1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Velocidade das fan's

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jjmaia, 13 de Dezembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 771)

1. jjmaia

jjmaia What is folding?

Tenho 3 noiseblocker XL2 no radiador.

Pela board, tenho-as a 60% (o que dá cerca de 800rpm).

Pus uma nova na traseira da caixa, igual (apesar de parecer diferente, as pás são mais transparentes) mas esta sempre a +1000 rpm...

Do que será? Da fan ou da board? O barulho incomoda-me.

2. DARKiller

DARKiller I quit my job for Folding

São do mesmo tamanho as fans?
    Se forem...é esquisito...pode ser da fans serem do mesmo modelo mas gerações diferentes.
    (por exemplo tenho duas revoltec que são do mesmo modelo, mas gerações diferentes e a antiga faz mais barulho e os leds dão menos brilho.)

3. jjmaia

jjmaia What is folding?

Os autocolantes são diferentes, logo devem ser gerações diferentes, mas a 60% uma diferença de mais de 200 rpm é muito...

Para alem disso, a nova é que faz mais barulho...

4. DARKiller

DARKiller I quit my job for Folding

E se reduzires mais a velocidade dela dá?
    Pores a 40% e ver se já fica a 800rpms.
    cumps

5. jjmaia

jjmaia What is folding?

O mínimo é 60% e é para todas as fans ligadas à board.

6. danielG

danielG Power Member

Estás a usar os conectores para as ventoínhas da motherboard?

Do que eu tenho visto, as motherboards actuais suportam, no máximo, o controle de velocidade de 3 ventoínhas. CPU_fan, Chassis_fan1 e Chassis_fan2 controlam a velocidade, mas Power_fan não. Ou seja, essa XL2 nova deve estar à velocidade máxima, 1500 rpm.

Para a quarta ventoinha, tens de usar um controlador de ventoinhas manual, como o Zalman Fanmate 2. Ou então troca essa XL2 por uma ventoinha que corra mais devagar como uma Noiseblocker XL1 (1000 rpm) ou uma Scythe Slipstream de 800 rpm.

Última edição: 14 de Dezembro de 2008
  7. jjmaia

jjmaia What is folding?

As 3 ventoinhas estão ligadas com 2 "Y's", logo para a board deve ser só uma, e estão ligadas a uma entrada Chassis_fan. Esta quarta ventoinha também está numa Chassis_fan.

A ventoinha que tinha antes também estava no mesmo sitio e estava a <1000 rpm...

8. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

aproveitando o topico...
    alguem sabe se existe alguma esponja que absorve som a venda?

ja vi ai na net e no youtube, uma esponja que se cola as laterais da caixa e que por sua vez reduz o ruido (consideravelmente)

ha alguma loja que venda isso?

9. jjmaia

jjmaia What is folding?

Segundo o PC Probe (e a bios também) as 3 fans do radiador estão a cerca de 810 rpm, enquanto que a fan separada a pouco mais de 1000 rpm.

Será por ter 3 fans ligadas à mesma ficha que rodam mais devagar?

Ou arranjo uma XL1 (que é um problema, tenho que vender a XL2...), ou ponho-lhe um resistência...

10. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

a XL2 também está ligada a um dos Ys??

Cumps

11. jjmaia

jjmaia What is folding?

Não.

Tenho 2 "Y" que servem para ligar 3 fan's à board, e a outra fan, está noutra ficha da board.

12. no-pain_no-gain

no-pain_no-gain Power Member

existe sim senhor mas se vais comprar numa loja de informatica fica te muito caro, podes ir a uma loja de ferragens grande e procurar um espuma isolante daquelas que se usam mesmo nas paredes que te sai mais barato pois é vendido ao metro ou entao fazes como eu que tou a fazer um modding em que vou fazer uma parte exterior da caixa e vou encher com espuma de polioretano (espuma isolante)

13. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

e essa espuma isolante reduz o ruido consideravelmente n?

14. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

É bom para isolar sim, mas não esquecer o AirFlow da Caixa e ter em atenção que as temps da Caixa irão subir razoavelmente...

15. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

pois... esse era mesmo o meu medo

16. jjmaia

jjmaia What is folding?

Pois, mas isso a mim não me preocupa, porque a esponja será apenas usada na caixa para a bomba :)

17. docpt

docpt Power Member

boas!

A tempos comprei duas NBXL2 para a minha antec 182.
    Mas passados dois dias fui troca-las, de facto elas tinham bom airflow mas a nivel de ruido n fiquei satisfeito.

cumps

Partilhar esta Página