Dúvidas Velocidade da rede caseira

God_Like

I fold therefore I AM
Boas caros zwamianos.

Estou com um dilema! Tenho um thomson tg787 MEO ADSL como router, mas acontece que quando tento passar ficheiros pela LAN, estando ligado os 2 PC's por wireless, as velocidades não passam de 900/950KB e estando os dois pc's com todo o sinal e ambos a 54Mbps(não deveria atingir os 5/5.5MB/s)?

Pronto, descontente com as velocidades, liguei um dos PC's por cabo, e mesmo com o outro PC com todo o sinal e 54Mbps, só consigo atingir na ordem dos 3/3.5MB/s...

Haverá algum "tweak" a fazer que não esta feito? É estranho porque download na net com wireless, consigo velocidades de 1.2MB/s (10Mbps de debito) muito contantes.

Tenho outro router asus (wl520gp) e ja tentei com esse dedicado para a LAN(ou seja, sem net, ja que não possui modem interno) e o resultado é igual em ambos os cenarios! Soluções? Explicações?

desde ja, obrigado pelo tempo investido na leitura. cumps e saudações zwamianas
 
Ia-te responder, mas de facto faz-me confusão ter mais velocidade em P2P do que tenho a fazer transferências entre computadores na mesma rede
 
Faz todo o sentido a velocidade ser mais baixa a passar de um PC para o outro. Em condições óptimas a velocidade da rede wireless fica-se aproximadamente por metade da velocidade apresentada. No teu caso a poucos metros do router suponho que seja 54Mbps, correcto?

Depois 54/2 = 27Mbits/seg que equivale a 3,375MB/s. Isto é o máximo que uma rede WiFi vai atingir num sentido, ex: a fazer um download da Internet ou a transferir ficheiros de um PC ligado ao router com cabo de rede. E isto sempre assumindo que estamos em condições óptimas de funcionamento da rede, em que a distancia até ao AP é pequena e não existe ruído. Havendo ruído, de outras redes wireless por exemplo, a velocidade pode cair bastante.

Depois temos a segunda condicionante, tu estas a transferir dados entre dois clientes wireless e nesse caso a comunicação não é directa, mas sim ((PC1<>AccessPoint<>PC2)). Então o que vai acontecer é a velocidade ficar dividida por dois. 3,375/2=1,6875MB/s.

Este cálculos são aproximações assumido que o Router, placas WiFi e drivers são perfeitos e não existe ruído. Claro que na maior parte das situações estas condições não se reúnem e temos velocidade ainda mais baixas em WiFi. Não há milagres.
 
Faz todo o sentido a velocidade ser mais baixa a passar de um PC para o outro. Em condições óptimas a velocidade da rede wireless fica-se aproximadamente por metade da velocidade apresentada. No teu caso a poucos metros do router suponho que seja 54Mbps, correcto?

Depois 54/2 = 27Mbits/seg que equivale a 3,375MB/s. Isto é o máximo que uma rede WiFi vai atingir num sentido, ex: a fazer um download da Internet ou a transferir ficheiros de um PC ligado ao router com cabo de rede. E isto sempre assumindo que estamos em condições óptimas de funcionamento da rede, em que a distancia até ao AP é pequena e não existe ruído. Havendo ruído, de outras redes wireless por exemplo, a velocidade pode cair bastante.

Depois temos a segunda condicionante, tu estas a transferir dados entre dois clientes wireless e nesse caso a comunicação não é directa, mas sim ((PC1<>AccessPoint<>PC2)). Então o que vai acontecer é a velocidade ficar dividida por dois. 3,375/2=1,6875MB/s.

Este cálculos são aproximações assumido que o Router, placas WiFi e drivers são perfeitos e não existe ruído. Claro que na maior parte das situações estas condições não se reúnem e temos velocidade ainda mais baixas em WiFi. Não há milagres.
Sim 54mbps,
Parece me plausivel! logo com o meu PC ligado por cabo e o outro por wireless, atingiria esse "maximo" que referiu. Ou seja, a falta da transferencia por wireless, é de facto, minha. fazendo um esquema:

PC1>[rj45]>router>[wireless g 54mbps full signal]>PC2
-------------------
3~3.5MB/s max
-------------------

PC1>[wireless g 54mbps full signal]>ROUTER>[wireless g 54mbps full signal]>PC2
------------------
800~900KB/s max
------------------

logo, a interferencia seria do PC1, mas não poperçebo, tenho [wireless g 54mbps full signal] nos dois clientes!!!

a solução passará por comprar 20m de cabo rj45 e passar os ficheiros por cabo, aí ja atigiria os, (100mbps/8=12.5MB/s) arredondando, 10~12MB/s, certo?

no caso do assunto wireless, não ha nada a fazer, certo? se fosse norma N, seguindo a logica tambem teria os (150mbps/2=75mbps e 75mbps/8=9.375MB/s) logo tambem só teria 7~9MB reais, certo? e se estiveram os dois clientes por wireless teria k dividir por 2 novaente(7/2=3.5) o porqué de dividir o valor por 2, seria as retransmisoes de erros entre o pc e o router, certo? mas o porque de ser REDIVIDIDO POR 2 caso os clientes tiverem ambos em wireless, não estou a perceber!

corrija me se tiver errado. Obrigado pelos esclarecimentos
 
Última edição:
Sim, por cabo de rede a 100mbps consegue-se aproximadamente esses valores.

Com norma N 150, sim consegue-se à volta de 7~8MB/s. Se for a transferir entre dois PCs com wireless a velocidade cai novamente para metade e ficamos com 3,5~4MB/s.

Divides por dois porque há perda de pacotes, retransmissões, overhead de protocolos,...

Redivides por dois porque o wireless é Half-Duplex, ou seja, não consegue receber e transmitir ao mesmo tempo.


Já agora para completar encontrei isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Throughput#Maximum_theoretical_throughput

[url]http://www.bbwexchange.com/turnkey/howrfworks_page_12.asp

[/URL]
 
Última edição:
Sim, por cabo de rede a 100mbps consegue-se aproximadamente esses valores.

Com norma N 150, sim consegue-se à volta de 7~8MB/s. Se for a transferir entre dois PCs com wireless a velocidade cai novamente para metade e ficamos com 3,5~4MB/s.

Divides por dois porque há perda de pacotes, retransmissões, overhead de protocolos,...

Redivides por dois porque o wireless é Half-Duplex, ou seja, não consegue receber e transmitir ao mesmo tempo.


Já agora para completar encontrei isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Throughput#Maximum_theoretical_throughput

http://www.bbwexchange.com/turnkey/howrfworks_page_12.asp

pois, era o que suspeitava! muito obrigado pelos esclarecimentos, entao seguindo essa teoria, estando em condições optimas, por wireless G a net ñ vai em modo alguma alem dos ~3MB/s, certo?

MUITO OBRIGADO PELOS ESCLARECIMENTOS :D
 
Back
Topo