1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Velocidade da RAM afecta processamento?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por pascasso, 10 de Julho de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 2015)

1. pascasso

pascasso Power Member

boas,

tenho dois módulos de RAM ddr2 de 1GB cada uma a 333Mhz.
    Vou comprar uma motherboard que tem nas especificações isto:
    Também vou comprar um processador cujo FSB é de 1333Mhz.

A questão é, será que a velocidade de processamento e o bus speed do processador é afectado pela velocidade da RAM? Ou não tem nada que ver?

2. Skorpion666

Skorpion666 Suspenso

Claro que está relacionado...Para teres uma ideia, A unica coisa que o processador reconhece no computador para além dele proprio, é a memória...

Penso que para teres as memórias a funcionar a uma determinada Velocidade o FSB do CPU tem de ser o dobro da memória...Penso que seja assim, com o cpu a 1333 consegues ter as memórias a 667 mas nao tenho total certeza disto....

3. LJM

LJM Power Member

A sua memória já não está actualizada para essa board.

Para gastar o menos dinheiro possível, veja no manual da board qual a velocidade mais rápida de memória admitida sem OC e é essa que deve comprar.

Se quiser fazer OC e houver €€ pode comprar então uma mais rápida.

De qualquer dos modos as 1066 estão baratas, talvez seja a escolha mais equilibrada.

4. gfernandes

gfernandes Power Member

Um processador muito rápido com memórias muito lentas vai fazer surgir o seguinte:

Processador processa tudo muito rápido e pede mais informação, mas como as memórias são muito lentas , não lhe conseguem fazer chegar essa informação à velocidade que ele precisa para processar à sua velocidade... isto resulta em que nesses momentos o processador não está a fazer nada, está antes à espera que as memórias lhe enviem a informação.

Com isto resultam "brakes" e quebras de framerates em jogos, por exemplo...

O ideal num pc não é ter um grande processador e uma grande gráfica, o ideal é ter um computador equilibrado, em que tudo esteja em harmonia. Se a partir desse ideal se puder subir o desempenho dos componentes, aumentando o preço geral da máquina, tanto melhor, mas factores como a memória RAM e o disco rígido também não são de descurar.

Antes um computador equilibrado e com um processador e uma gráfica ligeiramente inferiores, do que um computador desiquilibrado e com um processador super rápido.

Espero ter ajudado ;)

5. reiszink

reiszink Power Member

A relação memória/processador que normalmente traduz maior desempenho é 1:1, por exemplo, se tiveres um processador com FSB de 400, o ideal ou o mínimo que se deve ter são memórias a 800Mhz.

Há muito alvoroço porque as memórias estão baratas e toda a gente quer comprar as que tiver mais Mhz, mas por vezes, as pessoas vão nessa empolgação comprar memórias que realmente não são necessárias para o PC que têm.

Só para dar uma ideia, a maior parte dos processadores sem OC, nem sequer fazem uso de memórias a 800Mhz, no entanto, em certos programas há vantagem em ter memórias mais rápidas, por exemplo a 500Mhz, mas isso já é outra história.

O que o user gfernandes fala em cima, nem se deve principalemnte à frequência das memórias, mas sim ao timming delas, isso é o que faz o processador "esperar" por alguma informção das memórias, por isso deve-se ter os timmings mais baixos possiveis.

Entre umas memórias a 800Mhz e umas a 1000Mhz, não vais notar diferença no dia a dia, as diferenças são minimas, só vais notar mais desempenho em bechs, em tarefas no dia a dia não notas, mesmo em jogos, se ganhares 1fps dá-te por contente.

Onde realmente começas a notar alguma diferença é nos 1200Mhz, por isso aconselhava-te a comprar umas PC2-8000 e depois fazes-lhe um OC para 1200Mhz.

6. rav3n

rav3n Power Member

nao é qualquer kit, tirando os micron, que faz 1200MHz para uso diário

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Tens a certeza? É que se for o PC do 'My System', eu vejo lá DDR2-533.

É. Mas se não és um utilizador exigente nem fazes OC, continua a utilizar essas memórias que poupas dinheiro.

O processador só executa instruções, instruções essas que podem ser lidas da memória. O CPU não reconhece nada. A mboard (BIOS) é que faz isso.

Isso não faz qualquer sentido. Existem divisores FSB:RAM, definidos na BIOS, que gerem a eventual diferença de frequências do FSB e RAM, de forma a que tudo funcione correctamente.

Porquê?

Falso.

Além disso, nunca vi a relação preço/GB diminuir (em geral) com o aumento da frequência das memórias.

Eu comprei das memórias mais baratas que existem por aí para fazer OC. Claro que não escolhi umas memórias quaisquer. Mas esse post parece de alguém que fala 'de cor'. Todas as memórias podem sofrer OC, a única diferença é que essas 'mais rápidas' já são certificadas; as que não são...é preciso sorte ou conhecer resultados de outras pessoas.

E eu digo: as 800 estão (ainda mais! menos de 40€ contra menos de 50€) baratas, talvez seja a escolha mais equilibrada.

Quem é que tem razão? :confused:

Não digo que seja eu, mas se o autor no tópico nem fala em OC, e se basta DDR2-667 para ter um CPU de FSB1333 a 1:1...

Se na prática não tiram partido de 800MHz, porque é que aconselhas comprar DDR2-1000 para fazer OC para 1200? Não percebi.

8. reiszink

reiszink Power Member

Falei isso numa situação meramente hipotética, pois não sei que processador e que tipo de OC ele quer fazer.

Hoje em dia, já há muitas pessoas com OC´s elevados ao ponto de necessitarem de memórias a 1000Mhz ou acima disso.

9. LJM

LJM Power Member

WindWalker

Eu comprei das memórias mais baratas que existem por aí para fazer OC. Claro que não escolhi umas memórias quaisquer. Mas esse post parece de alguém que fala 'de cor'. Todas as memórias podem sofrer OC, a única diferença é que essas 'mais rápidas' já são certificadas; as que não são...é preciso sorte ou conhecer resultados de outras pessoas.

Se calhar não falo tão de "cor" como parece, acabou por justificar a minha opção.

10. HardwareHelper

HardwareHelper Power Member

TIra essas e mete 4GB team elite group

11. pascasso

pascasso Power Member

boas,

Windwalker, tou a falar de outro pc.

De qualquer maneira já comprei o que tinha a comprar. Não tenciono fazer overclock nem à RAM nem ao CPU. Para uma Asus P5Q-Pro comprei umas Kingston 2 X 1GB 1066Mhz ddr2.

Obrigado pelas respostas.

Partilhar esta Página