Problemas Técnicos Velocidade internet por cabo limitada a 100mbps

Jeyp

Power Member
Boas,

Espero que esteja tudo bem convosco. Venho, quase em desespero, pedir a vossa ajuda para tentar perceber o que se passa com a minha internet, isto antes de ir à bruxa.

Em casa tenho vodafone com 500mbps, smart router 2.0 da vodafone. Do router sai um cabo para a box e sai outro cabo que foi instalado pelos técnicos da vodafone para chegar a uma ponta da casa, na altura em que tinha super wifi. Na renovação do serviço deixei de ter o super wifi e comprei o router da xiaomi 4a gigabit edition para o efeito.

A ligação entre o router da worten e o router da xiaomi, que está em modo repetidor, é feita a 1 Gbps, tanto que se ligar por wifi ao router da xiaomi, apanho velocidades na ordem dos 450mbps.


No entanto, quando faço a ligação por cabo não consigo obter estas velocidades e é aí que começa a parte estranha:
  • O cabo que foi instalado pela vodafone aparece nas definições do router com velocidade de 1000mbps e é este que liga ao router da xiaomi;
  • Se ligar o meu portátil Lenovo T460s diretamente a este cabo UTP Cat6 que foi instalado pelos técnicos da vodafone, no portátil a velocidade de ligação indicada é 1.0 Gbps;
  • No entanto, se utilizar qualquer outro cabo para ligar diretamente do router ao meu portátil, só consigo obter 100 mbps;
  • Utilizei cabos cat 5E; Cat6. Fui comprar cabos novos Cat6 e até Cat7, para testar, e continua tudo na mesma. Para terem ideia, tinha já 2 cabos antigos, 5E e 6 que não funcionavam. Quando a vodafone veio fazer a instalação da renovação do serviço, deixaram cá outros 4 cabos, novos, e nenhum deles funciona. Fui a duas lojas distintas de informática, numa comprei 3 cabos cat6 e noutra 1 cabo Cat7 e nenhum funciona!
  • Escusado será dizer que a ligação de cabo que sai do router da xiaomi para o portátil também sai a 100mbps.
  • Já testei todas as portas em ambos os routers.

Posto isto, não sei mais o que fazer: o router suporta velocidade de 1gbps; o portátil suporta 1 gbps. Os cabos suportam 1gbps. Mas só consigo obter 100mbps, quer ligue diretamente ao router da vodafone, quer ligue ao router da xiaomi. Só consigo obter 1gbps quando ligo o computador ao cabo que foi instalado pelo técnico da vodafone. Alguma ideia?

Muito obrigado

Cumprimentos
 
Última edição:
Se bem entendo, a ligação só dá 100mbps nas portas do Router da Xiaomi, é isso?
Já verificaste as definições do Router a ver se estão bem?
 
Obrigado pela resposta
Desculpa, se calhar expliquei mal: a ligação por cabo dá 100mbps sempre, quer seja diretamente no router da vodafone, quer seja no router da xiaomi. Aliás, já perdi também algumas horas em chamada com os técnicos da vodafone e garantiram-me sempre que tudo estaria bem

Obrigado
 
Não sei se pode acontecer o mesmo na vodafone mas na Meo ainda há routers que só têm uma porta gigabit (TG784nV3), todas as outras só dão 100 mbits. testa nas outras portas de rede
 
Boa tarde,

Obrigado pela resposta. Também já tentei isso, apesar de, supostamente, o todas as portas do smart router 2.0 da vodafone suportarem 1gbps

cumprimentos,
 
Obrigado pela resposta
Desculpa, se calhar expliquei mal: a ligação por cabo dá 100mbps sempre, quer seja diretamente no router da vodafone, quer seja no router da xiaomi. Aliás, já perdi também algumas horas em chamada com os técnicos da vodafone e garantiram-me sempre que tudo estaria bem

Obrigado
Não tinha percebido bem.
Se ligado directamente em qualquer porta do Router da Vodafone só dá 100mbps, então o problema está aí e não no router da Xiaomi.

Verifica na página do Router se está tudo bem configurado, no separador LAN.
 
Boa tarde,

Obrigado pela resposta. Também já tentei isso, apesar de, supostamente, o todas as portas do smart router 2.0 da vodafone suportarem 1gbps

cumprimentos,
Fui ver o meu router.
Se fores a "Informação do Sistema" e depois a "Portas Ethernet" só a primeira permite 1000mbps. As restantes são apenas 100mbps.
 
Supostamente permitem todos ligação de 1gbps!
Ainda ontem pude testar ligar os cabos a outro router e a ligação já dava 1gbps. Desconfio que deve ter alguma configuração estranha no meu router
 
Será alguma definição que esteja a limitar a velocidade nas portas? porque se os teus cabos suportam, e a tua ligação até ao router é de 1gbps, tem de continuar a essa velocidade a não ser que o router esteja a limitar..
 
Aparece uma das portas a 1000 e as restantes a 100.
Mas por exemplo, se tirar todos os cabos e ligar apenas uma porta diretamente ao meu portátil, fica com os 100mbps. é isso que é estranho
Tive oportunidade de testar noutro router com o meu portátil e o mesmo cabo e consegui a ligação a 1 gbps sem problema. O que me chateia é que da parte da vodafone já me garantiram que não há nenhuma configuração e que supostamente está tudo bem

Muito obrigado
 
Aparece uma das portas a 1000 e as restantes a 100.
Mas por exemplo, se tirar todos os cabos e ligar apenas uma porta diretamente ao meu portátil, fica com os 100mbps. é isso que é estranho
Tive oportunidade de testar noutro router com o meu portátil e o mesmo cabo e consegui a ligação a 1 gbps sem problema. O que me chateia é que da parte da vodafone já me garantiram que não há nenhuma configuração e que supostamente está tudo bem

Muito obrigado

Já ligaste o portátil diretamente a porta que diz ter os 1000mbps? Eu acho que nesse router apenas 1 porta tem 1000mbps e o resto 100mbps, mas posso estar enganado...
 
@Jeyp

Já fizeste um reset ao router da Vodafone no orifício para o efeito?
Usa um clip aberto e pressiona no orifício até ao router reiniciar.

Se tens alguma configuração especial, vais ter que repor, mas testa tudo logo a seguir ao reset.
 
Obrigado a todos pela vossa ajuda e pelas respostas!

Tinha ideia de que todas as portas do smart router 2.0 da vodafone suportariam 1 Gbps. Mas independentemente disso, já tentei ligar o portátil diretamente ao router apenas na porta 1, bem como em todas as outras, de forma isolada, e mantive o problema. Com o reset também não tive resultados
Vou contactar a vodafone para que venha cá um técnico verificar
 
Eu fiz confusão, porque o meu é o Smart Router, mas deve ser a versão 1.0
De qualquer forma, mesmo que fosse o caso, pelo menos a porta 1 deveria ser 1gbps.

Deve mesmo haver algum erro nesse aparelho.
 
Tive um problema parecido passo a relatar, sistema mesh TPLink Deco X20, instalados ligados ao router MEO, estava tudo ok, passado umas horas passava de giga para 100, desligava e voltava a ligar, ficava ok, cabo de rede que vinha com o kit, troquei o cabo de rede nunca mais falhou, vê o cabo de rede.
 
Back
Topo