Problemas Técnicos Velocidade de Wifi muito mais lenta nos Smartphones que no PC

lvet

Power Member
Boa noite.

Antes de mais deixem-me admitir que sou bastante leigo no que a redes diz respeito, portanto perdoem-me desde já alguma "asneira" no meu relato.

Sou cliente NOS, com velocidade contratada de 200 Mbps. Em casa tenho 4 dispositivos que utilizam internet. Um Desktop, 2 smartphones Redmi e um Tablet Samsung.

Pois bem. Usando cabo ethernet no desktop obtenho os ditos 200Mbps, utilizando um dongle usb (Asus USB-AC51) no mesmo desktop obtenho velocidades na casa dos 150Mbps. Acho que isto deve ser relativamente normal, visto que tenho 2 paredes entre o modem e o desktop. O problema é que se estiver exactamente no mesmo sítio da casa onde está o desktop e utilizar o wifi nos smartphones ou no tablet as velocidades são de <2Mbps! Será que me podem ajudar a fazer algum despiste do que está a causar tal diferença?

Obrigado desde já.
 
Ok Pessoal, andei umas horas a pesquisar nos fóruns oficiais da Mi e no Reddit e descobri algumas coisas. Deixo aqui um apanhado para o caso de alguém estar com as mesmas dificuldades que eu com telefones Redmi.

  1. Em relação á velocidade do Wifi em si, aconselho a malta a aceder ás configurações do Router e criar um SSID diferente para a banda 2.4GHz e para 5GHz.
  2. Fazer download da app Wifi Analyzer, open source (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vrem.wifianalyzer) e ver quais os melhores canais (menos ocupadas na sua situação em concreto), por exemplo, para mim, no 5GHz, mudei para o canal 104 e apanho os 200 Mbps totais no PC e no tablet.
  3. No tablet a solução foi tão simples como esquecer a rede antiga e liga-lo á 5Ghz. Já voa.
  4. Aparentemente desde o fim de 2018, e consecutivamente com as actualizações que foram saindo, a Mi foi retirando das Roms globais a possibilidade destes se ligarem ás bandas de Wifi 5GHz (https://i02.appmifile.com/images/2019/07/02/7f3a4a15-0c84-48ba-abc9-ad46b4f97f7d.png). Isto só é válido para alguns telefones e aparentemente tem a ver com uma normativa da UE.
  5. Eu testei diversos canais no meu Redmi 6, tentei mudar a região do meu telefone e nada, simplesmente o Wifi não reconhece redes 5GHz. Apenas se liga ás 2.4GHz. Encontrei um user no Reddit que diz ter resolvido o problema instalando a ROM oficial chinesa. Talvez o tente fazer mais para a frente.
  6. Dito isto, mesmo em 2.4GHz velocidades de 1, 2Mbps são completamente inaceitáveis. Depois de muito escavar encontrei enterrado no fórum da Mi a seguinte solução: Esquecer a rede wifi; pôr o telefone em modo de voo, reiniciar o telefone, ligar o wifi e conectar á rede, desligar o modo de voo. É parvo, não sei qual é a lógica, mas funciona. Neste momento tenho velocidades de ~30Mbps. Não é perfeito, mas já é bem melhor.
  7. Claramente há aqui algum constragimento embutido propositadamente no firmware do telemóvel. Mais para a frente talvez tente uma ROM oficial chinesa ou então uma Custom.
Um abraço.
 
Back
Topo