Dúvidas Velocidade de transferência em lans de 1Gb

Death_Knight

Power Member
Boas, eu gostava de saber qual a velocidade máxima possível atingir numa rede que tenha placas de rede de 1Gbite/ps a velocidade máxima teorica penso que seria 1000Mb / 8 (para ficar em MegaBytes) ou seja 125 MB por segundo, claro que isto é a velocidade teórica, na prática como uso discos Sata IIde 7200RPM penso que ficaria pelos 60/70MB.

Mas agora é que vem o problema, eu na minha erde de 1Gb só consigo atingir velocidades de 22MB por segundo, não deveria atingir velocidades bem maiores?

Quais são os possíveis problemas para me prenderem a essa veocidade? Estou a falar claro de não ter o precessador ocupado com nada apenas a transferência.

cumprimentos
 
Última edição:
O processo de transmissão é algo ainda um pouco mais complexo.. É preciso identificar/encapsular/encriptar os dados mesmo antes de sair da maquina de origem. Óbvio que o processo contrário é feito no destino.
 
O bus pci das motherboards é a 33 Mhz e partilhado, daí que nunca consigas esgotar a capacidade teórica das placas.

Se quiseres testar a sério só com pci-x.
 
O bus pci das motherboards é a 33 Mhz e partilhado, daí que nunca consigas esgotar a capacidade teórica das placas.

Se quiseres testar a sério só com pci-x.


As 3 máquinas que usei para andar a testar as velocidades usam as plcas de rede integradas, talvez isso tamém me limite um pouco a nível de velocidade e desempenho das mesmas
 
Muitas vezes, mesmo muitas vezes, as placas de rede onboard estão num bus PCI express 1x, no proprio southbridge.

Qual o modelo de board das maquinas em questão?
Pode ser o caso de estarem montadas num bus pci normal no southbridge.
 
Muitas vezes, mesmo muitas vezes, as placas de rede onboard estão num bus PCI express 1x, no proprio southbridge.

Qual o modelo de board das maquinas em questão?
Pode ser o caso de estarem montadas num bus pci normal no southbridge.

Uma delas é esta do meu media center

Outra é de uma board de um portatil Compal IFL 90

a outra era de um amigo meuu por isso não tenho a certeza
 
Aqui deixo a minha opinião, quanto a algumas possibilidades para a tua rede lenta.

- anti-virus
Pode provocar atrasos, porque analisa todos os ficheiros copiados ou escritos no disco. Se ambas as maquinas tiverem antivirus activo ...pior.

- switchhub
uma peça muito importante, todos mencionam ser de 1Gbps, mas na prática todos têm diferentes "throughput". Não podes testar facilmente, mas podes experimentar com outro e testar.

- tipo ficheiro
Se estiveres a copiar ficheiros pequenos, lembra-te, o sistema tem primeiro ver se já existe, criar as pasta, o ficheiro e só depois copia. Testa sempre com 1 ficheiro grande. 500MB por ex.

- cabos de rede
aqui tens de ver se o cabo é pelo menos Cat5E, se as fichas estão bem cravadas e livres de poeiras etc, os cabos não estão dobrados e estão livres de fortes campos magnéticos.

- Drivers Placa Rede
Muito importante, e o mais provável do teu problema. Experimenta varias versões de drivers, e lembra-te que nem sempre os mais recentes são os melhores.

- Opções da placa de rede e SO.
Em muitas placas de rede podes configurar opções para melhorar a performance de rede. A opção Jumbo Frame, funciona bem, desde que o emissor e receptor tenham a mesma configuração.

Uma rede lenta, pode ser a soma de vários problemas!

Boa sorte
 
Aqui deixo a minha opinião, quanto a algumas possibilidades para a tua rede lenta.

...

Uma rede lenta, pode ser a soma de vários problemas!

Boa sorte

- anti-virus - Lembrei-me disto e desactivei o anti-virus e a firewall de ambos mas continuou igual

- switchhub - Pois, eu estava a falar mesmo dos testes que fiz com um computador ligado ao outro directamente, andava a testar assim antes de comprar um switch Gb para saber as velocidades e se compensa vs um switch 100Mb ou não

- tipo ficheiro - eu testei com ficheiros de entre 2Gb cada um até 12Gb cada um


- cabos de rede - os cabos de rede são cat5e bastante bons, bem cravados e em bom estado

- Drivers Placa Rede - Tambénm me ocorreu e testei com mais que uma versão (apesar de só ter testado com duas por não ter arranjado mais) por isso talvez seja deste ponto

- Opções da placa de rede e SO. - Esta não conhecia, agradeço por teres mencionado e vou testar :D
 
Back
Topo