Problemas Técnicos Velocidade de Wifi muito mais lenta nos Smartphones que no PC

lvet

Power Member
Boa noite.

Antes de mais deixem-me admitir que sou bastante leigo no que a redes diz respeito, portanto perdoem-me desde já alguma "asneira" no meu relato.

Sou cliente NOS, com velocidade contratada de 200 Mbps. Em casa tenho 4 dispositivos que utilizam internet. Um Desktop, 2 smartphones Redmi e um Tablet Samsung.

Pois bem. Usando cabo ethernet no desktop obtenho os ditos 200Mbps, utilizando um dongle usb (Asus USB-AC51) no mesmo desktop obtenho velocidades na casa dos 150Mbps. Acho que isto deve ser relativamente normal, visto que tenho 2 paredes entre o modem e o desktop. O problema é que se estiver exactamente no mesmo sítio da casa onde está o desktop e utilizar o wifi nos smartphones ou no tablet as velocidades são de <2Mbps! Será que me podem ajudar a fazer algum despiste do que está a causar tal diferença?

Obrigado desde já.
 
Ok Pessoal, andei umas horas a pesquisar nos fóruns oficiais da Mi e no Reddit e descobri algumas coisas. Deixo aqui um apanhado para o caso de alguém estar com as mesmas dificuldades que eu com telefones Redmi.

  1. Em relação á velocidade do Wifi em si, aconselho a malta a aceder ás configurações do Router e criar um SSID diferente para a banda 2.4GHz e para 5GHz.
  2. Fazer download da app Wifi Analyzer, open source (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vrem.wifianalyzer) e ver quais os melhores canais (menos ocupadas na sua situação em concreto), por exemplo, para mim, no 5GHz, mudei para o canal 104 e apanho os 200 Mbps totais no PC e no tablet.
  3. No tablet a solução foi tão simples como esquecer a rede antiga e liga-lo á 5Ghz. Já voa.