1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas Velocidade da rede caseira

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por God_Like, 10 de Março de 2013. (Respostas: 7; Visualizações: 1307)

  1. God_Like

    God_Like I fold therefore I AM

    Boas caros zwamianos.

    Estou com um dilema! Tenho um thomson tg787 MEO ADSL como router, mas acontece que quando tento passar ficheiros pela LAN, estando ligado os 2 PC's por wireless, as velocidades não passam de 900/950KB e estando os dois pc's com todo o sinal e ambos a 54Mbps(não deveria atingir os 5/5.5MB/s)?

    Pronto, descontente com as velocidades, liguei um dos PC's por cabo, e mesmo com o outro PC com todo o sinal e 54Mbps, só consigo atingir na ordem dos 3/3.5MB/s...

    Haverá algum "tweak" a fazer que não esta feito? É estranho porque download na net com wireless, consigo velocidades de 1.2MB/s (10Mbps de debito) muito contantes.

    Tenho outro router asus (wl520gp) e ja tentei com esse dedicado para a LAN(ou seja, sem net, ja que não possui modem interno) e o resultado é igual em ambos os cenarios! Soluções? Explicações?

    desde ja, obrigado pelo tempo investido na leitura. cumps e saudações zwamianas
     
  2. God_Like

    God_Like I fold therefore I AM

    Sugestões, nada?
     
  3. XtremuZ

    XtremuZ I'm cool cuz I Fold

    Ia-te responder, mas de facto faz-me confusão ter mais velocidade em P2P do que tenho a fazer transferências entre computadores na mesma rede
     
  4. Cidades

    Cidades I fold therefore I AM

    Faz todo o sentido a velocidade ser mais baixa a passar de um PC para o outro. Em condições óptimas a velocidade da rede wireless fica-se aproximadamente por metade da velocidade apresentada. No teu caso a poucos metros do router suponho que seja 54Mbps, correcto?

    Depois 54/2 = 27Mbits/seg que equivale a 3,375MB/s. Isto é o máximo que uma rede WiFi vai atingir num sentido, ex: a fazer um download da Internet ou a transferir ficheiros de um PC ligado ao router com cabo de rede. E isto sempre assumindo que estamos em condições óptimas de funcionamento da rede, em que a distancia até ao AP é pequena e não existe ruído. Havendo ruído, de outras redes wireless por exemplo, a velocidade pode cair bastante.

    Depois temos a segunda condicionante, tu estas a transferir dados entre dois clientes wireless e nesse caso a comunicação não é directa, mas sim ((PC1<>AccessPoint<>PC2)). Então o que vai acontecer é a velocidade ficar dividida por dois. 3,375/2=1,6875MB/s.

    Este cálculos são aproximações assumido que o Router, placas WiFi e drivers são perfeitos e não existe ruído. Claro que na maior parte das situações estas condições não se reúnem e temos velocidade ainda mais baixas em WiFi. Não há milagres.
     
  5. God_Like

    God_Like I fold therefore I AM

    Sim 54mbps,
    Parece me plausivel! logo com o meu PC ligado por cabo e o outro por wireless, atingiria esse "maximo" que referiu. Ou seja, a falta da transferencia por wireless, é de facto, minha. fazendo um esquema:

    PC1>[rj45]>router>[wireless g 54mbps full signal]>PC2
    -------------------
    3~3.5MB/s max
    -------------------

    PC1>[wireless g 54mbps full signal]>ROUTER>[wireless g 54mbps full signal]>PC2
    ------------------
    800~900KB/s max
    ------------------

    logo, a interferencia seria do PC1, mas não poperçebo, tenho [wireless g 54mbps full signal] nos dois clientes!!!

    a solução passará por comprar 20m de cabo rj45 e passar os ficheiros por cabo, aí ja atigiria os, (100mbps/8=12.5MB/s) arredondando, 10~12MB/s, certo?

    no caso do assunto wireless, não ha nada a fazer, certo? se fosse norma N, seguindo a logica tambem teria os (150mbps/2=75mbps e 75mbps/8=9.375MB/s) logo tambem só teria 7~9MB reais, certo? e se estiveram os dois clientes por wireless teria k dividir por 2 novaente(7/2=3.5) o porqué de dividir o valor por 2, seria as retransmisoes de erros entre o pc e o router, certo? mas o porque de ser REDIVIDIDO POR 2 caso os clientes tiverem ambos em wireless, não estou a perceber!

    corrija me se tiver errado. Obrigado pelos esclarecimentos
     
    Última edição: 18 de Março de 2013
  6. Cidades

    Cidades I fold therefore I AM

    Sim, por cabo de rede a 100mbps consegue-se aproximadamente esses valores.

    Com norma N 150, sim consegue-se à volta de 7~8MB/s. Se for a transferir entre dois PCs com wireless a velocidade cai novamente para metade e ficamos com 3,5~4MB/s.

    Divides por dois porque há perda de pacotes, retransmissões, overhead de protocolos,...

    Redivides por dois porque o wireless é Half-Duplex, ou seja, não consegue receber e transmitir ao mesmo tempo.


    Já agora para completar encontrei isto:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Throughput#Maximum_theoretical_throughput

    http://www.bbwexchange.com/turnkey/howrfworks_page_12.asp
     
    Última edição: 18 de Março de 2013
  7. God_Like

    God_Like I fold therefore I AM

    pois, era o que suspeitava! muito obrigado pelos esclarecimentos, entao seguindo essa teoria, estando em condições optimas, por wireless G a net ñ vai em modo alguma alem dos ~3MB/s, certo?

    MUITO OBRIGADO PELOS ESCLARECIMENTOS :D
     
  8. Cidades

    Cidades I fold therefore I AM

    Exactamente, não contes com muito mais que isso.
     

Partilhar esta Página