Velocidade de Discos rigidos de portateis.

Blue_Wings

Power Member
Gostaria de alguem que tem portatil ou que esteja dentro do assunto me saiba dizer se:

Num portatil que eu penso comprar que tem 100 Gb de Disco a 4200rpm
O representante da marda diz (Acer) que nao é possível alterar para uma rotação de disco maior...(5400rpm / 7200rpm).

Vale a pena por em duvida a compra do portatil por causa das rotações do disco ?
Axo k 4200rpm é muito lento... é mesmo assim muito lento ?

Alguem k diga da sua justiça.

So por curiosidade... o modelo em questao é este: Acer Aspire 1694 WLMi

Embora o esclarecimento que eu kero é a nível de rotaçao do disco.

Cumps a todos.
 
Última edição:
Disco!

Boas!

Á prióri, deves poder pedir um disco mais rapido! Atenção que agora já existem portateis com Sata e PCI-e.....

Cumps...
 
quase todos os portateis têm discos de 4200rpm, são raras a excepções.
sava-se talvez o qosmio da toshiba que tem 2 discos de 5400 em raid0, mas custa o que se ve...

alem disso, discos mais rapidos gastam mais bateria, e gastam-se mais depressa.

acho que não vale mesmo a pena pores em causa a compra do portatil em questão por causa da velocidade do disco.
 
Blue_Wings disse:
Gostaria de alguem que tem portatil ou que esteja dentro do assunto me saiba dizer se:

Num portatil que eu penso comprar que tem 100 Gb de Disco a 4200rpm
O representante da marda diz (Acer) que nao é possível alterar para uma rotação de disco maior...(5400rpm / 7200rpm).

Vale a pena por em duvida a compra do portatil por causa das rotações do disco ?
Axo k 4200rpm é muito lento... é mesmo assim muito lento ?

Alguem k diga da sua justiça.

So por curiosidade... o modelo em questao é este: Acer Aspire 1694 WLMi

Embora o esclarecimento que eu kero é a nível de rotaçao do disco.

Cumps a todos.

Tenho um 1691WMLi e digo-te o seguinte, o disco kdo vazio, é porreiro, mas começa a encher k começa a ficar cada vez mais lento!!!
Se compras esse portatil, prepara-te para gastares uns 30cts ou mais para comprares um disco mais rapido para substituires!!!

É o que eu vou fazer!!!
 
Pensa no que queres fazer com o portatil!

Office , internet , email? Nao vale a pena
Edicao de video , passagem de ficheiros grandes , qualquer coisa que precises de speed? Vale a pena , tem em atenção o consumo maior de bateria!
Jogos etc coisas lúdicas? Achas que vale a pena ter menos bateria e gastar mais guito por um jogo? A decisão cabe-te a ti :)

Posso-te dizer que o meu disco ou e de 4800 ou de 5200rpm , e no entanto a passar ficheiro de video GRANDES por rede do desktop para este chego aos 8-10MB/s...tu é que sabes o que pretendes
 
SwimmerBoy disse:
Tenho um 1691WMLi e digo-te o seguinte, o disco kdo vazio, é porreiro, mas começa a encher k começa a ficar cada vez mais lento!!!
Se compras esse portatil, prepara-te para gastares uns 30cts ou mais para comprares um disco mais rapido para substituires!!!

É o que eu vou fazer!!!

Mnadei um mail à Acer a perguntar se dava para substituir logo de origem por um disco mais rapido, a resposta dele foi esta:

"Caro Cliente
Conforme requisitado , lhe informamos que o disco possui uma rotação de 4200 rpm, não sendo possivel colocar um disco maior por problemas de configurações do sistema. "

Será k posteriori consegues comprar um disco e por aí no teu portatil ou em ***** acer SwimmerBoy?

Sempre ouvi dizer qie os upgrades ao Acer eram muito dificeis, senão impossiveis! devido a disposiçao e estruturaçao das peças dentro do próprio portatil.

O k tens adizer ? Acho que vou mandar um mail a dizer se posso comprar um disco mais pekeno para eles instalaram, a parte do preço do portatil, a ver o k eles dizer... será k nao se pode fazer upgrades ?
 
acabei de mandar este mail:

"Boa noite,

Não sei se fui bem compreendido, porque eu não queria um disco maior, mas sim mais rápido.
Não é possível obter um disco mais rápido do que as 4200rpm ?
Nem antes da compra?
Nem em alternativa, depois da compra? Fazendo a substituição do disco de 100gb de 4200rpm por um um outro até de capacidade inferior mas mais rápido, à parte da compra do portatil?"


Vamos ver se eles perceberam e se repondem :)
 
Última edição:
Eu penso k sim..... nao faz sentido o disco ter alguma forma fisica diferente dos habituais....são padrões feitos e estipulados... Logo, penso k baste um disco de 2.5'' para k seja compativel
 
n1 portatil pensa-s em consumo (baixo) e silencio. mas d kalker forma, deve ser compativel, pois, axo k desde k seja ata66/100/133 nd tem a ver com a rotaçao.. a n ser k a voltagem seja controlada (Amperagem).
acer ja parece Vobis...
"têm adaptadores usb > lpt1 ? " o men procura em tds as prateleiras, passa os olhos por ele e diz.. "nao, n temos." pergunta ao colega e mm resposta, "procure n1 loja d componentes eletronicos..." LOLOLOLOL
e com o adaptador á mano :D :D :D
 
AndreAPL disse:
"têm adaptadores usb > lpt1 ? " o men procura em tds as prateleiras, passa os olhos por ele e diz.. "nao, n temos." pergunta ao colega e mm resposta, "procure n1 loja d componentes eletronicos..." LOLOLOLOL
e com o adaptador á mano :D :D :D

eh pa, ja agora... encontraste uma cena dessas? é que também ando a precisar...
estou a dar em doido com a porta paralela do PC, onde preciso da impressora, sim, porque nos outros ela trabalha bem, menos naquele onde faz falta.
ja comprei uma gaita de uma controladora PCI e não me resolve o problema, raios partam.
 
banid0 disse:
Edicao de video , passagem de ficheiros grandes , qualquer coisa que precises de speed? Vale a pena , tem em atenção o consumo maior de bateria!
Jogos etc coisas lúdicas? Achas que vale a pena ter menos bateria e gastar mais guito por um jogo?

Nao é bem assim o maior consumo de bateria.

Os ultimos Seagate momentum (nome das versoes 2´5) tem versoes de 5400rpm e 7200rpm e a versao de 7200rpm consome tanta energia quanto um 5400rpm tradicional!!
Por ser mais rapido nao implica que consuma mais, visto que a tecnologia evolui e esses promenores estao muito minimizados nos dias de hoje!
 
Koncaman disse:
eh pa, ja agora... encontraste uma cena dessas? é que também ando a precisar...
estou a dar em doido com a porta paralela do PC, onde preciso da impressora, sim, porque nos outros ela trabalha bem, menos naquele onde faz falta.
ja comprei uma gaita de uma controladora PCI e não me resolve o problema, raios partam.

porta pci > LPT1 n funcionou :confused: :confused: :confused: ui... eu meti 1 n1 P150 e inda hoje rola :002:
senao faz como eu, pra n mexer nas portas e config, simplesmente metes 1 path set lpt2=lpt1 :)


mas voltando ao assunto, s consumo é o mm entao, n percebo pk a acer diz coisas dakelas :P
 
Alguém te respondeu?

Também tou interessado neste portátil, mas realmente o disco deve ser o calcanhar de aquiles da máquina!

Se não comprar este devo comprar o toshiba m40-145!

Cumps.
 
tetsuo disse:
Alguém te respondeu?

Também tou interessado neste portátil, mas realmente o disco deve ser o calcanhar de aquiles da máquina!

Se não comprar este devo comprar o toshiba m40-145!

Cumps.

Já nao se dignaram a responder..... Paciência.... :(
 
Err. Vou ao Acer Point da minha zona me informar. Também estou a pensar em comprar um Acer e provavelmente terei que trocar o disco!

O que a Acer deve ter dito é ser impossivel o PC vir já de fabrica com disco de 5400 ou 7200 rpm...
Nos Toshiba eles dizem que apenas o disco e a memória podem ser trocados. O portátil do meu primo até tem um compartimento em separado pro dito cujo.

Eu uso um disco de 2,5" Seagate momentus de 5400 rpm e 2 MB cache numa caixa USB, é claro que a performance é atrofiada pelo USB, mas mesmo assim comporta-se bem... E tem boas features:

* Baixo consumo, apenas 0.47 A nos 5 volts, logo eu apenas utilizo uma porta USB, a suplementar apenas para fornecer mais energia não é utilizada.
* Funcionamento extremamente silencioso, só se escuta uns "clicks" muito baixinhos e raros ;)
* Baixo aquecimento.

Bom mesmo é o modelo de 160 gigas com gravação perpendicular!!
E Já vi discos 2,5" SATA, a interface é identica a um disco 3,5" Podem ser utilizados em desktop directamente :009: A ***** vende Sansung's destes:

75 € 40 GB
99 € 60 GB
130 € 80 GB

Existem bombas de 7200 rpm e 8MB, com performances parecidas a discos desktop, mas

* São caros!
* Chupam muita energia.
* Aquecem bastante.
* Ruido.

O Michel me disse de um disco de 5400 rpm e 16 megas de cache, este sim deve bombar nas horas :009:

Um Raid 0 destes é que rulava!!
http://www.seagate.com/cda/products/discsales/marketing/detail/0,1081,670,00.html

Ainda vendo os Hitachi e meto 2 destes :D Alguem com guita não quer dar um passo a frente? :001:
 
Última edição:
destr0yer disse:
Existem bombas de 7200 rpm e 8MB, com performances parecidas a discos desktop, mas

* São caros!
* Chupam muita energia.
* Aquecem bastante.
* Ruido.

O Michel me disse de um disco de 5400 rpm e 16 megas de cache, este sim deve bombar nas horas :009:

Um Raid 0 destes é que rulava!!
http://www.seagate.com/cda/products/discsales/marketing/detail/0,1081,670,00.html

Ainda vendo os Hitachi e meto 2 destes :D Alguem com guita não quer dar um passo a frente? :001:

Por acaso esse de 5400rpm e 16mb de buffer tem um comportamente fraco comparavel aos modelos de 7200rpm http://www.tomshardware.com/storage/20050606/index.html

Depois o que é dito dos modelos de 7200rpm é falso.
Os ultimos Seagate momentus a 7200rm consomem tanto quanto um 5400 tradicional e a nivel de calor e ruido ta tudo extremamente minimisado. As diferenças sao minimas para os modelos de 5400rpm.
Compensam largamente os modelos de 7200rpm. Sao é + caros que os irmaos de 5400rpm!
 
destr0yer disse:
Err. Vou ao Acer Point da minha zona me informar. Também estou a pensar em comprar um Acer e provavelmente terei que trocar o disco!


Depois diz-me ***** coisa em relaçao a troca posterior de discos, se é possivel trocar depois de comprar sff

Thnks :)
 
Hi,

Não li a thread toda, por isso é provavel que vá dizer mais do mesmo...

Da minha experiência com o meu portátil (4200 rpm (acho :D)) noto que o disco em performance não é grande coisa, sobretudo quando tá mais cheio e fragmentado mas que ganho em silêncio e em autonomia de bateria. Pessoalmente, do uso que actualmente dou ao portatil 4200rpm estão ok para mim, no entanto se precisas de performance no acesso ao disco e estas disposto a sacrificar alguma autonomia e ruido então aconselho subires dos 4200.
 
há hdd de 7200 p laptop, o consumo n é assim notório...o preço é q é bastante mais, qto á speed do pc...nota-se alguma coisita sim... (eu n gosto muito dos 7200 pq akece pra caramba....)

agora de 4200 para 5400 acho q n ganhas mto
 
Back
Topo