Velocidade possivel?

romaloff

Power Member
Boas, após inúmeros problemas de internet de ligações inscontantes e muito mais finalmente ligaram-me a uma nova central perto de minha casa acabada de se construir, antes tinha atenuações de 62db e mesmo assim ainda conseguia de vez em quando ter 2 megas.

Tenho agora os seguintes dados:

1329733839.png


Ali diz que até pode aguentar 12mpbs, mas será que aguenta 6mbs que é o que eu quero?

Obrigado desde já.
 
Última edição:
Não te sei responder com dados tecnicos mas a minha linha tem uma atenuação pior que a tua (46 dB) e ainda assim tenho 6mbps reais e bastante estáveis. A margem snr desce até 10 dB.
Pelo meu caso, penso que será possível teres 6 Megas na tua ligação.
 
Obrigado pela tua resposta, enviei agora um email para o suporte a clientes da Sapo a pedir para me alterarem o tarifário para 6megas, neste momento tenho activado o de 2megas, só quero ter mesmo a certeza que aguenta pois caso eles enviarem um daqueles mails a dizer "A sua linha não suporta mais..." eu poder telefonar para os gajos e aí resolver as coisas à força :P

Por isso se alguém tiver mais conhecimento que responda sff, obrigado
 
Tenho presenciado hoje algumas situações esquisitas com o modem, muda de modelagem às vezes de G.992.5 para DMT ou para G.992.3 , desta vez mudou-me para G.992.3 e atenuação até melhorou para 40.5db, será que assim "aguenta" melhor os 6megas?
 
tenho verificado que para grandes atenuações e debitos abaixo de 8-10M, adsl2 (992.3) é melhor.

De qualquer forma, não é normal estares com quedas, portanto o melhor é participares avarias.
 
Não vou reportar nada lol, foi hoje que me puseram nesta nova central após inumeras reclamações, fui o primeiro cliente colocado neste central por isso ainda devem estar em testes não?
 
essa central não estará assim tão perto de ti, pela atenuação deve andar entre os 2500 e 3000metros. Mas para os deve chegar para 8M.
 
Sim, a central não está perto de mim, mas está bem mais perto do que a outra antiga, isto agora tem andado a variar os valores de atenuação entre 40-41-42db mas até já cheguei a ter 38db de atenuação em modo G.992.1 (dmt). Mandei o mail ontem para lá contudo ainda continuo à espera de resposta por parte deles além de continuar a ter 256k de down...
 
Ontem (sexta-feira) aumentaram-me o serviço para 1mb/256k , e à noite recebi um mail deles a dizer que o processo de alteração de tarifário iria estar agora em processamento e como tal poderia demorar até 10 dias úteis.

Agora pergunto, é normal subirem-me primeiro para 1mb/256k e só depois para 6mb/512k?

Já agora tenho aqui os dados da minha ligação com ela a 1mb/256k:

spacer.gif
Tempo de funcionamento:0 dias, 0:29:02
spacer.gif

Modulação:G.992.5 Annex A
spacer.gif

Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]:253 / 1.023
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]:0,00 / 0,00
spacer.gif

Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]:7,5 / 17,5
spacer.gif

Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]:24,0 / 40,5
spacer.gif

Margem SN (cima/baixo) [dB]:33,5 / 32,0


Será que são bons números para se ter 6mb?

Gostava de saber a opinião de alguém que tenha por exemplo uma atenuação pior que a minha e tenha 6mb.

Obrigado desde já-
 
É para isso que existe esta thread

http://techzonept.com/showthread.php?t=111083

E não, ao contrario do que foi dito com a atenuação na ordem dos 40, não consegues 8Mb, se tiveres 6Mbps estáveis, podes ficar satisfeito.

Cumprimentos

è provavel que tenhas razão, mas com um SNR daqueles? Se não dá até aos 8 Mbps anda lá perto... É possível que de facto 6Mbps seja o mais estável...

Cumps
 
SNR= Signal to Noise Ratio

In less technical terms, signal-to-noise ratio compares the level of a desired signal (such as music) to the level of background noise. The higher the ratio, the less obtrusive the background noise is.

Atenuação

Quanto maior a atenuação menor o sinal= menor a velocidade.

Em termos simples

SNR= Estabilidade da linha
ATTN= Velocidade que permite a linha.

O SNR até pode ser nulo, mas mesmo assim com a atenuação elevada vai ter velocidades lentas

Cumprimentos
 
SNR= Signal to Noise Ratio



Atenuação

Quanto maior a atenuação menor o sinal= menor a velocidade.

Em termos simples

SNR= Estabilidade da linha
ATTN= Velocidade que permite a linha.

O SNR até pode ser nulo, mas mesmo assim com a atenuação elevada vai ter velocidades lentas

Cumprimentos

Se formos falar teoricamente, e de acordo com os gráficos que andam ai do ADSL, os 40 dB de atenuação conseguem atingir os 8 Mbps (se não estou em erro)...

Cumps
 
É assim, se aqui um user diz que com 46db aguenta 6mb na boa então eu com 40 devo aguentar 8mb até pk o técnico da pt após o teste à linha assim o disse, mas nao sei lol.
 
Se formos a falar teoricamente, o serviço ADSL é possivel ser fornecido até 5Km do DSLAM com velocidades minimas garantidas de 512Kbps.

O que não acontece.

Apenas indiquei a realidade portuguesa, com o valor de atenuação não consegues ter 8Mbps estáveis.

Cumprimentos
 
Eu tenho notado um SNR bem baixo (9, na melhor das hipoteses) que em tempos era na ordem dos 10-15. Acontece-me que nem 1Mbps consigo ter (63dB de atenuação) como tinha antes e a ligação cai muito mais. Eu nem para o modem tenho olhado, quanto mais mexido. Os cabos por casa são novos e até os tecnicos da PT que cá vieram ficaram admirados com os cabos que pus.
Será problema deles?
 
Tive durante uns 2 anos 1mb, a linha estava testada a 2,5MBps de downstream e 700 e tal de up (eu próprio ouvi o teste que a PT fez)...
 
Boas tenho outra dúvida, a ligação vai-se alterando na modulação ficando inscontante, do tipo vai de ADSL2+ para ANSI G.992.1 , em ADSL2+ tenho um bom SNR e tudo mais mas em ANSI G.992.1 fico com atenuações altissimas e SNR's bem baixos.

No DMT a escolha de modulação tá em ADSL2+ e até já fiz telnet para multi_adsl2plus que já estava escolhida, no entanto continua a mudar de modulação para pior, será que é problema do router.
 
Back
Topo