1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

velocidade net Mbps??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por amjpereira, 6 de Março de 2006. (Respostas: 26; Visualizações: 2611)

1. amjpereira

amjpereira Folding Member

Boas, é o seguinte acabei de sair da minha aula de informatica mais precisamente redes e numa de debate decidimos o tema como a velocidade da maior rede de todas a Internet. E qual é o meu espanto e se forem verificar é verdade que o meu professor me diz que a minha ligação é de cerca de +/- 8Mbps(no caso da sapo ve-se atraves de tab sabe mais) e segundo o meu prof. 8Mbps significa nao 8 megabits por segundo mas sim 8megabips por segundo e que se formos a passar isto para Kb da cerca de 800Kb/s ou seja quando um gajo tem 16Mbps apenas tem 1,6MB?? e aqueles que aindam andam a 512Kbps tem quê? 51Kb/s, agora a minha duvida é quem é que nos está a enganar, os servidores nacionais ou entao a microsoft(curso que frequento).

2. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

ng anda a enganar ng... quer dizer... se na microsoft te dizeram que é só dividir por 10 andas a ser enganado... mas só aí! tu é q andas a confundir bits e bytes :D

vê este link e diverte-te:

http://www.speedguide.net/conversion.php

Ps: para esclarecer melhor... hoje em dia os acessos são anunciados em Megabits (16, 8, 4, 2, 1) ou Kilobits (512, 256, 128, 64, 56), e tu estás a falar daquela velocidade que aparece quando fazes um download, que vem em Kilobytes ou Megabytes por segundo!

Última edição: 6 de Março de 2006
  3. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Porque basicamente 8 'b'its = 1 'B'yte!

Tu tens sapo a 8192K'b'ps, logo são 8192/8 K'B'ps = 1024 K'B'ytes por segundo, qq coisa como 1M'B'ps
    No caso da Clix, temos 16384Kbps logo contas feitas, 16384/8 = 2048KBps = 2MBps, precisamente o dobro da tua velocidade.

4. God_Lx

God_Lx Folding Member

Divide por 8 sempre... Quem tem 512Kbps tem cerca de 55kb/s... O que falta é roubado pelo overhead... 8Mbits tens direito a sacar a 1Mb/s e 16Mb teoricamente (se as linhas de PT fossem decentes) terias 2Mb/s...

5. J[PT]

J[PT] Power Member

supostamente tas a tirar uma certificação mcse mcsa... certo... tal como eu... e essa questão tambem já surgiu... e a conclusão é que não se engana ninguem... ou mais ou menos isto:

8Mbps de downstream, o que equivale a termos a nivelo potencial 8192Kbps, já que 1Mb = 1024Kb

isto visto que o factor primário de divisão é de: 1 byte = 8 bits

Logo: 8192Kbps/8bits= 1024KB/s repara na diferença das siglas, o que efectivamente quer dizer que tua velocidade maxima (sem contar os "atritos" LOLOLOL) de transferencia de ficheiros desprezando overheads etc etc... é de 1MByte por segundo para uma ligação de 8Mbps...

AHhh

No caso dos 16Mbps ta facil de calculares...

...o valor final será: 2MByte por segundo..

6. amjpereira

Eu nao disse Megabits por segundo mas sim Mega-BIPS-por segundo (tudo junto) sim é mesmo BIPS, eu tambem fiquei na duvida mas segundo o meu professor pelo menos a ADSL funciona por Sinais Sonoros (BIPS)

7. J[PT]

J[PT] Power Member

e pah vcs sao rapidos a responder... ja nem se pode ir mandar uma "mijinha" que já tao logo 3 ou 4 posts...LOLOLOLOL

8. J[PT]

J[PT] Power Member

O teu formador deve estar a fazer uma grande confusão entre a modulação da sinosoidal do sinal ADSL e as velocidades...:lol: :lol: :lol:

Se encontrar por aqui no meu disco um PDF da PT inovação sobre a minha ultima formação eu forneço-te isso para veres melhor...

9. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

:lol:

10. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

MegaBiPS? WTF? pi pi pi pi ?

pah 2megaBITES / 8 = 256 kbYTEs..

acho que nao ha ca bips pa ninguem...:)

11. amjpereira

Meu amigo pi pi pi sim....MegaBIPS pelo menos foi o que ele me disse e eu nao duvidei....se fores do tempo do 486 ou antes lembraste do modem do tamanho da caixa de pc k funcionava a disquetes e que para usares tinhas que marcar o numero sendo que o indicativo era diferente ou la o k e e depois dava te os pi's e ao colocares o auscultador no modem ele traduziate os Pi's para dados, senao podes ver o filme senao me engano é o "Hacker" sobre um computador inteligente que servia para simular guerras nucleares e la aparece essas tecnologias do tempo da pedra....o gajo a ligar-se a net com esse calhau

12. BlindMan

BlindMan Power Member

;)

13. Bio Shadow

Bio Shadow Banido

MegaBIP? Isso não existe.
    Estás a confundir Bytes com Bites, são grandezas diferentes.

14. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

o google tb desconhece esse megabip... pede lá ao teu professor mais informação sobre o assunto :D eu tb sou da opinião, como já referi, que se trata de uma confusão entre bits e bytes, e que percebeste mal o que ele disse...

15. spiegelman

spiegelman Power Member

Mas olhem que o rapaz não está completamente errado:

In http://pt.wikipedia.org/wiki/ADSL

A exprerssão Mega BIPS é que pode estar errada e não existir, ou não ser disso que estamos a falar quando falamos de Mbits/ps ou Mbytes/ps

16. sLiNk

sLiNk Power Member

Xiii que confusão... Queres saber quanto dá a tua ligação, divides por 8, tiras o overhead e tá a andar! Ninguém anda a enganar ninguém...

17. J[PT]

J[PT] Power Member

Pois mesmo assim existem aí algumas confusões...

ADSL quer dizer: Asymmetric digiral subscriver line, ou seja linha digital assimetrica, visto que o débito descendente (cadeia downstream) é sempre maior que o ascendente (cadeia upstream)

O "D" em ADSL não implica nenhum erro, significa DIGITAL ou se quiserem NUMÉRICO que por sua vez, implica sim o calculo do factor maximo da sinosoidal em concordancia com o espectro da linha atenuação e sinal para a gama de frequencias de trabalho e resposta. (nos 56K usas as frequencias de Voz logo, analogico)

Quanto ao facto do protocolo PPPoE - Point to Point Protocol over ETHERNET, tambem podes ter o PPPoA que é Point to Point over ATM - (ATM -> Asynchronous Transfer Mode) no caso do ATM não se recorre ao encapsulamento dos headers (cabeçalhos de rede) pelo que existem ganhos de fluxo de largura de banda na ordem dos 2%~5%. logo no PPPoA apesar de teres um dialer a comunicação processa-se de forma diferente do PPPoE e a modulação continua sendo exactamente a mesma. Pelo que o dialer RAS PPPoE poderá não ser necessário.

O facto de se assumir que uma linha ADSL é uma linha ANALOGICA com "esteroides" e "acelerada" não é totalmente correcto... usa-se sim um par de cobre para multiplexar sinal digital com sinal analogico sem que estes interfiram entre si devido a gama de espectro de frequencias usada. Pelo que se testarem é possivel usar um modem 56K simultaneamente com uma conexão ADSL activa, caso fossem os 2 sistemas analogicos tal não era possivel...

No caso de uma linha assinante POTS - Plain old telephone service, a gama de frequencias de voz é de 300 a 3400 Hz com bi-direcionalidade, no ADSL 25.875 kHz a 138 kHz para o UPStream e 138 kHz a 1104 kHz para o DOWNStream.

18. amjpereira

Segundo o meu professor(eu acho que ele ta errado mas nao digo mais nada porque já tou farto de o ouvir) diz que o termo correcto em redes para Mbps é Megabips per second ou só Megabips, e diz que a confusão deve-se a nada mais do que isso mesmo......uma confusão entre Bips e bit's, pois nao é muito usual usarem Bips julgaram que é erro ortografico e ficou Bits.

Sem mais nada a acrescentar

Fou-Lu

P.S. concordo com o que ouvi que é bits mas segundo os padroes S.I. Mega bytes representa-se como MB, megabites Mb e Megabipes Mbps. over and out...

19. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

Última edição: 7 de Março de 2006

Partilhar esta Página