1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Velocidade da ram

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por newman, 7 de Janeiro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1176)

1. newman

newman Power Member

Boas a todos!
    Tenho um toshiba l40 do eescola e tenho uma duvida relacionada com a velocidade da ram.
    Na caixa aparece 512MB+512MB memory 667MHZ

Corro o CPU-Z e aparece isto:

onde aparece 333 n deveria aparecer 667?

Obrigado pela ajuda :)

Última edição: 8 de Janeiro de 2008
  2. UnknownName

UnknownName 1st Folding then Sex

Sim, as tuas RAM´s estão trabalhando em dual channel (divide os "ficheiros" pelas duas, o que é muito bom), a 667Mhz (apenas mostra metade da velocidade, 333 Mhz).

Frequência é isso.

3. newman

newman Power Member

Portanto, cada uma corre a 333 que no total da 667?
    mas nao deveria ser cada uma a 667?

Obrigado

4. UnknownName

Melhor que isso, as tuas RAM's estando em dual channel é como se estivessem trabalhando a 1334Mhz +/-. Mesmo assim 667 Mhz ainda aguenta-se bem com os jogos recentes.

Ele mostra metade da velocidade mas isto não significa que elas não estejam trabalhando ao seu máximo. Se tiveres alguma dúvida se as RAM´s estão a trabalhar bem usa o memtest, muito fácil de usar e diz-te se tens algum problema.

http://superdownloads.uol.com.br/download/90/memtest/

Fica Bem e não te preocupes com a RAM, estão a trabalhar como deve ser. ;)

EDIT: Já de vez aqui ficam as minhas pra veres:

[​IMG][​IMG]

5. newman

newman Power Member

Obrigado :) Vou experimentar agora o memtest

6. rustyballzz

rustyballzz Power Member

sao Double data rate 333.3 Mhz + 333.3Mhz = 667Mhz

cumpz.

7. UnknownName

Que contas são estas, 333+333=666 ;)

Mas é o valor mais aproximado portanto não muda nada.

Abraço

8. nribeiro

nribeiro Power Member

Mas no menu "Memory" aparece 266!! Não devia aparecer no minimo 333? No meu aparece 420 porque estão em OC mas se as dele não estiverem, supostamente as memórias dele devem ser a 533Mhz!!! Correcto?!

9. rustyballzz

rustyballzz Power Member

errado!
    as memorias dele sao 667 mas estao a trab a 533

cumpz.

10. jack_19

jack_19 Power Member

pois, mas deveriam estar a 333MHz, uma vz que ele diz que sao 667:mad:, alguma coisa ali nao esta bem, pq as memorias nao sao como cpu que tem speedstep:lol:por isso se sao 667 deveria aparecer 333 e nao 266, e 667 nao é a junçao das duas rams como disseram em cima, 667 é velocidade individual de cada uma, aparece 333 porque como foi referido tmb acima Double Data Rate = DDR, e tmb nao é equivalente a 1334 como tmb foi referido, a valores que dobram ao estar em dual channel, mas nao esse, o que dobra é o interface da memoria de 64bit para 128bit, quase como num raid0 no caso dos discos:D

Cumps

11. ShadeX

ShadeX Power Member

Sim, mas estas a assumir que na BIOS estão conf como 667 ,)

É fácil o pessoal esquecer-te que as contas não são lineares, do tipo "tenho material x logo tem de estar a z".

As minhas Corsair estão a 390 e estão "underclocked" (DDR2-800). Razão, estão conf para 667+OC (pq não tive ainda tempo para testar se aguentavam os 800+OC...). Basicamente isto permite-me correr o CPU a um FSB mais alto e manter a RAM ainda dentro dos limites nominais dela (à custa de performance claro...).

Ele até pode ter DDR-800 ou superior, se na BIOS estiver conf para 533, nada feito, vão ser 533 e pronto.

Sendo o CPU que é, o que me parece é que a BIOS/mobo decidiram que o melhor era correr a RAM de modo "semi-sincrono" visivél no rácio de 1:2. Dependendo das circunstâncias, a performance nessas condições pode ser melhor que tendo a RAM a correr a 667.

12. UnknownName

Ainda bem que falaste nisso, tinha as minhas RAM's trabalhando a 533Mhz e não tinha reparado. Lá fui eu á bios mudar a frequência e parece tudo mais rápido:

Eu tava um bocado assustado porque não estava a ver diferença entre 533 e 667Mhz, agora vejo.

13. ohnigres

ohnigres Power Member

Pois é esse é o caso do rapaz, ele tem que fazer o mesmo que tu fizeste, bios e pimba alterar isso!

cumprimentos

14. ShadeX

ShadeX Power Member

No melhor dos casos ganhas-te +25% de banda, o que não se traduz em +25% de ganho e já sem contar com as percas do novo rácio FSB/RAM.

Melhor sim, mas suficiente para se notar no dia a dia não sei...

15. newman

newman Power Member

Pois, mas tenho a ultima versao da bios e não aparece nada relacionado com frequencia da ram..
    e acho mesmo que nao vi mal.. :(

16. newman

newman Power Member

Alguem me da uma ajuda de como mudar na bios?
    Obrigado a todos :)

Partilhar esta Página