Dúvida Velocidade Ram 8700

VrumVrum

Power Member
Boa tarde,

Estou com uma dúvida/ curiosidade. Andava com umas ideias meio doidas de trocar o meu i7-8700 por um R5-5600x , depois de trocar a gráfica integrada pela 3080.
Entretanto estive a ver alguns reviews e para a minha resolução (3440x1440) o que pesa mais é a gráfica (obvio), e mesmo comparando em jogos 1440p, a diferença de desempenho de um para o outro não é mais que 3% ou 4% nos FPS.

Posto isto para já meti a ideia de parte. Agora a minha dúvida prende-se com o chip da board (Asus ROG B360-G) contra as Z390.
Sei que entre ambos, conseguiria subir a frequencia da RAM, e em alguns jogos isso faz alguma diferença, no entanto actualmente tenho as minhas rams espremidas a 2666@CL13. (3000@cl16 de origem).

Nestes patamares de valores, faria sentido algum eventualmente tentar a troca de boards para uma Z, ou o possivel ganho de uma B360 para uma Z390 não faz sentido?
Obrigado
 
deixa-te estar. junta dinheiro e no proximo ano saltas para ddr5 se já for mainstream e tiveres mesmo necessidade.
O salto que vais ter é curto para a trabalheira.
 
@Stormgiant , sim. Esse sera o plano, dado que por norma novidades é em stemebro/outubro, e pensava que este 8700 se portasse pior com a 3080, mas nesta resolucao a conversa muda de figura. Sobre a ram, realmente nao sei qual possa ser a diferenca, mas como baixei os timings, acabam por compensar um pouco, mas de certeza que as perdas de FPS nao deve ser nada de significativo (>5%) face a umas 3600@cl16 ex.
Sim, o meu objectivo sera so updates quando vierem as ddr5 e sentir que eventualmente este cpu ja nao acompanhe a resolucao, ou ponha em causa alguma fluidez.
Tambem trocar, uma qualquer Z390 de jeito menos de 150€ nao compro, e esta b360 e bastante boa, penso que das melhores mesmo, e para vender ninguem da nada por ela :(
 
Também não acho que vás ganhar desempenho suficiente, para justificar o gasto e o trabalho de meter uma MB nova.

Quando baixaste os timmings também baixaste o trfc?
Este é o setting mais importante nas memórias.
 
@Torak pois, é um pouco a minha ideia.. o trabalho é pacifico, porque vou entretanto trocar a caixa, logo tem de ser tudo trocado.

Sobre esse trfc, acho que não mexi nada disso.. mas no cpuz está assim:
- Frequencia a 2666
- CL : 13
- trCD: 15
- tRP: 15
- tRAS: 36
- tRFC: 467
- CR: 2T

Agora traduzindo isto tudo.. só se conseguir através do google translator :P
 
O que o @Stormgiant queria dizer é que a trabalh€€ira não compensa :p

Acho que quem consulta esta secção do forum com alguma regularidade, tem algum gosto incutido em trocar componentes.

Mas sinceramente partilho a opinião dos demais, estares a abater + 100-150€ nessa build vai se traduzir num aumento de 5% de performance. No teu caso, e dado que tens uma boa máquina, eu apostava em manter isso até saírem as novas linhas de CPU's/Boards com DDR5.

Caso queiras avançar com algum upgrade, faz apenas comprando material usado e se aparecer uma boa proposta.
 
@Torak pois, é um pouco a minha ideia.. o trabalho é pacifico, porque vou entretanto trocar a caixa, logo tem de ser tudo trocado.

Sobre esse trfc, acho que não mexi nada disso.. mas no cpuz está assim:
- Frequencia a 2666
- CL : 13
- trCD: 15
- tRP: 15
- tRAS: 36
- tRFC: 467
- CR: 2T

Agora traduzindo isto tudo.. só se conseguir através do google translator :P

Mete o command rate a 1T. Isto afecta todos os timmings e costuma dar um aumento de desempenho.
Mas se os timmings primários estão puxados ao máximo, este pode causar instabilidade. Mas deve compensar baixar o Command rate e subir um ponto em alguns dos primários.

Esse trfc parece muito alto. Não sei que memórias tens, podes ver isso usando o Typhoon burner.
Antes de avançares, tenta descobrir que chips tens nessas memórias. Vai ajudar muito a tentar descobrir o que podem fazer.

Mas deves conseguir colocar isso abaixo dos 400. A única forma é ir baixando e testando.
O tras também parece um pouco alto para umas 2666MT/s

E procura por um timmings chamado TFAW, que também deve dar um bom aumento.

Muito importante, testa a velocidade e latência das memórias sempre que alterares alguma coisa.
Até pode estar estável nem teste de ram, mas o sistema pode estar a compensar e teres regressão de desempenho.
O Aida64 tem um bom teste de velocidade e latência das memórias.
 
Última edição:
@Torak obrigado pelas dicas.

indo por pontos. Se meter 1T, ele não se aguenta À bomboca, dá erro no post.
Sobre os restantes valores, vou fazer esses testes (ou pelo menos tentar).

Estas memorias são umas Team force Dark 3000@cl16 , mas como estou limitado nos 2666 do chispe, dai tentar jogar com os timings.
A ver se então tento perceber isto melhor, e até que ponto vale a pena me chatear por mais 1 ou 2 fps se tanto.

@Duoz , Sobre trocas, já tenho definido que não vou fazer nada, vou aguardar pelas proximas novidades, ou se aparecer algum 9900 por 100€ :P lol

Obrigado a todos pelo vosso tempo ;)
 
Primeira coisa a considerar, afinar memórias requer tempo e paciência. Em boas doses.
Os ganhos serão sempre pequenos, especialmente em Intel.

O CM 1T não aguenta com os timmings actuais. Ou não aguenta, mesmo com os timmings XMP?

Começa pelo trfc. Vê se aguenta 400.
 
@Torak, Sim, li que isto é um mundo de parametros e vendo as opçoes infindaveis que aquilo tem fiquei logo KO. LOL

Sim, o 1T com os actuais não se aguenta. Se colocar os xmp não tenho certeza, mas tenho ideia que sim, se colocar os 2666 e os valores base (16.18.18) aguenta-se.
Ok, vou tentar perceber e fazer alguns testes com os programas mencionados acima e ver no que isto dá.. ou não dá :P
Depois dou updates ;)
 
Última edição:
Eu acho que não vale a pena mexeres em sub timmings na board e ram que tens. Mais vale reduzir os primários e tentar command rate 1t.

Para melhor performance a primeira coisa é optimizar timings primários. Depois tFAW (RRD x4), tRFC, o resto dos timings não faz muita diferença. Em Intel também podes aumentar o tREFI que é o intervalo entre cada refresh (tRFC).

Eu pessoalmente evitava mexer com o refresh da ram (tRFC e tREFI) por ser extremamente dificil de testar.
Ter a memória instável, nem que seja ligeiramente é a pior coisa que podes ter num pc. E muitos erros nem os apanhas com testes à memória. Convém sempre usar vários testes diferentes, durante várias horas.


Eu se fosse a ti esperava pelos novos Zen 3+ com v cache ou pelos Intel Alder Lake. Trocar a board e manter esse cpu limitado a 4.3ghz não faz muito sentido.
 
Última edição:
Back
Topo