Velocidade máxima

kabonga

Power Member
Boas,

Após várias reclamações com o Serviço Técnico da SAPO, eis que eles vieram tentar remediar o problema!!
Neste momento tenho a ligação em 1024/256kbps!

Os valores que tenho no modem são estes:
Tempo de funcionamento: 0 dias, 0:00:23
Modulação: G.992.5 Annex A
Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]: 253 / 1.023
Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]: 0,00 / 0,00
Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]: 7,5 / 18,0
Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]: 16,0 / 31,0
Margem SN (cima/baixo) [dB]: 31,0 / 27,5
ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 1 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): 0
Erros em segundos (local/remoto): 2 / 0
Erros de FEC (cima/baixo): 0 / 0
Erros de CRC (activo/inactivo): 10 / 0
Erros de HEC (cima/baixo): 144 / 0

Com estes valores consigo melhores velocidades??
 
Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]: 7,5 / 18,0
Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]: 16,0 / 31,0
Margem SN (cima/baixo) [dB]: 31,0 / 27,5

Tendo em conta os valores de atenuação, e tendo em conta que a linha da tua area de residencia nao está muito degradada....

1ª Coluna tens a distancia da central
2ª o maximo atingivel se estiveres a utilizar ADSL
3ª ganho de velocidade se houver utilização de ADSL2
4ª ganho de velocidade em ADSL2+
5ª maximo de velocidade atingivel


----------------------------------------------
500m 8Mbps +4Mbps +12Mbps 24Mbps
1000m 8Mbps +4Mbps +10Mbps 22Mbps
1500m 8Mbps +3Mbps +9Mbps 20Mbps
2000m 8Mbps +3Mbps +6Mbps 17Mbps
----------------------------------------------
2500m 8Mbps +1Mbps +3Mbps 12Mbps
3000m 6Mbps +1Mbps +1Mbps 8Mbps
----------------------------------------------
3500m 5Mbps +0Mbps +0Mbps 5Mbps
4000m 4Mbps +0Mbps +0Mbps 4Mbps
4500m 2Mbps +0Mbps +0Mbps 2Mbps
5000m 1Mbps +0Mbps +0Mbps 1Mbps
----------------------------------------------
5500m 0Mbps +1Mbps +0Mbps 1Mbps
6000m 0Mbps +0Mbps +0Mbps 0Mbps



tens que ter tambem em conta claro:




internode-adsl2-distance.jpg



Resta saber, tens o "pacote" de 1M do batraquio ou tens um superior mas o maximo que tens é esse "1 mega"?

Experimentas-te com um modem diferente? tentaste alterar a modulação do modem(no caso de ser modem/router)?

Pediste á PT para te fazerem testes á linha de modo a te puderem indicar o valor maximo atingivel a nivel de downstream, tendo em conta a atenuação, ruido e perda de pacotes/erros da mesma?
 
Última edição:
Eu tinha o antigo SAPO ADSL 1mega, depois passou para o de 2megas e agora estou no de 4mb plus! Mas tenho a linha configurada para 1mega porque não tinha condições para mais velocidade!
O técnico que cá veio disse-me que estava em adsl2+ visto o speedtouch 516v6 aceitar. Também me falou de que conseguia maior velocidade, mas para isso ligar para o SAC e pedir a alteração!
Vou ver se durante o fim de semana isto aguenta. Se aguentar ligo para eles para me alterarem as velocidades.
 
Já recebi a resposta deles!!>(

"Estimado(a) Cliente,

Relativamente à questão apresentada, informamos que foram efectuados testes exaustivos à sua linha telefónica, tendo-se verificado que por questões de ordem técnica a mesma não suporta uma velocidade máxima de débitos a 4 Mbps / 256 Kbps, pelo que por forma a garantir a estabilidade da ligação a velocidade de acesso foi reconfigurada como 1024/256 Kbps (valores em kilobits por segundo)."

Isto será verdade?? Com os valores que tenho não consigo aumentar a velocidade??
 
Já recebi a resposta deles!!>(

"Estimado(a) Cliente,

Relativamente à questão apresentada, informamos que foram efectuados testes exaustivos à sua linha telefónica, tendo-se verificado que por questões de ordem técnica a mesma não suporta uma velocidade máxima de débitos a 4 Mbps / 256 Kbps, pelo que por forma a garantir a estabilidade da ligação a velocidade de acesso foi reconfigurada como 1024/256 Kbps (valores em kilobits por segundo)."

Isto será verdade?? Com os valores que tenho não consigo aumentar a velocidade??

tendo em conta apenas os valores de atenuação e snr (os mais importantes) a tua linha dá bastante mais que 4 megas (mesmo sem estares em adsl2+)...

faz pressão para te explicarem tim tim por tim tim as razões técnicas que alegam
 
ou então ameaça que com essa velocidade vais procurar outro isp

Sem ofensa, mas já cá faltava essa do ameaça que vais desistir, deixa-me imaginar tambem convem escrever uma carta á DECO não?? essas duas frases são alvo de riso e gargalhada até ao final do dia por parte lá do batraqueo.

Se queres as coisas como deve de ser nada de ameaças sem fundamento, explica a situação como deve de ser, e dependendo a informação deles procede da melhor maneira. Se eles dizem que não suporta, e se te estao a dizer que vao manter a velocidade para te garantir o serviço devias estar contente por estarem a tentar garantir o serviço minimo, alguns ISP's nem isso garantem.

E se por alguma razao estiveres insatisfeito ou desagradado envia um reclamação para a propria empresa ou em ultimo caso para a ANACOM, a DECO legalemente sem ter milhares de queixas nao pode agir, ja a ANACOM pode fazer uma pequena pressão sobre a empresa em questão para te resolverem a situação.
 
Mas o mais engraçado, é que, depois do técnico fazer a troca de porto, esteve cá em casa e pediu os débitos máximos pelo telefone e eu ouvi o senhor a dizer que tinha 12000kbps de downstream e 2048kbps de upstream!!
Só queria confirmar, se com estes valores, se consigo ter mais velocidade!
Ou será que podemos obter valores totalmente diferentes em dois pedido de débitos??
 
Mas o mais engraçado, é que, depois do técnico fazer a troca de porto, esteve cá em casa e pediu os débitos máximos pelo telefone e eu ouvi o senhor a dizer que tinha 12000kbps de downstream e 2048kbps de upstream!!
Só queria confirmar, se com estes valores, se consigo ter mais velocidade!
Ou será que podemos obter valores totalmente diferentes em dois pedido de débitos??

sim podes ter os 4 megas... a menos que o problema que eles alegam não seja a atenuação e/ou o snr... é isso que tens que tentar averiguar..

sim pode haver variações ao longo do dia mas nada de muito abrupto que provoque uma diferença tão grande entre 12 e 1 mbps...
 
Após várias trocas de mails, lá resolveram subir para 4megas!
icon_smile.gif


Agora tenho estes valores:

Modulação: G.992.5 Annex A
Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]: 253 / 4.095
Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]: 16,0 / 31,0
Margem SN (cima/baixo) [dB]: 36,0 / 17,0
ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM
Erros em segundos (local/remoto): 84 / 0
Erros de FEC (cima/baixo): 0 / 0
Erros de CRC (activo/inactivo): 0 / 107
Erros de HEC (cima/baixo): 42 / 45

Ficará estável?
 
aqui eu tenho
Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]:11,5 / 19,5
spacer.gif
Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]:10,0 / 16,0
spacer.gif
Margem SN (cima/baixo) [dB]:27,0 / 20,0

e estou no max dos max a 1km da central

por outro lado ando a uma velocidade de caracol (embora esteja na sapo) Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]:384 / 6.144
 
Mas se ficar estável nos 4 megas, já não me queixo mto! ;)
Foram quase dois anos a 1 mega!!

Dependendo do modem, caso tenhas quebras poderas tentar alterar de G.992.5 /Annex A para G.dmt/Annex A, o maximo nesta modulação é 8Mb por isso no teu caso não deve haver problema, e tem uma maior estabilidade a nível de sincronismo.
 
Back
Topo