Velocidade de Discos rigidos de portateis.

SwimmerBoy disse:
Desculpem lá, só por curiusidade....

Algum de voces k relata k 7200RPMs "aquece muito" e "gasta muita bateria" etcetra e tal, já experimentaram um disco de 7200RPM para portatil para fazer essas comparações?!


simples e curto?

SIM :D

Asus a1300 (já tem uns anitos) o hdd morreu e levou outro, e nota-se!
 
Sumerset disse:
é assim: os z71 sao portateis asus.

No primeiro ano tens assistencia onsite dada pela inmove no 2 tens q ir até à loja onde compraste no entanto podes ter a certeza q no caso dos z71 eles vao às maos da asus caso o problema nao seja algo do genero cpu mem ou disco visto que eles é q sao os fabricantes...

Eu tenho o WZ71V com P-M 770, 1GB ram DDR2 da samsung, disco 80GB (o disco é da fujitsu siemens), o gravador DVD+/-R (que é da Toshiba Samsung e grava os DVD-R com excelente qualidade nos testes de erros) já para não falar nos 3DMark2003 que tenho 5000 e no 2005 tenho cerca de 2000. O tempo de bateria com o 770 é cerca de 3h e 45m default saido da caixa, como reduzi os clocks da grafica em 2d e as tensões do P-M agora dá cerca de 4h e 30m e tenho q dizer q é muito robusto e não tenho nenhum problema com ele... Poderia ter uma porta série e uma paralela pois é algo que preciso mesmo mas tb tendo em conta o nível de costumização que ele permite não se pode pedir muito mais...

Até dá para escolher o monitor...

Se vivem no norte do país dêm 1 salto até à Suprides www.suprides.net para os ver em acção pois ainda não os encontrei em mais nenhum lado e foi lá que o comprei.

Não gostei muita da Acer pq os plásticos são frágeis e na verdade não permitem mudar nada a não ser a preço estúpidamente alto e ficares com o material velho parado em casa para além de te obrigarem a comprar o windows...

Os da Asus vendidos em qualquer loja eram uma opção pois permitem algumas mudanças como o disco e a memoria mas nada de cpu nem gráfica que costumam ser bosta...

Realmente neste paguei um pouco mais no entanto fiquei com um ASUS costumizado...
Para portateis customizados tb tens os da Dell ;)
Só é pena em Portugal não comercializarem a série Inspiron... isso é k era de valor :)

Quanto ao aquecimento do disco... não tenho bases de comparação... apenas sei te dizer k o hitachi 60gb 7200rpm não noto nada de anormal.

Quanto ao Acer... compras esse Acer (se é o k tu keres) e metes.lhe o disco de 7200rpm :) e ainda ficas com um disco de 4200rpm pa pores numa caixa usb (até dá pa levares na mala do portatil e tal... para as viagens, faculdade, ou cenas do genero ;))

[[]]
 
xBoShY disse:
Quanto ao aquecimento do disco... não tenho bases de comparação... apenas sei te dizer k o hitachi 60gb 7200rpm não noto nada de anormal.

Quanto ao Acer... compras esse Acer (se é o k tu keres) e metes.lhe o disco de 7200rpm :) e ainda ficas com um disco de 4200rpm pa pores numa caixa usb (até dá pa levares na mala do portatil e tal... para as viagens, faculdade, ou cenas do genero ;))

[[]]

A minha ideia é essa, juntar o meu acer com os 60Gb da hitachi e ficar com o de 80Gb a 4200RPM numa caixa externa!
 
lá está toda a gente tem que ver o orçamento a que está limitado... eu preferi ter algo em que posso mexer sem qq problema caso queira.

Aqui no wz71v até já tenho o novo standart de porta de comunicação que vai substituir o pcmcia, embora mantenha o pcmcia na mesma claro. E tenho sempre extras como poder mudar a grafica para qualquer PCI-E de notebook, colocar um P-M de dual core assim q sair (é compativel este), e tenho o SATA caso queira usar.

São bonus que poderão não valer agora mas certamente irão valer no futuro, em que poderei fazer alterações... E a questão de não pagar o windows tb é muito atraente. Usar Linux torna as coisas muito mais baratas e quem sabe o MacOS X no proximo ano não torne mais atraente... :joker:
 
Eu queria era ver-vos a instalar as drivers ati em linux!

A solução com a 6600 pci-e parece-me bem melhor!

E fica apenas 300€ mais caro que o ACER!
 
tetsuo disse:
Eu queria era ver-vos a instalar as drivers ati em linux!

A solução com a 6600 pci-e parece-me bem melhor!

E fica apenas 300€ mais caro que o ACER!

mim ja instalou :rolleyes: ati é akela base :wow:
mas dps d 3/4 tentativas ja dominas akilo :-D :-D :-D
ha 1 bom tutorial na net...
 
foi por causa da maravilha de drivers ati para linux que eu preferi a nvidia para o portatil... (alem disso a 6600 tem sem duvida melhor performance q a x700 mobile) mesmo que fosse uma placa inferior a 6600 eu preferia a nvidia por causa dos drivers linux...

Muito mais faceis de instalar... os da ati sao maravilhosos... é vergonhoso como eles ainda tem mantêm essa falha...
 
Sumerset disse:
foi por causa da maravilha de drivers ati para linux que eu preferi a nvidia para o portatil... (alem disso a 6600 tem sem duvida melhor performance q a x700 mobile) mesmo que fosse uma placa inferior a 6600 eu preferia a nvidia por causa dos drivers linux...

Muito mais faceis de instalar... os da ati sao maravilhosos... é vergonhoso como eles ainda tem mantêm essa falha...

pra n falar k GF4 ti4600 consegue ser superior a 9800pro no linux :eek: :eek: ..
infeliz/ ati ....
 
Sumerset disse:
eu tive a ver um de 7200 num portatil igual ao meu (mas com um cpu inferior :007: ) e digo-te q aquilo aquecia a caixa e eu neste nao tenho nada parecido... quanto ao gastar de bateria é simples vais ver a qualquer site de reviews e vez isso...

Blue_Wings já pensaste em comprar um portatil q nao seja acer e que de apra configurar? Eu tenho um InMove que pude configurar totalmente excepto a grafica mas ao que pude saber parece q dentro em breve também vai haver opçoes de escolha nesse campo...

www.inmove.com.pt da uma vista de olhos o material é interessante e o z71 é um portátil asus os outros nao tenho a certeza do que sao... pode ser q encontres algo q te interesse mais.
O Z71 é um bocado caro, mas como é customizavel é muito bom :)

Os outros são jeitosos, mas sem grafica dedicada estraga a fests :mad:

Pena não poder meter uma Geforce 6200 por exemplo :(
 
o meu pc ja tem mais de 1 ano e ja tem um disco de 5400. E mesmo assim dá perfeitamente pra ver que é precisamente o disco ke atrofia o resto, na minha opinião n compres um com 4200 pk depois vais ter uma grande makina ke não se mexe por causa de um dos componentes...
 
acrobat disse:
o meu pc ja tem mais de 1 ano e ja tem um disco de 5400. E mesmo assim dá perfeitamente pra ver que é precisamente o disco ke atrofia o resto, na minha opinião n compres um com 4200 pk depois vais ter uma grande makina ke não se mexe por causa de um dos componentes...


Exacto! mas como ja foi dito... compro com o disco k la vem e depois peço para trocar por um de 5400rpm mesmo k seja mais pekeno... nao me importo.
 
Koncaman disse:
quase todos os portateis têm discos de 4200rpm, são raras a excepções.
sava-se talvez o qosmio da toshiba que tem 2 discos de 5400 em raid0, mas custa o que se ve...

alem disso, discos mais rapidos gastam mais bateria, e gastam-se mais depressa.

acho que não vale mesmo a pena pores em causa a compra do portatil em questão por causa da velocidade do disco.


destr0yer disse:
Err. Vou ao Acer Point da minha zona me informar. Também estou a pensar em comprar um Acer e provavelmente terei que trocar o disco!

O que a Acer deve ter dito é ser impossivel o PC vir já de fabrica com disco de 5400 ou 7200 rpm...
Nos Toshiba eles dizem que apenas o disco e a memória podem ser trocados. O portátil do meu primo até tem um compartimento em separado pro dito cujo.

Eu uso um disco de 2,5" Seagate momentus de 5400 rpm e 2 MB cache numa caixa USB, é claro que a performance é atrofiada pelo USB, mas mesmo assim comporta-se bem... E tem boas features:

* Baixo consumo, apenas 0.47 A nos 5 volts, logo eu apenas utilizo uma porta USB, a suplementar apenas para fornecer mais energia não é utilizada.
* Funcionamento extremamente silencioso, só se escuta uns "clicks" muito baixinhos e raros ;)
* Baixo aquecimento.

Bom mesmo é o modelo de 160 gigas com gravação perpendicular!!
E Já vi discos 2,5" SATA, a interface é identica a um disco 3,5" Podem ser utilizados em desktop directamente :009: A ***** vende Sansung's destes:

75 € 40 GB
99 € 60 GB
130 € 80 GB

Existem bombas de 7200 rpm e 8MB, com performances parecidas a discos desktop, mas

* São caros!
* Chupam muita energia.
* Aquecem bastante.
* Ruido.


Telefonei mesmo agora à assistnecoa da Acer e disseram-me o seguinte:


Mão-de-obra para substituição do disco: (para nao perder a garantia)

Com backup de dados (que eu nao preciso): 85€ + IVA = 102.82 €

Apenas substituição de disco sem backup: 47 € + IVA = 56.87 €

Os preços apenas variam na capacidade dos discos e nao na sua rotação, os preços que eles praticam (dizem eles):

Disco 2.5 para portatil de 60 GB 7200rpm :150 € + IVA = 181.50 €

Disco 2.5 para portatil de 80 GB 5200rpm :180 € + IVA = 217.80 €

Disco 2.5 para portatil de 100 GB 5200rpm :210 € + IVA = 254.10 €


Ou seja! Resumindo a minha melhor opção, uma vez que o portatil que eu quero trás um disco de 100Gb a 4200rpm....é:

Disco de 60Gb 7200rpm = 181.50 + 56.87 = 238.37 €

OU

Disco de 80Gb 5200rpm = 217.80 + 56.87 = 274.67 €

Ta tudo louco com estes preços....... :wow: :(

Keria um disco mais rapido...realmente.. o k é me aconselhavam a fazer ? de kem ja tem experiência de portatis?
A não ser que eu compre o disco numa outra casa ***** para me ficar mais barato e mando la instalar nao? para poder manter a garantia. Tenho de telefonar a perguntar isso....
 
Última edição:
Blue_Wings disse:
Telefonei mesmo agora à assistnecoa da Acer e disseram-me o seguinte:


Mão-de-obra para substituição do disco: (para nao perder a garantia)

Com backup de dados (que eu nao preciso): 85€ + IVA = 102.82 €

Apenas substituição de disco sem backup: 47 € + IVA = 56.87 €

Os preços apenas variam na capacidade dos discos e nao na sua rotação, os preços que eles praticam (dizem eles):

Disco 2.5 para portatil de 60 GB 7200rpm :150 € + IVA = 181.50 €

Disco 2.5 para portatil de 80 GB 5200rpm :180 € + IVA = 217.80 €

Disco 2.5 para portatil de 100 GB 5200rpm :210 € + IVA = 254.10 €


Ou seja! Resumindo a minha melhor opção, uma vez que o portatil que eu quero trás um disco de 100Gb a 4200rpm....é:

Disco de 60Gb 7200rpm = 181.50 + 56.87 = 238.37 €

OU

Disco de 80Gb 5200rpm = 217.80 + 56.87 = 274.67 €

Ta tudo louco com espres preços....... :wow: :(

Keria um disco mais rapido...realmente.. o k é me aconselhavam a fazer ? de kem ja tem experiência de portatis?
A não ser que eu compre o disco numa outra casa ***** para me ficar mais barato e mando la instalar nao? para poder manter a garantia. Tenho de telefonar a perguntar isso....


Eu vou fazer assim: Comprei um 1691 e trás um disco de 80 a 4200RPMs.... O que vou fazer é comprar um disco de 60Gb a 7200RPMs e uma caixa externa, meto o disco de 60Gb no portatil e meto o de 80 na caixa externa...se tiver algum problema com o portatil, torno a meter o disco original!!
 
Tudo depende daquilo que vcs querem fazer.
Eu estou em LEIC e corro mtas x aplicações que exigem bastante e até agora não tenho tido problemas de desempenho com um disco de 5400 rpm.
Claro que em comparação fica bastante atrás dos desktops actuais, mas em termos de portátil é bastante bom.
Para além disso, consome menos energia que para mim é fundamental num portátil.
É um gasto que por exemplo eu nunca faria. O mal é o pessoal tentar aprox os portáteis ao desempenho que têm nos desktops.
Não sei, são opiniões. Na minha, e para aquilo que eu faço no portátil que é bastante (trabalho apenas ... não há jogos, mas é mesmo porque não jogo) o meu disco de 5400 tem chegado perfeitamente.

EDIT: minto ... a drive é de 5400
 
Última edição:
Back
Topo