• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Velocidade da RAM vs ganho de desempenho

Sendo assim ou as mencionadas em cima ou estas
  • Latência: 15-15-15-35-2N
Umas tem um cl de 14 quê é muito bom , estás tem mais MHz com um cl equilibrado.
 
Obrigado
Eu não me importo de abdicar de qualidade nos gráficos em troca de mais fps. Acham que a RAM vai ter muita influência na performance?
 
Depende do jogo. Geralmente, não tem. Onde se nota mais diferença na velocidade da RAM é em sistemas AMD Ryzen, porque tiram maior proveito disso.
 
O meu sistema vai ser Intel...

Será que ficaria bem servido com as memorias Crucial Ballistix 16GB (2x8GB) DDR4-2666MHz CL16 Vermelha - preço 152,90
Ou é melhor gastar mais 40/50 euros numas memórias de 3000 MHz CL14?
 
A latência daquela terceira RAM é realmente aquela?? 36-19-19-36? Não será para aí 17/18?

Então aquelas memórias Ballistix 2666 MHz com CL16 chegarão?

EDIT: não sou gamer profissional nem nada que se pareça... Apenas estou para começar neste mundo dos jogos
 
Esse video faz muito pouco sentido e eu levava esses "testes" com uma pitada de sal.
2133 cl13 versus 3200 cl19

isso não é representativo da maior parte dos kits à venda nas lojas. Isso é mais academico do que representativo das vendas.
Mais de metade dos testes a 2133 é mais rapida do que a 3200... WTF ?!?
 
eu sei ;)
Eu também só disse que ia ser intel para o resto do pessoal ao dar a opinião relativamente à escolha da RAM ter em conta o sistema que vou ter
 
As plataformas da intel têm mostrado poucos ganhos com aumento de frequência. São mais importantes se estiveres procupado com fps mínimos em situações limite do sistema. Mas para o utilizador comum, vale mais apostar em preço/performance. Outro ponto a ter em conta seria a frequência vs CL, e preço de revenda futuro.

Em intel, diria que algo mais pelas 2400Mhz ou 2666Mhz com CL tão baixo quanto possível provavelmente seriam suficientes, só indo para mais rápidas se realmente quiseres melhorar os mínimos em situações limite.

Se fosse Ryzen, a conversa seria outra.
 
De facto é muito caro...
Há cerca de 2 anos estive para montar um desktop e nessa altura andava a ver RAM 2*8 a 2133 MHz por 80 euros... Agora estão ao dobro do preço...

Vou ver se apanho alguma promoçãozeca aí nas lojas e mando vir pq senão vou ter que baixar para as RAM's de 2666 MHz com CL15 / CL16 para poder poupar uns 30 euritos...
 
ainda há pouco tempo estava a ver um video do Linus (que não é das minhas fontes de informação favoritas) a falar sobre isso.

basicamente maior frequencia dá mais fps, mas é um ganho ridiculamente pequeno comparado com o custo da ram de maior velocidade.
é preferivel comprar umas de MHz mais baixo, e usar o dinheiro para comprar um processador ou uma gráfica melhor.


quanto ao comprar, com os preços a que elas andam, eu comprava agora só 8gb e depois actualizava mais tarde.
 
Estava a pensar comprar já 16 GB e atualizar a gráfica mais tarde...
Como por vezes edito vídeos/fotos e jogo de vez em quando, penso que os 16 GB poderiam fazer alguma diferença na renderização de vídeos, sendo por isso a gráfica um pouco menos importante, penso eu (corrijam-me se estiver errado)
 
A RAM e GPU é realmente o pesadelo de montar um PC nos dias de hoje...
Eu comprei no mês passado 2*8GB 3200mhz cl14 por 180€ que no panorama actual é um optimo negócio, um kit equivalente agora custa mais 20/40€... Mas quando a malta diz os preços a que compraram há 1 ano atrás é assustadora a escalada de preços que levaram as RAM's.

Se vais usar o PC para jogar talvez seja mais sensato comprar 1 stick de 8GB das Crucial Ballistix que referiste a -80€, por agora é suficiente, e para o próximo verão os preços já devem descer.

Já agora espera para o ultimo fim de semana deste mês, penso que vai haver uma black friday.
 
Última edição:
Back
Topo