teu mail por MP :) tens lá esquemático e código comentado !!!
 
Última edição:
Epá que nostalgia que me provocaram com este assunto....só mostra o quanto estou velho!
Por vossa causa fui agora mesmo desenterrar do bau os cartões do meu museu...PLATINIUM,KNOTCARD,TITANIUM2,OPUS e depois ainda tenho para aqui umas rom 10 e 11....velhos tempos.
E o quinelson......valente salvador em muitos momentos

ass:eleka
 
Era interessante pegar-se numa cassete VHS codificada e colocar um desses descodificadores a funcionar para o pessoal mais novo ficar a conhecer.
Não há nada em português no YouTube...

Isto faz parte de como começou a televisão por subscrição que em Portugal chegou com um atraso de quase uma década. O Canal+ começou as emissões experimentais em 1987. Em Portugal só em 1994 é que temos serviço de televisão por cabo e o Satélite só chega em 1998.
 
Era interessante pegar-se numa cassete VHS codificada e colocar um desses descodificadores a funcionar para o pessoal mais novo ficar a conhecer.
Não há nada em português no YouTube...

Isto faz parte de como começou a televisão por subscrição que em Portugal chegou com um atraso de quase uma década. O Canal+ começou as emissões experimentais em 1987. Em Portugal só em 1994 é que temos serviço de televisão por cabo e o Satélite só chega em 1998.

Estas "boxes" tal como desencriptam também tem a capacidade de encriptar !! Basta alterar o código :) Este método foi o que usei quando desisti de usar K7 pois para fazer clamp a determinados campos era um pesadelo ...
basta teres dois VCR com entrada/saida SCART e RF
 
Back
Topo