• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Velocidade da RAM vs ganho de desempenho

leatavsan

Power Member
Boa noite,

Sou um pouco novo nestes temas, mas tenho a seguinte dúvida:

Imaginemos que tenho uma MB que suporte memórias até 4000 mhz (usando o XMP).
A minha dúvida é se por exemplo, usando uma memória que tenha um máximo de 3600 mhz (usando o XMP) terá um desempenha significativamente superior a uma memória 2666 mhz.

Se essa melhoria de desempenho for assim tão boa, digam-me se compensa pagar mais cerca de 50 euros para passar de 2*8 GB a 2666 mhz para 2*8 a 3600 mhz

Obrigado
 
Por norma uma ram de 3600 deverá ser sempre superior a uma de 2666, agora se compensa a diferença de 50€, na minha opinião e para aquilo que eu faço, não.

No teu caso, que componentes compõe o teu pc e que uso lhe dás?
 
neste momento apenas tenho um portátil, mas quero montar um desktop agora em dezembro, mas ando a ver as coisas com calma...

depois o pc será maioritariamente para jogos, mas também tenho algum gosto por editar fotos/videos, mas nada de mais

EDIT:

vi agora este vídeo no youtube. penso que é esclarecedor...

 
Última edição:
Sim é bastante mas sou sincero, se não fosse pelo elevado preço da DDR4, mais valia comprar logo com maior frequência.

Mas tendo em conta o custo/performance, aqueles 50€ poderão ser mais bem gastos na gráfica ou no processador.
 
Sim, eu sei disso. Apenas ainda não pesquisei sobre isso para saber as diferenças, mas já que você falou nisso, pode explicar resumidamente o que é que a latência das RAM afeta no desempenho?
Obrigado
 
Muito obrigado, fiquei muito mais esclarecido.
Mas e agora em relação ao que todos querem: FPS
Que influência (ganho) se tem nos mais diversos jogos?
 
Também já tive essa dúvida é pelo que encontrei na NET de testes comparativos para jogos acima dos 2400Mhz quase não há ganhos em termos de jogos.
 
Última edição:
Resposta não é linear.
depende da plataforma e do preço que se arranja a RAM. Hoje em dia está pela hora da morte, por isso é preciso escolher MUITO melhor onde colocar os euros.
Quanto mais velocidade melhor, quanto menor as latencias melhor, mas a partir de um ponto deixa de fazer sentido pagar tanto para ter mais 0,5% de performance, no melhor dos cenários.

Ao preço que estão agora, diria que um bom kit 3000 cl16 está um bom equilibrio. Mais velocidade ou menores latencias e já pedem mais 20/40€.
Quem quiser gastar mais um pouco tem 3400 cl16.
E sempre se pode brincar com o OC nelas :) Como sempre tive os meus PC's com OC no cpu e ram, tento ir pelas que estão pouca acima do meio e puxo por elas
 
Eu tenho umas g.skill 1600mhz cl10 que fazem 1866 cl9 de oc e a diferença no pubg é abismal, imagino como seria por exemplo com umas a 2400mhz de baixa latencia.
 
Eu tenho 2x8gb 2400 cl11 e consigo perceber que conseguem alimentar bem o cpu para o PC estar sempre fluido. Na altura paguei mais meia duzia de euros. Agora estão a mais do dobro do que paguei por elas :(
 
pelos testes que fiz posso te dizer que em alguns jogos nota se e muito . 15fps as vezes a mais . ou em outros aqueles pequenos breaks desaparecem.
num exemplo em concreto passei no CINEBENCH de 108 fps para 125fps. a diferença esta nos jogos que estao no limite dos 60fps ,e existe quebras de frames um aumento de fps estabiliza esses mesmos 60fps e deixas de ver quedas.

Como o video indica, em novos sistemas ( Ryzen ou i da serie 8 ) quanto maior a frequencia, mais rapida é a comunicaçao dos nucleos com as intruçoes dadas.

cumps
 
No meu caso a diferença que notei no overclock à ram foi nos breaks que ficaram mais suaves e em menor quantidade no caso do pubg.
 
então alguém pode ajudar na compra que devo fazer? sei que não é bem aqui a secção para as aquisições de hardware, mas para não criar mais um tópico pergunto aqui.

Eu quero comprar 2 módulos de 8GB de RAM cada (2*8GB)
No máximo pretendo gastar até cerca de 200 euros.

Tenha em vistas estas RAM:

G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL14 Preta - preço 193,90
    • Latência: 14-14-14-34-2N
--> 9,333 nanossegundos


G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL15 Preta - preço 192,90

    • Latência: 15-15-15-35-2N
--> 9,375 nanossegundos


G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Gunmetal - preço 183,90

    • Latência: 16-18-18-38-2N
--> 10 nanossegundos


G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL17 Preta - preço 203,90

    • Latência: 17-18-18-38-2N
--> 9,444 nanossegundos

Crucial Ballistix 16GB (2x8GB) DDR4-2666MHz CL16 Vermelha - preço 152,90

    • Latência: 16-18-18 (não sei o resto)
--> 12,003 nanossegundos


Qual seria para vocês a melhor opção para a memória RAM (tendo em conta a relação preço/desempenho)?
 
Back
Topo