1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Velocidade Firewire???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Jocker_Boy, 13 de Novembro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 1737)

  1. Jocker_Boy

    Jocker_Boy Power Member

    Boas.
    Se comprar um disco externo com firewire 4 pinos, vou ter vantagens na velocidade relativamente ao USB ?
    As velocidades teoricas não sao identicas entre ambas as ligações?
    sff
     
  2. MrOverclock

    MrOverclock Power Member

    o USB 2.0 faz 480Mbps e o firewire 400Mbps, se não me engano um disco ATA 133 faz 133Mbps
     
  3. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Os 80Mb extra do USB 2.0 deviam dar-lhe alguma vantagem sobre o [email protected] Mas isso é o maximum raw rate. Na prática, nas situações onde poderias chegar lá perto (RAIDS e/ou acesso simultâneo a multiplos periféricos) é precisamente o contrário. É a diferença entre um IDE e um SCSI. A velocidade de topo em bulk transfer é semelhante, mas enquanto que o mais "comum" é tipo um carro aos soluços o outro parece que desliza no alcatrão.

    Aliás, nem é preciso muito. Mete dois HD's num e noutro bus e começa a bombar qulquer coisa que dependa de random access para cima deles em simultâneo e vês lindamente a diferença.

    !#&%//#("! mais a ganância de uma certa empresa, se não fosse por isso era fw para toda a gente a um preço muito mais razoável...
     
  4. Jocker_Boy

    Jocker_Boy Power Member

    Desculpa mas não percebi bem.
    Queres dizer k apesar das velocidades teoricas serem semelhantes, vou ter um um rendimento melhor com firewire?
     
  5. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Como eu tentei explicar, depende. Se tudo o que serve o disco é para transportar ficheiros grandes (ou menos grandes) ou para armazenamento, pouco vais notar. Se for parte de um "modo de transportar a vida" então notas.

    No entanto cuidado, pq estás dependente do controlador firewire que tiveres. Não penses nem por um momento que um controlador cheappo da Via vai ser muito melhor que um USB ranhoso. Não quero dizer com isto que um controlador decente (Texas Instruments e semelhantes) seja muito mais caro, que não é. Simplesmente são é dificéis de encontrar por cá, tendo em conta o sitio onde vivemos...
     
  6. Jocker_Boy

    Jocker_Boy Power Member

    Brigado Shadex. O disco externo vai ser essencialmente para guardar filmes e musicas e backup de documentos importantes.
    Talvez assim o USB chegue e escuso de pagar mais por Firewire.
    E relativamente à velocidade e-sata?
    Pensei também em comprar com USB e e-SATA e comprava também este controlador:
    http://www.*****.pt/loja/detalhes.php?id=1757
    Compensará?
     
  7. ASUS_SUPPORTER

    ASUS_SUPPORTER [email protected] Member

    Ouvi dizer que entre um disco SATA, FireWire e USB 2.0, o USB 2.0 ficava em último em termos de velocidade, e o Firewire ficava em 1º lugar. Penso que é melhor Firewire ou então e-SATA.
     
  8. Jocker_Boy

    Jocker_Boy Power Member

    O Firewire ficava à frente da e-Sata? Mas a e-Sata sao 3GB/s, como é possivel?
     
  9. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Outra vez? 3ª vez da semana que leio esta pérola em particular...

    Será que ninguem distingue entre velocidade de bus e velocidade de periférico? Jovem, o e-SATA até podia funcionar a 100GB e não mudava nada. Nenhum HD ia conseguir saturar o bus em single mode (SSD's e ramdisks talvez, nunca single HD).

    Os 1.5Gb são muito giros e tal. Agora vai lá buscar o HD convencional que sozinho faça isso sem ser em bursts ocasionais do cache. Eu espero (mas deitado...).

    Por outro lado, tbm me custa a crer que o e-sata tenha perdido, visto que em raw power deixa o fw800 um bocado para trás. Provavelmente um controlador ou drivers manhosos.

    p.s. Uma grande vantagem do fw sobre os outros é o cpu overhead. Tenta encontrar uma caixa fw decente que com uma placa fw decente e drivers decentes que martele o CPU. E sim, para muita gente esses poucos % do e-sata já são % a mais. Claro que, nem de perto nem de longe se compara com a tristeza que é o USB onde quase tudo e a avózinha martelam o CPU...

    p.p.s JockerBoy, se a caixa usb/e-sata+controlador não forem muito mais caras, eu ia para lá :) Mas é como disse, se for para bulk transfer ocasional e não te importares de não ter CPU durante as transfers, USB2 é cheappo ,)
     
    Última edição: 16 de Novembro de 2007

Partilhar esta Página