Velocidade da net ao fim do dia

Shirakashi

Power Member
Alguém em Gaia (ou noutras zonas do país, já agora) tem tido problemas com as velocidades da net mais ou menos a partir das 21h30? De há umas semanas para cá tem sido uma miséria. Tenho 120Mbps contratados e dependendo dos dias tanto posso ter 50 como 8Mbps.

Liguei para a apoio ao cliente no último domingo, dia em que pelos testes da própria NOS tinha 8Mbps. Ficaram de ligar para resolver o problema até quarta-feira, não ligaram. Telefonei eu perto das 22h, a gravação dizia que o período de atendimento para avarias era até às 21h30 (conveniente, neste caso).

Hoje liguei para lá às 21h15, a gravação dizia que devido ao elevado número de atendimentos não ia ser possível atender a minha chamada. Ficaram de ligar de volta. Incrível o apoio ao cliente desta empresa.

Mais alguém com este problema? Parece ser excesso de utilizadores na rede, não? Não será coincidência que no domingo à noite foi quando tive velocidades mais lentas.
 
sempre que possivel, deixar vestigios das reclamações. Ir na loja e reclamar ou então por email. por telefone e "depois ligamos" pode dar azo a muita coisa.
em principio estás numa celula congestionada. se tens 120mbps contratados, até 100 dou de barato e sem problemas. 8mbps é brincar com as pessoas, seja qual for a empresa e não saia de uma loja sem um papel que iriam resolver a situação ou então mudava de ISP
 
Uma boa parte dos clientes NOS tem esse problema e não há solução. Chama se traffic shapping, algo que a NOS aplica à sua rede em horas de ponta, em que muitos utilizadores ligam à Internet. Mesmo que não aplique, a rede satura com toda a gente que acede nas horas noturnas, não tendo capacidade de resposta. Solução: mudar de operadora.
 
Obrigado pelas respostas.

O estranho disto é que nem sempre foi assim. Durante muito tempo tive velocidades estáveis de 90Mbps (tenho o PC ligado por ethernet ao router, a velocidade até estaria limitada pela própria ligação), independentemente de ser de manhã ou à noite. Aliás, não tenho dúvidas que se testar amanhã de manhã vou ter 90Mbps estáveis.

Vou ver se me ligam e depois deixo aqui a explicação deles.
 
Obrigado pelas respostas.

O estranho disto é que nem sempre foi assim. Durante muito tempo tive velocidades estáveis de 90Mbps (tenho o PC ligado por ethernet ao router, a velocidade até estaria limitada pela própria ligação), independentemente de ser de manhã ou à noite. Aliás, não tenho dúvidas que se testar amanhã de manhã vou ter 90Mbps estáveis.

Vou ver se me ligam e depois deixo aqui a explicação deles.

Nada estranho infelizmente, encontras imensos casos idênticos aqui no fórum. Se o procedimento continuar a ser o mesmo, agora voltam-te a pedir 3 dias para resolver a situação, queixas-te novamente e pedem-te uma hora para que te possam telefonar e testar contigo ou dão-te um número da rede fixa para ligares quando tiveres a ter o problema, depois dizem-te que tens de fazer o teste com um browser especifico, depois com um browser especifico mas com windows em safe mode, etc, etc. Aceitas a realidade ou insistes até te libertarem do contrato, só por milagre o problema terá outra resolução.
 
Está-me a acontecer precisamente a mesma coisa há 3 dias, mas na zona da Amadora. Às 20,21h é impossível navegar normalmente, com paginas a inclusive nao fazerem load por vezes. É algo bastante irritatante para quem tem 100 megas e fica-se com 3. Já se sabe que praticam traffic shapping mas nunca esteve tão mau como agora ao ponto de se notar esta diferença.

Até estava admirado pois já há coisa de 1 ano e tal nao tinha problemas com a Zon (que por si é um operada de maravilha). Enfim.
 
Última edição:
Tb estou na mesma na zona da Amadora, foi me indicado pelo suporte que o problema é relativo ao sinal ser insuficiente para a quantidade de pessoas que usa de noite a rede e que eles sabem mas temos que esperar que o problema seja ultrapassado...
 
Tb estou na mesma na zona da Amadora, foi me indicado pelo suporte que o problema é relativo ao sinal ser insuficiente para a quantidade de pessoas que usa de noite a rede e que eles sabem mas temos que esperar que o problema seja ultrapassado...

Quando chegar a fatura para pagar, dizes que sabes mas têm que esperar para que tu pagues. Simples.
As pessoas continuam a ser muito benevolentes com as operadoras. Não há que ter medo.
 
problema vai ser ultrapassado quando alguns mudarem outro operador e a rede fique com o número clientes para o qual foi dimensionada, é assim que eles gerem a rede

quantos mais clientes houver com UMA 200/20 , mais a rede fica rastos
 
Última edição:
Tb estou na mesma na zona da Amadora, foi me indicado pelo suporte que o problema é relativo ao sinal ser insuficiente para a quantidade de pessoas que usa de noite a rede e que eles sabem mas temos que esperar que o problema seja ultrapassado...

Portanto é mesmo um problema em geral de zona que surgiu. Mas é sempre esperar segundo eles... uma semana... um mês etc...

Uma coisa é conseguir navegar na net sem problema, digamos de "100 megas" passas a 70/60 a essa hora da noite que nem dás conta (que por si ja estas a pagar a mais para nao teres o serviço devido) outra é as paginas demorem minutos a fazer load e por vezes nem isso. É impossível usar a internet assim. Nem o speednet conseguia abrir.

Tambem fiquei com uns pings meio marados desde que começou a acontecer portanto sempre soube que era mais uma vez o maravilhoso serviço da NOS, que vai, para ser sincero já não tinha problemas com eles a algum tempo. Eu nem quero ligar outra vez para la como no passado pois os operadores actuam como certas pessoas nao percebessem do assunto e tudo que mandam fazer é palha. Mas se isto continuar esta semana lá vai ter que ser.
 
Aqui por Gaia, uma semana depois de lhes ter ligado lá telefonaram de volta para tentar resolver o problema.

Inicialmente disseram que estava tudo bem com o modem, que era "compreensível que em alturas de maior uso a rede baixasse um bocadinho a velocidade" (até me passei com a naturalidade com que ele disse isto), depois pediu-me para aguardar uns minutos para fazer mais alguns testes.

Ao fim deste período afinal o modem apresentava algumas oscilações que não eram normais, que podia ser disso e que vão enviar cá uma equipa para analisar o problema na próxima quarta-feira.

Pelo que vou lendo pelo forum já percebi que estou no início do calvário. Vamos lá ver onde acaba.
 
Isso que vocês estão a reportar não é Traffic Shaping (TS), mas sim zona congestionada. O que é pior que TS. O TS serve para atenuar as zonas congestionadas bloqueando ou limitando a velocidade em protocolos "problemáticos" como o P2P.

No entanto, quando a diferença de utilização é muito superior à capacidade da zona não há TS que resolva. E a zona torna-se congestionada.

Tanta coisa com o Docsis 3.1 e só lê cada vez mais zonas congestionadas no serviço da NOS.
 
Aqui por Gaia, uma semana depois de lhes ter ligado lá telefonaram de volta para tentar resolver o problema.

Inicialmente disseram que estava tudo bem com o modem, que era "compreensível que em alturas de maior uso a rede baixasse um bocadinho a velocidade" (até me passei com a naturalidade com que ele disse isto), depois pediu-me para aguardar uns minutos para fazer mais alguns testes.

Ao fim deste período afinal o modem apresentava algumas oscilações que não eram normais, que podia ser disso e que vão enviar cá uma equipa para analisar o problema na próxima quarta-feira.

Pelo que vou lendo pelo forum já percebi que estou no início do calvário. Vamos lá ver onde acaba.

Se tens a velocidade contratada durante a madrugada e manhã mas à noite não, o problema não pode ser do modem. Ainda te dizem que de facto encontraram "ruido" no modem e ou o trocam ou ligam uma máquina para o limpar. O procedimento do costume, enfim.
 
Isso que vocês estão a reportar não é Traffic Shaping (TS), mas sim zona congestionada. O que é pior que TS. O TS serve para atenuar as zonas congestionadas bloqueando ou limitando a velocidade em protocolos "problemáticos" como o P2P.

No entanto, quando a diferença de utilização é muito superior à capacidade da zona não há TS que resolva. E a zona torna-se congestionada.

Tanta coisa com o Docsis 3.1 e só lê cada vez mais zonas congestionadas no serviço da NOS.

Curioso que o congestionamento só começou com a introdução da UMA a 200mbps. Ou seja, até aos 100mbps a coisa ainda se aguentava.

Por isso o investimento que a NOS teria de fazer ainda é superior, não é só trocar hardware, mas sim restruturar a rede. Mas isso já sabemos que não vai acontecer, com o acordo da Vodafone, vão continuar a expandir em FTTH, presumo eu de vá ficar 700mil casas rede própria + 700mil partilha.

1.4M casas FTTH dá aproximadamente 50% de clientes que terão acesso aos pacotes 1Gbps e assim alegremente irão continuar a anunciar, enquanto num dia bem longínquo a rede HFC estiver preparada para ter estes pacotes.

Provável é que para clientes empresariais eles usem a rede Vodafone ao invés da NOS (HFC), mas isto é só um palpite.

Só ainda não entendi como é que a Vodafone vai chegar aos 4.4M, será que a NOS vai dar rede FTTH nomeadamente da TVtel que acho que não estam a usar? Estas zonas não estarão já cobertas pela Vodafone? É que o meu receio é que a Vodafone entre na aventura do HFC, o diferencial entre o que têm e o que anunciou que ia ter, obrigava à NOS ou Vodafone a converter/expandir um volume de casas muito grande.
 
@viperbruno obviamente que não é só trocar o hardware e a magia acontece. Isso só na mente de alguns. Até 100 Mbps eles davam na "boa"... Mas com TS. Pelo mesmo aqui na minha zona. Agora parece que aquilo nem com TS aguenta!

Não creio que a Vodafone entre na loucura do HFC. Teria que fazer imensas adaptações e a rede está a rebentar pelas costuras. O que a VDF deve usar é o FTTH que a NOS andou, e bem, a expandir nas zonas mais remotas. Com o FTTH da NOS mais expansão que deve haver é capaz de atingirem o número anunciando.
 
@viperbruno obviamente que não é só trocar o hardware e a magia acontece. Isso só na mente de alguns. Até 100 Mbps eles davam na "boa"... Mas com TS. Pelo mesmo aqui na minha zona. Agora parece que aquilo nem com TS aguenta!

Não creio que a Vodafone entre na loucura do HFC. Teria que fazer imensas adaptações e a rede está a rebentar pelas costuras. O que a VDF deve usar é o FTTH que a NOS andou, e bem, a expandir nas zonas mais remotas. Com o FTTH da NOS mais expansão que deve haver é capaz de atingirem o número anunciando.

Esse é o problema, é que a NOS teria de cobrir quase todo o país para a Vodafone chegar aos 4.4M (actualmente têm 2.4M não é?)

Se a NOS têm meras 600mil, ainda fiz aquele raciocínio lá trás para a NOS atingir as 4.4M, mas para a Vodafone não é plausível. Só se, efectivamente começar a haver conversões de zonas HFC onde a Vodafone não opera ainda. Isso até era inteligente por parte da NOS, porque em zonas sem concorrência significativa é onde a rede deles deve de estar mais "arrebentada". Veremos se a NOS caminha no sentido de diminuir a rede HFC que têm.
 
No caso da Vodafone penso que ela refere apenas 4M. Lê aqui: http://forum.vodafone.pt/t5/Novidades-e-Notícias/Parceria-Vodafone-amp-NOS/m-p/303076#M1143

O acordo refere partilha de 2.6M sendo que cada parte dá 1.3M. A Vodafone fica com (2.4?+1.3) 3.9~4M. Bate certo. A cobertura da Vodafone deve rondar os 4M e dá NOS 4.4M (devem estar a contar com o HFC).

Assim já faz um pouco mais de sentido. A NOS só têm de expandir mais 700mil ou 800mil o que é mais plausível. No entanto é ver que há NOS (FTTH) duplicado com Vodafone, não será muito, mas o Vale de Sousa está cheio de coberturas duplicadas, soubessem eles que agora iam fazer o acordo lol

Portanto para tornar a coisa mais plausível, terá que ficar perto dos 800mil a 900mil de expansão da NOS, zonas essas que não podem ter Vodafone já. Portanto a NOS terá de atacar zonas rurais que a Altice anda a meter, que centros urbanos a NOS já têm quase tudo.

Ainda me lembrei dos arquipélagos onde a Vodafone não marca presença e a NOS já lá meteu alguma, pouca, fibra. Fui ver a população e no total dá +- 500mil. Logo por aí não dá (para mais que já lá estão as RNGs por algum motivo) :p

Ao menos sabemos que a Altice não vai ficar sozinha a expandir fibra e ainda bem porque a MEO monopolista não deixa saudades.
 
Veio cá hoje o técnico a casa, verificou tudo, trocou cabos, fez testes, subiu a postes, 1 hora depois diz que o problema é no exterior e que vai ter que ser outra equipa a resolver o problema. Fantástico. Disse que normalmente demoram 48h, custa-me a acreditar. Belíssimo serviço :facepalm:
 
Back
Topo