Velocidade de Uplink na Vodafone 3.6Mbps

DARF

Power Member
Neste momento estou com um diferendo com a Vodafone, por causa da velocidade de uplink. Já testei a Connect Box USB 3.6Mbps em várias cidades do norte de Portugal (Braga, Guimarães, Famalicão, Santo Tirso - todas elas com 1.8Mbps) e em todas elas o uplink não vai além dos 64kbps. Enviei um email para o apoio técnico que por sua vez reenviou para a área de redes e ficaram de me esclarecer e explicar a razão pela qual não obtenho mais de 64kbps de uplink. Será defeito da connect box? Ou será que eles, tal como diz no site do Kanguru, ainda só proporcionam até 64? Teoricamente a tecnologia HSDPA (ao contrário da UMTS) permite ir muito mais além.

Serei só eu com este problema? Resta dizer que as portas USB do meu portátil são 2.0.
Fiquem bem!
 
pq o contrato fala em banda assimétrica e não simétrica... por isso .... you are agarrado ::zzz:

Em todo o caso não há (tirando ligações dedicadas) sistemas de broadband para casa simétricos
 
Alguém num outro fórum escrevia o seguinte:
O serviço HSDPA DL 1.8Mbps e superior, no caso da Vodafone tem activos os 384Kbps no Uplink, embora essa velocidade se obtenha mais frequentemente em sinais fortes. Outras operadoras poderão não ter activado essa classe de RAB (Radio Access Bearer) podem ter por exemplo na classe do 1.8 DL 1.8Mbps/UL 64Kbps, ou DL 1.8Mps/UL 128Kbps..., depende da estratégia de capacidade e dimensionamento do sistema, as classes de RAB autorizadas são configuradas a nivel dos RNC's (Radio Network Controlers) ou seja os equipamentos centrais onde ligam os Node B's (estações 3G).

Confesso que é demasiado técnico para mim, mas algo poderá estar a acontecer com a Vodafone. Ainda não me responderam a explicar o porquê dos 64kbps de uplink.
 
A resposta que me deram do apoio a clientes foi a seguinte:

Boa tarde,

após análise da sua situação, pela nossa área de rede, conclui-se que a velocidade de upload obtida será no valor que nos indicou inicialmente de 64 Kbps. Isto deve-se à partilha de rede que existe. Ou seja, poderá estar registado numa determinada antena, mas estará a partilhar esse mesmo espaço com outros utilizadores dai só se poder obter esse mesmo valor máximo no upload.



Com os melhores cumprimentos,

Gustavo Ferreira
Serviço de Apoio a Clientes - Atendimento Tecnológico


Nota: Caso seja necessário contactar-nos novamente, agradecemos que faça "reply" a este e-mail.

Sinto-me bastante decepcionado com a Vodafone. Não foi isso o que me disseram quando perguntei para o SAP, antes de comprar a Connect Box. Fica aqui o alerta para que se saiba e mais ninguém seja enganado.
 
Eu tenho TMN o tarifario de 640Kb de velocidade de download (na verdade tenho 1Mb ; obrigado TMN) e de upload imaginem aqui em Leiria tenho SEMPRE 384Kb o q da um jeitao para o btuga. Como fiz 1 contrato em boa altura o meu tarifario tem happy hour das 7h as 17h de download eram 384Kb mas agora tenho isso mas é de upload. Não tenho razoes de queixa antes pelo con trario.
 
Eu tenho exactamente o mesmo problema.

Tenho Huawei e220 com tarifario 3.6 Mbps e tambem ja testei em varios locais (centro de coimbra, centro de viseu, a 25 km de coimbra, a 10 km de viseu, etc) e as velocidades que tenho sao sempre as mesmas (+- 1 Mbps de download e +- 56 kbps de upload).



(Em teoria deviamos ter 3.6 Mbps de download e 384 kbps de upload.)

E nem é o download que me chateia, agora 56 kbps de upload é q é ridiculo.

Mas o mais engraçado é que nas lojas dizem que as velocidades são 3.6 Mbps de down e 3.6 Mbps de upload!!!!!!!


Tambem ando a reclamar pra Vodafone, e é uma comedia, vêem com cada peta para explicar as baixas velocidades que ate me da vontade de rir!!!!!!!!!

A ultima foi: "O sr. apesar de ter 4 traços de HSDPA (rede quase no maximo), encontra-se muito longe da antena e isso faz baixar a velocidade... lol GRANDA PETA!!!

O que eu acho é que eles têm as velocidades estranguladas.

Temos que continuar a reclamar e nao comer tudo o que nos dizem, eles tem que aumentar as velocidades.

CLIENTE, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!!!
 
Última edição:
Acabo de enviar mais um email para o SAC ([email protected] - secção técnica) a reclamar das baixas velocidades de upload e de download. Afinal pago 39.90 para ter 3.6 e nem um terço da velocidade alcanço. Mas é, sobretudo, o upload que é verdadeiramente ridículo.

Reclamem todos os que puderem. Neste país quem não berra não mama... infelicidade a nossa 8|
 
Bem, finalmente vejo alguém a reclamar com eles! Eu já estou farto desta ***** deles, ainda por cima vêm com a porcaria dos contractos de 12 meses... 5 meses já foram para mim, mas ainda falta tanto para acabar... Já agora, alguem consegue jogar online sem ou com pouco lag com esta piece of crap?
 
Também já escrevi para lá e ja recebi resposta...
Cá vai:

Caros Srs.

Sou cliente do serviço de internet móvel da Vodafone (modem Huawei E220 com tarifário 3.6 Mbps) e considero que as velocidades reais deste serviço se encontram demasiado abaixo das "prometidas" pela Vodafone.

Já testei a ligação em vários locais (centro de Coimbra, Tentúgal, Centro de Viseu, etc) e as velocidades que obtenho são sempre as mesmas, cerca de 1 Mbps de download e cerca de 56 kbps de upload.

Como os srs. sabem, a tecnologia de HSDPA permite ter 3.6 Mbps de download e 384 kbps de upload, pelo que eu gostaria que a Vodafone disponibilizasse um serviço com velocidades que no minimo se parecessem com as permitidas pela tecnologia (e pelos outros operadores da rede móvel), sobretudo no que diz respeito ao upload, que está 7 (sete!) vezes abaixo do permitido.


Com os melhores cumprimentos,

xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx
NIF: xxxxxxxxxx

------------------------------------------------------------------------------
Resposta:


Exmº. Sr. xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx,


Para que possamos verificar a situação que nos reporta, solicitamos que nos indique:

- morada exacta onde efectuou o acesso (ou moradas);

- qual o perfil utilizado (Somente 3G, Somente GPRS ou 3G Preferencial) - para poder efectuar a alteração de perfil, deverá seleccionar o ícone da Vodafone com botão direito do rato e escolher Configuração » na janela que fica disponível, terá á esquerda 4 opções correspondente aos diferentes perfis.


Para efectuar o teste de velocidade, sugerimos que:

- aceda a http://pagina.net.vodafone.pt/~nx00004a/GPRS/downlink/ ;

- seleccione o ficheiro "ftp_5000k" » clicar como botão do lado direito do rato clique em cima do ficheiro e escolha a opção "Save Target As" ou "Guardar Destino Como" e escolher o Ambiente de Trabalho;

- após o download estar concluído, verificar qual o valor "Transfer Rate".

Este ficheiro é perfeitamente inócuo para o Windows e pode ser apagado imediatamente após a transferência, uma vez que o mesmo serve apenas referência.

Poderá efectuar o teste com os diferentes perfis.


Informamos ainda que a velocidade comunicada segue as normas utilizadas pelo mercado e corresponde ao débito máximo alcançável em condições ideais de utilização.

A velocidade efectiva em cada momento depende do equipamento utilizado, do tarifário contratado, da cobertura disponível no local e do número de utilizadores simultâneos.

A Vodafone encontra-se em contínua melhoria de infra-estruturas tendo em vista a prestação de um melhor serviço.


Com os melhores cumprimentos,

xxxxxx xxxxxx
Serviço de Apoio a Clientes - Atendimento Tecnológico

----------------------------------------------------------------------
Ao que eu respondi:



Exmª. Srª. xxxxxx xxxxxxxx


A situação que reporto já foi verificada em contactos anteriores com o Apoio Técnico pelo 16912. Tais contactos devem, penso eu, estar registados.

Sei perfeitamente quais são as variáveis que condicionam a velocidade efectiva de uma ligação, e por isso fiz testes junto à antena que serve a minha zona (Chão do Mourão - Tentúgal) em diferentes períodos do dia, sendo os resultados sempre os mesmos: +- 1 Mbps de down e 56 kbps de up.

Ora, sabendo que os sistemas actualmente instalados (mesmo os da Vodafone) permitem 3.6 Mbps de download e 384 kbps de upload, tenho que concluir que a Vodafone tem a rede estrangulada.

Não é, contudo, meu desejo saber porque é que a Vodafone tem a rede está estrangulada, eu desejo é que retirem o estrangulamento, de forma que os clientes da Vodafone possam ter o serviço que estão a pagar.


Com os melhores cumprimentos,

xxxxxxxxx xxxxxxxx
NIF: xxxxxxxxx

--------------------------------------------------------------------
Esperemos para ver os próximos episódios...
 
Nova resposta, reparem como simplesmente ignoram a parte do upload!!! Estes gajos são fantásticos!!!


Exmo. Sr. xxxxxx xxxxxx,

A zona onde nos indica ter efectuado os testes de velocidade está até à data a ser abastecida com o sinal 3G HSDPA de 1,8Mbps, ainda não tendo sido implantada a infraestrutura necessária no local de forma a que possamos aspirar à velocidade dos 3,6Mbps.

O esforço em termos de expansão e reforço do sinal de rede tal como optimização do mesmo é uma constante da Vodafone, não nos sendo no entanto para já possível avançar uma expectativa de para quando a ligação a 3,6Mpbs possa entrar em produção na zona onde se encontra.

Esta é contudo uma situação que teremos encaminhado para a nossa área de planeamento de rede e que será de certo devidamente acompanhada.

Posto isto os resultados que nos informa obter, apesar de não serem de certo os melhores, teremos que os considerar aceitáveis atendendo à actual partilha de recursos na área

Com os melhores cumprimentos,

xxxxxx xxxxxxxx

Serviço Apoio a Clientes - Atendimento Tecnológico

-------------------------------------------------------------------------------------
Ao que eu respondi:


Exmos Srs.

Que seja 1,8 Mbps...

O que me motiva maior descontentamento é mesmo o upload.

Mas em relação a este os srs. não dizem nada. Será tabu?!

Ou será porque nas lojas da vodafone (oficiais), os vossos colaboradores informam que a velocidade de upload vai até 3.6 Mbps???!!!

Que eu saiba, o HSUPA ainda não chegou a Portugal. (Nem chegará tão depressa, ainda só vamos no GPRS...)

Meus caros, o HSDPA assenta no UMTS, e este permite 384 kbps de upload. A tecnologia que permite apenas 80 kbps de upload é o GPRS, e é GPRS que os srs ainda estão a dizponibilizar, num serviço que devia ter, no minimo UMTS.

Será preciso os clientes começarem a denunciar os contratos com a Vodafone para que esta melhore o serviço para níveis que são apenas o minimo do que a tecnologia permite?

Espero que não chegue a tanto.


Com os melhores cumprimentos,

xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx
NIF: xxxxxxxxxx
 
Última edição:
Pois pessoal, após algumas pesquisas e algum raciocinio, a explicação é mesmo esta.

Se as velocidades de upload rondam os 56-64 kbps com picos de 78 kbps então, a vodafone tem apenas GPRS para o upload.

Se tivesse UMTS o upload poderia ir até 384 kbps.

E mais que isto não dá, pelo menos até vir o HSUPA, que vai fazer pelo upload o que o HSDPA fez pelo download.

Reclamem...
 
Por aqui sem grande razão de queixa:

132394090.png

URL%5D
 
Mr.Andersen[PT];1672049 disse:
Pois pessoal, após algumas pesquisas e algum raciocinio, a explicação é mesmo esta.

Se as velocidades de upload rondam os 56-64 kbps com picos de 78 kbps então, a vodafone tem apenas GPRS para o upload.

Se tivesse UMTS o upload poderia ir até 384 kbps.

E mais que isto não dá, pelo menos até vir o HSUPA, que vai fazer pelo upload o que o HSDPA fez pelo download.

Reclamem...

Desculpa a correcção (de forma construtiva).

Não faz sentido o que dizes em relação ao GPRS ser utilizado como upload.
Um cliente quando se regista na rede, fica registado em 3G ou 2G (2.5 se quiseres chamar).
Se está registado em 3G (UMTS e/ou HSDPA), terá como velocidades 384/64 e em HSDPA 1.8-7.2 com 384Kbps ou 64Kbps de upload.
Mesmo quando tem 64Kbps de upload continua em 3G e não GPRS como mencionaste.
Espero ter esclarecido esta situação.

Em relação ao facto de a Vodafone estar apenas a "dar" 64Kbps de upload, o motivo é outro e não tem nada a ver com limitações de Hardware ;).

Tenham um pouco de paciencia que dentro em breve terão os 384Kbps de Upload...

Cumprimentos.
 
Entao sempre é a rede que está estrangulada pela Vodafone.

Mas é muita coincidencia o limite teorico de upload do GPRS ser 80 kbps e eu obter picos de velocidade de 78 kbps.

E na maior parte das vezes esse em breve demora muitos meses...

Não deixem de reclamar, nem que digam coisas mais ao lado, o que interessa é nao lhes dar descanço, quanto mais reclamarmos mais depressa melhoram as coisas...

Como disse o DARF "Neste país quem não berra não mama"
 
Back
Topo