Também já escrevi para lá e ja recebi resposta...
Cá vai:
Caros Srs.
Sou cliente do serviço de internet móvel da Vodafone (modem Huawei E220 com tarifário 3.6 Mbps) e considero que as velocidades reais deste serviço se encontram demasiado abaixo das "prometidas" pela Vodafone.
Já testei a ligação em vários locais (centro de Coimbra, Tentúgal, Centro de Viseu, etc) e as velocidades que obtenho são sempre as mesmas, cerca de 1 Mbps de download e cerca de 56 kbps de upload.
Como os srs. sabem, a tecnologia de HSDPA permite ter 3.6 Mbps de download e 384 kbps de upload, pelo que eu gostaria que a Vodafone disponibilizasse um serviço com velocidades que no minimo se parecessem com as permitidas pela tecnologia (e pelos outros operadores da rede móvel), sobretudo no que diz respeito ao upload, que está 7 (sete!) vezes abaixo do permitido.
Com os melhores cumprimentos,
xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx
NIF: xxxxxxxxxx
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Resposta:
Exmº. Sr. xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx,
Para que possamos verificar a situação que nos reporta, solicitamos que nos indique:
- morada exacta onde efectuou o acesso (ou moradas);
- qual o perfil utilizado (Somente 3G, Somente GPRS ou 3G Preferencial) - para poder efectuar a alteração de perfil, deverá seleccionar o ícone da Vodafone com botão direito do rato e escolher Configuração » na janela que fica disponível, terá á esquerda 4 opções correspondente aos diferentes perfis.
Para efectuar o teste de velocidade, sugerimos que:
- aceda a http://pagina.net.vodafone.pt/~nx00004a/GPRS/downlink/ ;
- seleccione o ficheiro "ftp_5000k" » clicar como botão do lado direito do rato clique em cima do ficheiro e escolha a opção "Save Target As" ou "Guardar Destino Como" e escolher o Ambiente de Trabalho;
- após o download estar concluído, verificar qual o valor "Transfer Rate".
Este ficheiro é perfeitamente inócuo para o Windows e pode ser apagado imediatamente após a transferência, uma vez que o mesmo serve apenas referência.
Poderá efectuar o teste com os diferentes perfis.
Informamos ainda que a velocidade comunicada segue as normas utilizadas pelo mercado e corresponde ao débito máximo alcançável em condições ideais de utilização.
A velocidade efectiva em cada momento depende do equipamento utilizado, do tarifário contratado, da cobertura disponível no local e do número de utilizadores simultâneos.
A Vodafone encontra-se em contínua melhoria de infra-estruturas tendo em vista a prestação de um melhor serviço.
Com os melhores cumprimentos,
xxxxxx xxxxxx
Serviço de Apoio a Clientes - Atendimento Tecnológico
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Ao que eu respondi:
Exmª. Srª. xxxxxx xxxxxxxx
A situação que reporto já foi verificada em contactos anteriores com o Apoio Técnico pelo 16912. Tais contactos devem, penso eu, estar registados.
Sei perfeitamente quais são as variáveis que condicionam a velocidade efectiva de uma ligação, e por isso fiz testes junto à antena que serve a minha zona (Chão do Mourão - Tentúgal) em diferentes períodos do dia, sendo os resultados sempre os mesmos: +- 1 Mbps de down e 56 kbps de up.
Ora, sabendo que os sistemas actualmente instalados (mesmo os da Vodafone) permitem 3.6 Mbps de download e 384 kbps de upload, tenho que concluir que a Vodafone tem a rede estrangulada.
Não é, contudo, meu desejo saber porque é que a Vodafone tem a rede está estrangulada, eu desejo é que retirem o estrangulamento, de forma que os clientes da Vodafone possam ter o serviço que estão a pagar.
Com os melhores cumprimentos,
xxxxxxxxx xxxxxxxx
NIF: xxxxxxxxx
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Esperemos para ver os próximos episódios...